Na quinta-feira santa temos a noite a celebração do lava pés, a angustia do Montes das oliveiras, a sua prisão, por causa da traição de Judas e o abandono dos seus discípulos. Nesta noite temos o maior exemplo de serviço de amor e doação a humanidade. Jesus sendo Mestre e Senhor lava os pés dos discípulos em sinal de humildade e prontidão de serviço. Jesus se fez servo sofredor para dar ao homem o exemplo que no lugar da prepotência e orgulha tome o amor e despojamento de si para o outro. O eu se desfaz para o lugar do tu. Agora é a nova realidade que começa surgir, pois Jesus nos ensina a fazer o mesmo que Ele fez. Não podemos se fechar no eu esquecendo os outros. Não estamos sós nesta jornada rumo a céu (1).

'Jesus luta com o Pai: melhor, luta consigo mesmo; e luta por nós', diz Papa. O Papa Bento XVI celebrou nesta quinta-feira, 05, na Basílica de São João de Latrão, a Catedral de Roma, a missa da Ceia do Senhor, também conhecida como a missa de lava-pés. Em uma homilia forte e direta, Bento XVI explicou passo a passo, todo o percurso de Jesus desde a ceia com os discípulos ao momento em que Ele é entregue nas mãos dos judeus. O Papa destacou a obediência de Jesus frente à morte, ao contrário da postura de Adão no início da criação. "Todavia, enquanto Filho, depõe esta vontade humana na vontade do Pai: não Eu, mas Tu. E assim Ele transformou a atitude de Adão, o pecado primordial do homem, curando deste modo o homem. (...) Quando o homem se põe contra Deus, põe-se contra a sua própria verdade e, por conseguinte, não fica livre mas alienado de si mesmo", disse (2)

No início da homilia, o Santo Padre explicou o sentido desta celebração que segundo ele, é repleta de vários significados ligados aos últimos momentos da vida terrena de Jesus. "A Quinta-feira Santa não é apenas o dia da instituição da Santíssima Eucaristia, cujo esplendor se estende sem dúvida sobre tudo o mais, tudo atraindo, por assim dizer, para dentro dela. Faz parte da Quinta-feira Santa também a noite escura do Monte das Oliveiras, nela Se embrenhando Jesus com os seus discípulos; faz parte dela a solidão e o abandono vivido por Jesus, que, rezando, vai ao encontro da escuridão da morte", explicou. O Papa descreveu a 'noite escura' vivida por Jesus, momentos antes de ser entregue aos judeus, na qual, o Senhor além da angústia que sente, se apresenta diante do mal para vencê-lo.

"Ele estende o olhar pelas noites do mal; e vê a maré torpe de toda a mentira e infâmia que vem ao seu encontro naquele cálice que deve beber.Vê-me também a mim, e reza por mim", destacou. Por fim, o Pontífice apresentou Jesus como a figura do Novo Adão que vence o poder do mal pela obediência à vontade de Deus. "Todavia, enquanto Filho, depõe esta vontade humana na vontade do Pai: não Eu, mas Tu. E assim Ele transformou a atitude de Adão, o pecado primordial do homem, curando deste modo o homem", salientou.(2)

A palavra do Papa Bento XVI nos faz pensar nesta noite em que Jesus se mostrou solidário ao homem no gesto dos lava pés, Ele se coloca a serviço de todos e ainda se dá em alimento salutar para nossa caminhada e salvação. Jesus encontra força e obedece ao projeto do Pai. Ele renova a criação na obediência que traz vida. Ele é o novo Adão que surge para transformar a humanidade que foi decaída pela desobediência e pecado do homem velho que se fez presente no Adão do inicio da criação. Deus autor de tudo não desiste do homem e restaura tudo em Cristo. Que preço Jesus teve que pagar para a nossa liberdade e salvação? A sua vida foi aniquilada na cruz no sofrimento cruel do corpo e do abandono dos seus. Jesus, na cruz teve a presença de sua Mãe e das valentes mulheres com apostolo João. A benção de Deus vem através do cálice de sangue derramado por Jesus na cruz. Que amor que ele tem por nós e que possamos aprendee e seguir Jesus em tudo nesse mundo que carece de Deus. Sejamos a voz, as mãos e os pés do evangelho que traz vida em abundancia para todos e que Deus nos sustente e nos encoraje na missão sem nunca desanimar. (1)Amém

(1) Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha
(2) http://www.cancaonova.com/ 06-04-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.