Deus nos quer sempre em comunhão com Ele. Ele é o sumo bem e quer que participamos de sua glória e bondade infinita. Ao criar o homem e a mulher, os fez a sua imagem e semelhança. Deu a eles o livre arbítrio e a liberdade de escolha. Infelizmente eles fizeram uma má escolha e pecaram. Desobedeceram e caíram na desgraça e por causa disso veio a morte, a dor e toda espécie de mal que não os deixa estar em comunhão com Deus.

A bondade e a misericordia divina veio em socorro da pessoa humana. Deus traçou um plano de salvação da humanidade. Ele fez uma pedagogia da sua ação através de alianças, enviou profetas, juizes e sinais para que as pessoas pudessem reconhecer e voltar para Deus. Deus é sempre fiel e está pronto para nos erguer das quedas. Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus envia seu filho através da cooperação de uma mulher cheia de graça. Ela soube responder e permitiu que gerasse em seu ventre o filho que é agora o salvador do mundo. Jesus abriu para nós o céu e nos podemos aceitar o convite da vida eterna trazida por Ele a todos que querem vivem santamente.

Apresentamos as palavras que Bento XVI pronunciou hoje durante a Audiência na Praça de São Pedro. Queridos irmãos e irmãs, O Salmo 119 é um solene e imponente cântico sobre a Lei do Senhor, nascido de um coração que lhe consagrava um amor apaixonado. Para o salmista, a lei divina é a única parte de herança que o seu coração deseja; nada mais quer senão compreendê-la, observá-la e orientar para ela todo o seu ser e a sua vida. Faz dela o objeto da sua meditação e conserva-a no seu coração. De fato, a Lei de Deus pede para ser escutada com o coração: uma escuta feita de obediência; uma obediência não servil, mas filial, confiante e consciente. A escuta da Palavra é encontro pessoal com o Senhor da vida, um encontro que deve traduzir-se em decisões concretas e tornar-se caminho para seguir os passos do Senhor. E assim o nosso Salmo orienta-nos para o Evangelho e leva-nos a encontrar o Senhor. O pleno cumprimento da Lei é seguir Jesus (www.zenit.org ).

Com cordial afeto, saúdo todos os peregrinos de língua portuguesa, em especial os brasileiros da paróquia de Nossa Senhora da Glória. Que o Senhor vos encha o coração de um grande amor pela sua Palavra, para poderdes colocar a sua vontade no centro da vossa vida, como a Virgem Maria. Ela que acolheu e gerou a Palavra divina, seja o vosso guia e conforto, o astro luminoso que aponta o caminho da felicidade. Em penhor do muito bem que vos quero, dou-vos a minha Bênção Apostólica. (www.zenit.org)

As palavras do nosso papa nos ajudam a compreender cada vez mais a bondade de Deus para conosco. Se quisermos ser fiéis a Deus, precisamos seguir, ouvir e colocar em pratica a Palavra de Jesus que é vida, caminho e verdade. A verdade nos liberta porque nos faz compreender que quando estamos com Deus da vida temos a paz, a justiça e a fraternidade que ajudam a construir o Reino de Deus definitivo aqui já entre nós. Assim, podemos caminhar com passos decididos, sem nenhum temor, rumo à casa paterna onde é a morada dos que acolheram e seguiram Jesus numa vida coerente de pessoas novas e convertidas. Oxalá que todos possam entender que sem Deus nada somos e com Ele podemos caminhar seguros rumo à eternidade feliz e ter o encontro com Deus juntamente com todos os anjos e santos que habitam o céu. Amém!

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 12-11-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.