A liturgia nos atinge por completo. Ela nos faz participar do mistério pascal de Cristo na comunhão com Deus e com todos os irmãos. A Igreja nesse domingo celebra o Dia Nacional da Juventude. A Igreja tem um carinho muito especial pelos jovens, pois eles são a força da Igreja, A juventude é uma etapa de busca da autenticidade, dos valores e da sinceridade. Eles procuram isso nos mais velhos e nas autoridades tantos da Igreja como na política e na sociedade.

Muitas vezes vemos na sociedade a hipocrisia, lutas por interesses particulares e cada um parece que não vê o outro e estão querendo sempre tirar vantagens pessoais para o seu próprio proveito.

As leituras bíblicas desse domingo vemos que Deus é fiel à palavra empenhada. Deus não engana ninguém e é sempre fiel. Deus está no culto e na vida das pessoas. No livro de Malaquias vemos o profeta repreendendo os sacerdotes de Israel pois estão vivendo uma vida decadente na moral dos costumes e religiosa do povo. Percebe-se aí a devassidão que denigra a verdadeira identidade do Povo de Deus que negligencia nas ações contrariando a vontade de Deus e dos seus mandamentos.. (cf. Mal 1,14b-2,2b.8-10).

Sabemos que os profetas são convocados por Deus para ser mensageiros do Senhor com a missão de levar o povo a obediência da Lei divina e conduzir de modo seguro o Povo ao Deus da Vida. Mas o que se vê é que eles ensinam, mas não praticam o que diz e estão apenas cuidando de seus interesses próprios. Por causa disso vão ser desprezíveis aos olhos do Povo. Não terão a confiança de Deus e nem do Povo, pois estão sendo hipócritas e falsos. Isso pode acontecer no nosso meio, portanto devemos estar atentos para não sermos pessoas de duas faces e incoerentes na pratica cristã.

São Paulo nos lembra dos Missionários, que evangelizaram a Tessalônica (Paulo, Silvano, Timóteo). Esse esforço missionário feito com a característica da "ternura de Mãe" que zela e cuida e com o propósito que dá autenticidade ao anúncio do evangelho de Cristo que faz nascer uma comunidade viva e fervorosa, que acolheu e viveu o Evangelho genuíno de Jesus com generosidade e alegria. (cf. 1Ts 2,77b-9.13) Se queremos que haja verdadeiros discípulos e seguidores de Cristo na nossa comunidade precisamos ser fieis no que dizemos e no nosso agir de cristão para que Jesus seja conhecido, vivido e testemunhado como senhor da nossa vida e da nossa Historia.

No Evangelho de Mateus nos mostra Jesus Cristo censurando os Fariseus da sua época porque não praticam no seu agir o que dizem. (cf. Mt 23,1-12). No tempo de Jesus os fariseus eram animados crentes que valorizavam a Lei dada por Moisés como uma tabua de salvação, mas esqueciam do essencial que é o amor e a misericordia.

Sabemos que Deus é bom, fiel, justo e misericordioso e sempre estende a mão ao homem caído que quer retornar ao caminho que leva a vida plena. Deus não despreza um coração arrependido e sincero. Jesus dá alerta para que não caiamos no proceder dos fariseus que são hipócritas e não praticam o que dizem. Pois pode ocorrer na ação das pessoas que se apresentam como religiosos e praticantes da religião externa, mas não são na prática com os outros. Dentro da comunidade é uma coisa, mas em casa, no trabalho e no dia é outra. Agridem as esposas e esposos, tratam mal os filhos, não são honestos em seus deveres e muitas vezes são corruptos no dia a dia. Isso faz com que muitos vendo esses maus testemunhos dos seus lideres se afastam da Igreja e fica indiferente a verdadeira religião.

Então devemos procurar viver o que falamos e testemunharmos com a nossa vida na pratica cristã. Não podemos colocar fardos nos outros e sim partilhar e solidarizar com os mais fracos e doentes que estão nas nossas comunidades, Não podemos sobrecarregar o povo e nem acharmos que somos superiores porque estamos na frente da comunidade e sim sermos irmãos e irmãs uns dos outros que estão no mesmo caminho rumo ao céu onde é a nossa eterna morada.

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 28-10-2011



Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.