No tempo da Pascoa do Senhor, a liturgia nos mostra as primeiras aparições aos apóstolos, pois eles agora que vão ter a missão de continuar a sua obra salvadora, difundindo o Evangelho. Hoje somos nós que fomos convocados por Jesus para a missão Dele no mundo. Pelo Batismo temos a graça do Espirito Santo que nos impulsiona para trabalhar para o Reino de Deus iniciada por Cristo.
O evangelista Luca nos mostra a visita do Ressuscitado à comunidade e faz uma convocação para que cada membro dela seja testemunha Dele em todos os lugares que eles forem. (cf. Lc 24,35-48). Jesus é o centro da comunidade, onde Ele aparece dando a cada a sua paz duradoura. A primeira impressão deles era de ter visto um fantasma. Jesus se mostra na prova física do seu corpo marcado pela crucificação. As escrituras já tinham falado que Jesus tinha que sofrer e depois ressuscitar após três dias da sua morte. Jesus diz: "Vós sereis minhas testemunhas".
O que significa ser testemunha? Significa conhecer, viver e anunciar a mensagem de amor que Jesus trouxe a humanidade. Hoje Cristo está vivo na sua Igreja anunciando e continuando a sua missão.
Na carta de são Pedro vemos ele já cumprindo essa missão dada por Jesus com coragem. “Ele anunciou em bom tom que:” O cristo, que vós matastes, Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas..” Aqui Pedro agia com destemor e coragem com sinais em nome do Cristo vivo. Ele pedia que todos se arrependam, convertam para o perdão de todos os pecados. Hoje Deus pede isso de nós, Ele quer fazer maravilhas em nossa vidas, nas precisa de nossa adesão a Ele completamente. (cf. At 3,13-15.17-19)
Na primeira carta de São João nos lembra de que devemos ser testemunhas com vida autentica, pois como está escrito:  "Quem diz conhecer o Senhor e não vive a sua mensagem é mentiroso e a verdade não está nele...”  Isso quer nos dizer devemos viver a fé ligada vida e deste modo que pela vida nós demonstramos que conhecemos e acreditamos em Deus. Temos um intercessor junto ao Pai quando pecamos e perdemos a graça. Jesus vem em nosso socorro para nos levantar das quedas. (cf. 1 Jo 2,1-5).
No evangelho de Lucas nos mostra que a ressurreição Jesus é um fato real, mas os apóstolos demoraram para acreditar; pois este caminho foi longo e difícil. Jesus os catequisou com a sua presença dando a paz e a certeza nos seus corações. Nós também passamos por esse processo, mas nós podemos ver Jesus ressuscitado na comunidade que participamos. Esse caminho é continuo num crescimento de fé diário no Cristo vivo. E é na comunidade que amadurecemos a nossa fé em Jesus. Os nossos olhos se abrem e aquecem o nosso coração quando O ouvimos e O recebemos na eucaristia.
Agora somos testemunhas de Cristo nesse mundo que precisa da Sua presença para dar valor a dignidade humana na defesa da vida, da saúde, da moradia e da educação que promova todas as pessoas, principalmente os doente, excluídos e idosos abandonados de nossa sociedade capitalista.
Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 22-04-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.