Estamos na quarta-feira da oitava da Páscoa, e estamos com o coração repleto de alegria pela ressurreição de Jesus que nos anima para continuar a missão dele rumo à eternidade. A nossa vida se reflete na vida que nunca mais acaba de Jesus, por isso devemos aderir a Ele plenamente. Devemos ser a favor da vida sempre e nada pode substituí-la. Deus tem o poder de dar vida a tudo e só Ele tem o direito de ser Juiz dela. Nós morremos naturalmente uma vez e vamos ressuscitar porque Cristo nos deu essa garantia vinda da sua paixão, morte e ressurreição. Jesus tira todo nosso medo e nos faz sentir a sua presença no partir do pão e isso nos impulsiona para missão evangelizadora.(1)

'Deixai-vos encontrar por Cristo Ressuscitado', exaltou o Papa na Catequese desta quarta-feira. Nesta primeira Catequese depois da Páscoa, o Papa Bento XVI enfatizou que a confiança em Cristo Ressuscitado “tem o poder de dar a vida, a liberta do medo, dá a ela firme esperança, a torna animada por aquilo que da sentido à existência, o amor de Deus”. Aos fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro, Bento XVI falou da experiência dos primeiros discípulos e como ela faz refletir sobre o sentido da Páscoa. (2)

“A paz que Jesus traz é o dom de salvação que Ele havia prometido durante os seus discursos de despedida: ‘Vos deixo a paz, vos dou a paz. (Jo 14,27). Neste dia da Ressurreição, Ele a doa em plenitude e ela se torna para a comunidade fonte de alegria, certeza de vitória, segurança no apoiar-se em Deus. ‘Não se turbe o vosso coração, e não tenhais medo’ (Jo 14,1) diz também a nós”, salientou o Papa nesta quarta-feira, 11.(2)

Também hoje o Ressuscitado, explica o Papa, entra nas casas e nos corações, apesar de, às vezes, as portas estarem fechadas. Só Ele pode atravessar estas portas e fazer retomar o caminho a quem vive desanimado e sem esperança. Foi isto que experimentaram os dois discípulos de Emaús. O Santo Padre salienta que por meio da escuta da Palavra e do gesto de partir o pão, os discípulos reconheceram a Jesus. Assim, “também nós, escutando a palavra de Deus e participando na Eucaristia, experimentamos Cristo presente junto de nós, dando-nos alegria e paz, vida e esperança”.“Deixai-vos encontrar por Cristo Ressuscitado, pois só Ele tem o poder de dar a vida e fazer renascer como filhos de Deus: Ele libertar-vos-á do medo e dará pleno sentido às vossas vidas”, disse o Pontífice especialmente aos peregrinos de língua portuguesa.(2)

As palavras do papa sempre são oportunas, e a experiência vivida pelos discípulos de Emaús que estavam fugindo de Jerusalém por causa dos últimos horrível acontecimentos com Jesus, que pareciam que era o fim, mas Jesus vive agora e vai ao encontro deles e trava um dialogo catequético com eles. A partir daí eles dialogam com Jesus e aos poucos eles foram sendo preenchidos da verdade de Deus vivo, mas o reconhecimento pleno de Jesus por eles foi quando Jesus a mesa partiu o pão e depois desaparece. Agora não precisamos da presença física de Jesus, pois Ele nos fala sempre pela sua palavra e nos dá pão da vida que é o seu corpo a nós. Cada vez que celebramos a eucaristia temos a certeza que Deus vive e está no meio da assembléia orante que quer construir uma comunidade justa e fraterna, onde a partilha acontece no amor cristão vivido de modo autentico. Jesus vive e é a nossa alegria. Amém (1)

(1) reflexão do teólogo Jose Benedito Schumann Cunha
(2) www.cancaonova.com 11-04-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.