É natal do Senhor, é isto que se celebra nesta liturgia de hoje. Deus nos ama muito e sempre vem a nosso encontro. Ele não nos deixa só e nem abandonados em qualquer lugar. Ele não nos deixa sofrendo e nem dominado pela morte. Através de Jesus vamos ter vida plena e liberdade de filhos e filhas de Deus; Somos resgatados por Jesus para sempre. Nesta noite celebramos a luz de todos os povos, quem estavam na escuridão, agora pode celebrar o menino Deus que veio estar conosco.
O profeta Isaias nos mostra que a chegada de "um menino", da descendência de David vai inaugurar um novo tempo de muita alegria, de felicidade e de uma paz permanente. Deus é fiel e não nos deixa na escuridão. (cf. Is 9,1-6) O contexto bíblico da época de Isaias era: a população da Galileia (Zabulom e Naftali) estava em meios às trevas, pois esse povo se encontrava na opressão e de muita violência sob o domínio dos assírios. Há uma promessa que diz: vai haver uma luz, isto é, um menino enviado por Deus a Terra para restaurar de novo o trono do Rei Davi, qual trará a paz, a justiça e o direito para todos.
Essa promessa animou o povo por vários séculos e se concretizou em Jesus. Ele vai dominar as trevas da morte e trazer a vida que nunca acaba. A região da Galileia oprimida representa toda a humanidade. Nela se repousa a esperança de vir um salvador para todos. O natal é celebrar o Reino de Deus no meio de nós. Jesus nos ensina que para chegar ao céu precisamos desapegar de tudo e deixar Deus guiar a nossa vida. Deus vem até nós através do menino pobre na manjedoura e é ali que nos ensina a humildade e desprendimento.
Na carta a Tito, o escritor sagrado nos lembra quais a as razões que nos motivam para viver uma vida consagrada a Deus através dos valores cristãos. Devemos comprometer e ter uma vida coerente a Deus no serviço aos irmãos e irmãs necessitadas de nós. Será que estamos vivendo isso e aberto a graça de Deus? Nós devemos ser luz na Luz de Cristo que vem até nós no natal.(cf. Tt 2,1-14)
Se quisermos que a Luz se manifeste entre nós, isto é, essa vida nova recebida como grande presente deve manifestar-se em nossa vida. Essa luz que recebemos no nosso Batismo.
O Evangelho de Lucas nos mostra a promessa de Deus sendo cumprida. O sinal dessa promessa está no menino Deus que nasce e está na manjedoura. O seu trono é irradiante porque a luz esplandece na gruta d Belém narra a realização da tão esperada promessa: a narrativa bíblica nos ensina nos sinais teológicos. Belém é o lugar que vai nascer o Messias, o descendente de Davi. Jesus é esse descendente. Um Salvador nos foi dado por Deus. Nesse lugar pobre e desprovido de luxo nasce o salvador dos homens (cf.Lc 2,1-14).
Os primeiro que vão ser testemunhas são os pastores, pois eles estão abertos a Deus e não estão apegados a matéria, por isso ouve os anjos e vão até lá, na gruta de Belém, para manifestar adoração e entrega a Deus. Assim , o Salvador, o Cristo e Senhor são denominações que vão definir a missão de Jesus no mundo. Ele não veio para nada, mas para ser o Salvador da humanidade, pois Ele está na intimidade de Deus sempre.
A luz brilhou e nos permitiu ver Jesus. A luz de Cristo não nos ofuscou, nós podemos reconhecer Jesus nas pessoas e principalmente nos doentes, nos pobres, nos desempregados, nos idosos e nas crianças indefesas. A humanidade recebe um presente que nos alegra para sempre. Jesus é o nosso único salvador.
O que podemos dar para Jesus nesse Natal? A resposta é simples, isto é, devemos ser cristãos autênticos e viver em comunidade, na família, na sociedade e em todo lugar, sendo luz na Luz que é Cristo para todos. Amém

Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha 23-12-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.