No ciclo do natal, nós celebramos o amor de Deus a humanidade. Jesus vem até nós para dar um presente valioso que é salvação para o homem. Na liturgia nos recorda e celebra a o amor de Deus no sim de Maria a nós. Maria nos lembra a bondade de Deus. Inicia-se o ano com a solenidade da Santa Maria, Mãe de Deus. Por que Maria é a mãe de Deus? A Resposta é inequívoca, pois Maria é a mãe de Jesus, o nosso salvador e filho de Deus por obra do Espírito Santo. Como Maria é a mãe do Príncipe da Paz que é Jesus, então a Igreja, pela iniciativa do nosso Saudoso Papa Paulo VI celebrou no dia 01 de janeiro de 1968, o Dia Mundial da Paz. Nesse dia todos são convidados a ser promotor para a paz e entendimento dos povos.
Caminhamos com Deus no inicio de cada ano para que Ele esteja em todos os nossos projetos de vida.A palavra de Deus nos exorta para que as bênçãos de Deus estejam em nós e em todos os lugares em que vivemos e situamos.
No livro dos Números nos relata a presença de Deus na nossa historia e caminha conosco sempre e envia a todos as bênçãos que nos ajuda a termos uma vida em conformidade com a vontade do nosso criador que é Deus. A sua presença bondosa e misericordiosa contínua em nossa caminhada . (cf. Nm 6,22-27)
Nesse livro encontra-se uma linda formula de Benção que era costume usado no Templo de Jerusalém, pois a benção vem de Deus para todos que querem estar em comunhão com Ele. Segue ela:”O Senhor te abençoe e te guarde”!O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! “O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a Paz”. Se estivermos com Deus termos a garantia da paz não só um dia do ano que vai nascer, mas durante toda a nossa vida humana.
O apostolo São Paulo escreve aos gálatas mostrando de modo pleno o amor de Deus, que enviou o seu Filho único ao encontro da humanidade para resgatar e libertar da escravidão da Lei, que não permitia sermos irmãos e irmãs uns dos outros e ainda nos faz seus "filhos" no filho de Deus, que é Jesus. Somos agraciados por Deus e Ele nos dá a dignidade de filhos de Deus na liberdade e no amor Dele. Podemos chamar de Deus carinhosamente de abbá (papai). Jesus tornou-se homem para aproximar cada um de Deus da condição de divino.. (cf. Gl 4,4-7)
O Evangelista Lucas nos Mostra a mãe de Deus recebendo a bela visita dos PASTORES, os primeiros que ouviram a mensagem dos anjos do nascimento de Jesus e foram até a gruta não como curiosos, mas para adorar o salvador da humanidade. Maria meditava estas coisas no seu coração, pois esse menino Deus não é qualquer um, mas o Messias, o Filho de Deus altíssimo. Jesus tem uma missão de paz para todos. Esta paz se traduz em gesto de amor e perdão. Deus vem aos pobres e marginalizados pois els estão aberto a salvação porque são desapegados e livres para encontrar com Deus.
e meditando em seu coração tudo o que falavam do Messias. Deus não vem aos privilegiados, mas aqueles que precisam Deus na acolhida e no amor solidário.(cf. Lc 2,16-21) .
Eles não ficam surdos a mensagem recebida dos anjos e agradecem e louvam a Deus pela chegada da libertação prometida e a graça que vem disto a todos. Assim todos que ouvem a mensagem de salvação que vem de Jesus aceitam e vivem de modo alegre a proposta de salvação de nosso Deus.
Hoje celebramos: 45º DIA MUNDIAL DA PAZ dedicado ao tema: "Educar os jovens para a justiça e para a paz".No natal celebramos a paz que vem do nascimento de Jesus. Jesus se abre os braços para que tenhamos paz permanente. Que Maria nos ajude a viver na paz e na concórdia que vem de Jesus, o príncipe da Paz. O amor de Deus derramou copiosamente a toda humanidade para que o reino de Deus espalha em todos os recantos do mundo. A paz é fruto de justiça social e que o bem comum seja respeitado e que as mesas não faltem o pão necessário para a vida com dignidade. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 29-12-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.