A liturgia do advento nos apresentou vĂ¡rios personagens que preparou a cada homem para a vinda de Jesus Cristo, nosso Senhor. Os profetas anunciaram com coragem preparou o Povo de Deus e hoje tambĂ©m nos preparou para acolher com fĂ© Jesus.

Nesse quarto domingo do advento temos Maria, a mulher singular com coragem deu seu sim e vai ser nossa grande companheira nesta jornada rumo ao Natal do Senhor. Ela Ă© exemplo para nĂ³s de fĂ© e esperança para todos que anseia e esperam pela salvaĂ§Ă£o que vai ser manifestada a todos que aderem o seu filho Jesus. Jesus vindo ao mundo, fez da terra sua morada e quer ser habitado em cada irmĂ£o e irmĂ£. A primeira que acolheu Jesus foi Maria, ela tornou-se o templo vivo de Jesus.

No segundo livro de Samuel no mostra Davi, um rei que prepara uma casa para ser morada de Deus, isto Ă©, pensa em construir o Templo em JerusalĂ©m.(cf. 2Sm 7,1-5.8b-12.14ª.16) Davi jĂ¡ estava mais velho e vivia numa casa luxuosa e confortada, mas a arca da aliança que era sinal da presença de Deus no meio do povo ficava em tenda de lona. EntĂ£o ele nĂ£o se conforma com esta situaĂ§Ă£o , entĂ£o resolve construir o Templo para Deus. Esta intenĂ§Ă£o Ă© confirmada pelo profeta NatĂ£ que diz a ele: “Vai e faz tudo o que tens no coraĂ§Ă£o, porque o Senhor estĂ¡ contigo...” Deus Ă© fiel e promete uma dinastia longa e perpetua. Esta verdade se concretiza plenamente em Jesus que vem ser o cordeiro de Deus e filho de Davi par nĂ³s.

Na carta aos romanos temos um Hino de louvor a Deus, pelo plano de salvaĂ§Ă£o por Ele preparado e que se manifestou em Jesus a todos os povos. Esta realidade Ă© bondade de Deus. Apesar de nossas faltas, Deus nos permite a receber o dom da salvaĂ§Ă£o. É preciso que cada um de nĂ³s aderirmos perfeitamente ao plano de Deus que se realiza na nossa conversĂ£o a Ele fazendo bem, praticando a justiça e a solidariedade para com todos. O reino de Deus estĂ¡ no nosso meio para ser vivido por todos, ninguĂ©m fica excluĂ­do dele.praco(cf. Rm 16,25-27)

O Evangelista Luca mostra a promessa de Deus realizada atravĂ©s do sim de Maria. A longa espera da vinda do Messias se realiza no sim de Maria. AtravĂ©s desse sim corajoso de Maria, Jesus vem atĂ© nĂ³s, fazendo morada no ventre de Maria. Esta mulher impar, imaculada desde a concepĂ§Ă£o permite Jesus vir ao mundo. (cf. Lc 1,26-38) . O povo de Deus esperava ansiosamente pelo Messias prometido pelos profetas, mas achavam que ia vir um rei poderoso, cheio de posse. A cidade de natal de Davi era BelĂ©m, mas Deus envia o anjo a NazarĂ©, cidade pobre, lĂ¡ o anjo anuncia atravĂ©s de um dialogo com Maria. O anjo saĂºda Maria com estas palavras: “alegre-te, Ă¡ bem amada de Deus, o Senhor estĂ¡ contigo”. Esta expressĂ£o mostra que Deus esta com ela desde sempre e se concretiza de modo enfĂ¡tico com a encarnaĂ§Ă£o do verbo em seu ventre. Podemos dizer que Deus estĂ¡ conosco? O que fazemos da nossa vida para que Deus esteja conosco sempre.?

O natal que vamos celebrar Ă© a festa da presença de Deus entre nĂ³s. Por isso preparamos o nosso coraĂ§Ă£o, a nossa casa e a nossa comunidade para que Jesus esteja de fato no nosso meio atravĂ©s da nossa simplicidade, do nosso amor e da caridade com todos. Deus faz uma proposta a Maria para ser a mĂ£e de Deus. Ela pensa, reflete e responde como que isso iria acontecer. EntĂ£o o anjo lhe explica que tudo serĂ¡ obra do espĂ­rito santo Deus como o prĂ³prio anjo falou:"O EspĂ­rito Santo descerĂ¡ sobre ti... e conceberĂ¡s e darĂ¡s Ă  luz um Filho..." E ainda dĂ¡ o sinal a ela que a sua prima vai dar luz a um menino, pois para Deus nada Ă© impossĂ­vel. EntĂ£o Maria dĂ¡ o sim dizendo:

A garantia que Deus age Ă©, quando o Anjo lhe afirma que atĂ© sua prima Isabel conceberĂ¡ um filho na velhice... "Porque nada Ă© impossĂ­vel para Deus...” “Eis aqui a “Serva” do Senhor, “FAÇA-SE” (Fiat) em mim segundo a tua palavra." Que maravilha. A obra de Deus acontece como foi lĂ¡ no inicio narrado no gĂªnese: faça-se e tudo foi criado, do nada sai toda a obra da criaĂ§Ă£o. Deus acha bom .

Agora uma criatura afirma : 'FAÇA-SE' (Fiat) em mim segundo a tua palavra, isto Ă©, Deus Ă© que faz, mas com o consentimento dela, Maria, a filha predileta, que deixou Deus habitar na sua vida e por causa disso temos um salvador no meio de nĂ³s. Deus quer fazer morada em nĂ³s tambĂ©m. Deixa Jesus entrar na sua vida e assim tudo que fizer terĂ¡ o perfume de Deus nas boas obra que for realizar.

O natal nos ensina que Deus nos ama muito e como Maria nĂ³s podemos gerar Jesus para os nossos irmĂ£os e irmĂ£s. Deus que nascer em todos os corações humanos e desse modo o mundo vai ser melhor e a paz reina em todos, principalmente aos pobres e todos que permitem Ele nascer para que a vida vença sempre na paz e no amor de Deus. AmĂ©m

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 16-12-2011


Postar um comentĂ¡rio

Tecnologia do Blogger.