Reflexão sobre a ressurreição de Jesus, o mistério de sua morte e o despertar de sua vida imortal

A vida é um dom gratuito que Deus dá a cada um de nós. Nós somos valiosos aos olhos de Deus. Ele cuida de cada um de nós como uma boa mãe que cuida de seus filhinhos. O amor de Deus abraça o nosso ser por inteiro. Isto nos enche de alegria e gratidão a Deus. O amor de Deus supera barreiras, obstáculos e transborda a todo que o invocar. Deus nos quer que fiquemos em comunhão com Ele, pois sempre vem em nosso auxilio e socorro. A morte é vencida pela morte de cruz de Cristo, através dela Ele nos presenteou na sua ressurreição, a vida eterna.


O Santo Padre Bento XVI,celebrou nesta quinta feira, 03 de novembro, missa pelos cardeais e bispos que no último ano, "concluíram suas peregrinações terrenas", Urbano Navarrete, S.I.,Michele Giordano, Varkey Vithayathil, C.SS.R., Giovanni Saldarini, Augustín García-Gasco Vicente, Georg Maximilian Sterzinsky, Kazimierz Swiatek, Virgílio Noè, Aloysius Matthew Ambroziac e Andrzej Maria Deskur, convidando a rezar, animados pela fé na vida e no mistério da comunhão dos santos.Em sua homilia fez reflexões sobre a ressurreição de Jesus, o mistério de sua morte e o despertar de sua vida imortal.(1)


“Jesus foi ao encontro da paixão, com decisão pegou a via da cruz; Ele falava abertamente aos seus discípulos sobre aquilo que deveria acontecer em Jerusalém, e continuou:” O filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e o matarão; e morto ele, ressuscitará ao terceiro dia”.(Mc 9:31) e seus discípulos não entendiam esta palavra e receavam interrogá-lo. “Nós também diante da morte, não podemos não provar os sentimentos e pensamentos ditados em nossa condição humana”. “E assim se faz próximo a nós e nos surpreende.Cristo assume até o fim nossa carne imortal para que essa seja investida da gloriosa potência de Deus, do vento do Espírito vivificante que a transforma e regenera.” (1).


“Deus versou todo seu amor, como uma imensa cascata, que nos lembra a imagem contida no salmo 41: Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as ondas e vagas têm passado sobre mim. O abismo da morte é preenchido de um outro abismo, ainda maior, que é aquele do amor de Deus, assim a morte não tem mais nenhum poder sobre Jesus Cristo (Rm 8,9), nem sobre aqueles que, pela fé e pelo Batismo, estão associados a Ele: Se morremos com Cristo -diz São Paulo- acreditamos que também viveremos com ele (Rm 8,8). Este “Viver com Jesus” é o cumprimento da esperança de Oséias: “...e nós viveremos na sua presença” (6,2).” (1)


“O intervento de Deus na história humana não obedece a nenhum ciclo natural, obedece somente à sua graça e sua fidelidade. A vida nova e eterna é fruto da árvore da cruz, uma árvore que floresce e frutifica pela luz e pela força que provém somente de Deus. Sem a cruz de Cristo, toda a energia da natureza permanece impotente diante da força negativa do pecado.” E terminou pedindo por intercessão de Nossa Senhora: “...que este mistério de comunhão, que preencheu toda a existência deles, se cumpra plenamente em cada um.” (1)


Assim, animados nas palavras do papa e na fé que temos em Cristo, podemos caminhar na alegria e na esperança da ressurreição que é para todos que crêem em Cristo vivo. A vida que Deus promete a cada um de nós é um fruto permitido através da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Pela desobediência a um pedido aos nossos primeiros pais veio a morte e agora pela obediência de um pedido de Deus a uma mulher que deu o seu sim dando o fruto da vida eterna que é Jesus. Nele temos vida em abundância e podemos participar da vida eterna para sempre. O reino de Deus é constituído por todos que seguem Jesus e vivem uma vida configurada a Ele, tornando-se santos e oferendas agradáveis a Deus para sempre na eternidade sempre feliz. Amém

(1) www.zenit.org

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 04-11-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.