A liturgia nos coloca dentro do mistério de salvação de Cristo e durante todo ano litúrgico, nós temos momentos celebrativos da nossa historia de salvação pelo nosso Deus da vida. Nessa trajetória comemoramos a memoria de muitos santos e mártires que deram razão da sua fé em Cristo numa vida de busca da verdade e santidade.
A Igreja celebra com muita alegria a Festa de São Pedro e São Paulo que foram exemplos de fieis servidores de Cristo com ardoroso serviço ao projeto de libertador de Deus. Eles souberam testemunhar com as suas vidas a fé que tinham em Cristo. Oxalá, se todos nos dispusermos seguir Cristo, dando testemunho Dele com as nossas vidas também.
Pedro para nós é a rocha onde fundamenta a Igreja de Cristo, tornando-se pastor das comunidades cristãs e São Paulo foi o grande missionário que levou a Palavra de Deus a todos os lugares que não conheciam o projeto salvífico de Deus em Jesus Cristo, morto e ressuscitado.
Hoje as leituras bíblicas narram estas figuras importantes da Igreja, pois são colunas de fé da nossa Igreja.
No livro dos Atos dos Apóstolos encontramos Pedro que foi preso pelo rei Herodes para agradar os judeus. Eles consideraram Pedro como alguém perigoso, por isso foi guardado na prisão e vigiado por  homens, mas Deus o liberta. Há oposição e morte aos discípulos, mas não conseguem calar os seus testemunhos. A oração da Igreja que solidariza com Pedro e ora pela sua libertação e desse modo Deus os atende. Nós sabemos, que quando estamos unidos em oração, tudo pode acontecer de bom pela força de nosso Deus que é sempre fiel a nós. Deus nunca nos deixa só e acompanha a Igreja nesse peregrinar no mundo, mostrando a sua justiça, bondade e misericórdia por todos nós. (cf. At 12,1-11)
São Paulo na  segunda carta a Timóteo se encontra preso e sabe que vai ser condenado a morte. Então ele se lembra da sua vida dedicada ao Evangelho que foi propagado em toda parte. Sabe que combateu um bom combate e foi digno dele, pois não se acovardou em nenhum momento. A sua fé estava em Cristo e Nele a conservou, sendo vitorioso. Ele reconheceu que Jesus estava sempre com ele e a gloria de Deus deve ser dada sempre com a vida coerente de fé. Sabe que a morte não é perda, mas ocasião de libertação definitiva para Deus. Devemos espelhar nesse missionário que foi valente, soube ser ardoroso e entusiasta pela causa de Cristo e do seu reino. O reino de Deus é para todos que aderirem a Cristo, com coragem e fé, para trabalhar na difusão da boa noticia que Jesus trouxe a humanidade. Somos salvos e libertos em Cristo, que é a razão da nossa vida e da nossa fé,: (cf. 2Tm 4, 6-8.17-18)
O evangelista Mateus nos mostra a beleza da confissão de fé de Pedro em Cristo, por isso recebe o primado da Igreja. Cristo é centro da historia, pois Ele é o filho do Deus que tem para nós um grande presente que é a vida eterna para todos. A Igreja é fundada na rocha da fé de Pedro, isso dá firmeza, coragem e testemunho para nós. A Igreja tem um guia seguro que está na profissão de fé de Pedro, por isso Jesus diz a ele: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja". Essa adesão de Pedro nasce a Igreja e que hoje tem na sua direção o nosso papa Bento XVI. Ele dirige a Igreja com firmeza da doutrina e nos ensina na Palavra de Deus que liberta, tendo o cuidado de uma mãe que zela com carinhos todos os  seus filhos que querem estar com ela. (cf. Mt 16, 13-19)
Queridos irmãos e irmãs, nós celebramos esta festa com muita alegria e gratidão a Deus, pois eles são figuras que nos ensinam a sermos missionários de Cristo com coragem e testemunho de vida. Que a liturgia nos ajude a sermos mais fieis a Deus e a Igreja, tornando dóceis e receptivos da mensagem de vida e fé que ela nos traz a cada dia de nossa vida na participação viva na Igreja. Viva São Pedro e São Paulo! Viva o Papa! Amém.
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 26-06-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.