A liturgia do advento nos apresentou vários personagens que preparou a cada homem para a vinda de Jesus Cristo, nosso Senhor. Os profetas anunciaram com coragem preparou o Povo de Deus e hoje também nos preparou para acolher com fé Jesus.

Nesse quarto domingo do advento temos Maria, a mulher singular com coragem deu seu sim e vai ser nossa grande companheira nesta jornada rumo ao Natal do Senhor. Ela é exemplo para nós de fé e esperança para todos que anseia e esperam pela salvação que vai ser manifestada a todos que aderem o seu filho Jesus. Jesus vindo ao mundo, fez da terra sua morada e quer ser habitado em cada irmão e irmã. A primeira que acolheu Jesus foi Maria, ela tornou-se o templo vivo de Jesus.

No segundo livro de Samuel no mostra Davi, um rei que prepara uma casa para ser morada de Deus, isto é, pensa em construir o Templo em Jerusalém.(cf. 2Sm 7,1-5.8b-12.14ª.16) Davi já estava mais velho e vivia numa casa luxuosa e confortada, mas a arca da aliança que era sinal da presença de Deus no meio do povo ficava em tenda de lona. Então ele não se conforma com esta situação , então resolve construir o Templo para Deus. Esta intenção é confirmada pelo profeta Natã que diz a ele: “Vai e faz tudo o que tens no coração, porque o Senhor está contigo...” Deus é fiel e promete uma dinastia longa e perpetua. Esta verdade se concretiza plenamente em Jesus que vem ser o cordeiro de Deus e filho de Davi par nós.

Na carta aos romanos temos um Hino de louvor a Deus, pelo plano de salvação por Ele preparado e que se manifestou em Jesus a todos os povos. Esta realidade é bondade de Deus. Apesar de nossas faltas, Deus nos permite a receber o dom da salvação. É preciso que cada um de nós aderirmos perfeitamente ao plano de Deus que se realiza na nossa conversão a Ele fazendo bem, praticando a justiça e a solidariedade para com todos. O reino de Deus está no nosso meio para ser vivido por todos, ninguém fica excluído dele.praco(cf. Rm 16,25-27)

O Evangelista Luca mostra a promessa de Deus realizada através do sim de Maria. A longa espera da vinda do Messias se realiza no sim de Maria. Através desse sim corajoso de Maria, Jesus vem até nós, fazendo morada no ventre de Maria. Esta mulher impar, imaculada desde a concepção permite Jesus vir ao mundo. (cf. Lc 1,26-38) . O povo de Deus esperava ansiosamente pelo Messias prometido pelos profetas, mas achavam que ia vir um rei poderoso, cheio de posse. A cidade de natal de Davi era Belém, mas Deus envia o anjo a Nazaré, cidade pobre, lá o anjo anuncia através de um dialogo com Maria. O anjo saúda Maria com estas palavras: “alegre-te, á bem amada de Deus, o Senhor está contigo”. Esta expressão mostra que Deus esta com ela desde sempre e se concretiza de modo enfático com a encarnação do verbo em seu ventre. Podemos dizer que Deus está conosco? O que fazemos da nossa vida para que Deus esteja conosco sempre.?

O natal que vamos celebrar é a festa da presença de Deus entre nós. Por isso preparamos o nosso coração, a nossa casa e a nossa comunidade para que Jesus esteja de fato no nosso meio através da nossa simplicidade, do nosso amor e da caridade com todos. Deus faz uma proposta a Maria para ser a mãe de Deus. Ela pensa, reflete e responde como que isso iria acontecer. Então o anjo lhe explica que tudo será obra do espírito santo Deus como o próprio anjo falou:"O Espírito Santo descerá sobre ti... e conceberás e darás à luz um Filho..." E ainda dá o sinal a ela que a sua prima vai dar luz a um menino, pois para Deus nada é impossível. Então Maria dá o sim dizendo:

A garantia que Deus age é, quando o Anjo lhe afirma que até sua prima Isabel conceberá um filho na velhice... "Porque nada é impossível para Deus...” “Eis aqui a “Serva” do Senhor, “FAÇA-SE” (Fiat) em mim segundo a tua palavra." Que maravilha. A obra de Deus acontece como foi lá no inicio narrado no gênese: faça-se e tudo foi criado, do nada sai toda a obra da criação. Deus acha bom .

Agora uma criatura afirma : 'FAÇA-SE' (Fiat) em mim segundo a tua palavra, isto é, Deus é que faz, mas com o consentimento dela, Maria, a filha predileta, que deixou Deus habitar na sua vida e por causa disso temos um salvador no meio de nós. Deus quer fazer morada em nós também. Deixa Jesus entrar na sua vida e assim tudo que fizer terá o perfume de Deus nas boas obra que for realizar.

O natal nos ensina que Deus nos ama muito e como Maria nós podemos gerar Jesus para os nossos irmãos e irmãs. Deus que nascer em todos os corações humanos e desse modo o mundo vai ser melhor e a paz reina em todos, principalmente aos pobres e todos que permitem Ele nascer para que a vida vença sempre na paz e no amor de Deus. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 16-12-2011


Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.