Estamos celebrando 17º domingo do tempo comum que nos faz pensar na fome material e espiritual que há no mundo entre as pessoas. Há falta de missionários comprometidos com a causa do evangelho de Cristo e a sua difusão necessita de pessoas engajadas na comunidade cristã que faz acontecer a boa nova de Jesus já nesse mundo. Onde há Jesus existe fraternidade, justiça, partilha amor solidário e perdão.
No segundo livros dos Reis temos a narrativa que fala do PÃO PARTILHADO de Eliseu. Temos um homem, que apesar da longa carestia, oferece generosamente o pão a Eliseu, o pão das primicias, (cf. 2 Rs 4,42-44) isto é, 20 pães de cevada. Isso mostra a generosidade da pessoa que reconhece nos necessitados a fome que precisa ser sanada para não ocorrer a morte. Mas, o Profeta Eliseu não fica com os pães, manda repartir com o povo, dizendo: "Dá ao povo para que coma". Isso causa no homem surpresa, pois havia 100 pessoas necessitadas desse alimento e diz com a surpresa: “Mas como? É tão pouco para 100 pessoas." Mas, o profeta fala com firmeza a ele, dizendo: "Dá... todos comerão e ainda sobrará…". Aqui vemos que Deus age e multiplica os pães. É o milagre da partilha e doação de vida que precisou dos gestos de pessoas generosas. Assim que precisamos proceder, não devemos ser egoístas e pensar só em si, mas devemos repartir o alimento material e espiritual para as pessoas que necessitam deles. Quando repartimos, todos saciam e ainda sobra.
Na carta de São Paulo aos Efésios, Paulo nos mostra com firmeza da nossa necessidade de manter a UNIDADE com o vínculo da Paz. Ser cristão é ser agente pacificadora e promotor da união para acontecer a partilha entre nós. Se quisermos sentar à mesa com Cristo que dá o banquete da vida para todos, é preciso ser irmãos e irmãs na comunidade, na família e na sociedade ondes estamos situados. O que precisamos fazer para que haja partilha de vida e do pão entre nós? (cf. Ef 4,1-6)
No Evangelho de São João nos mostra Jesus, que é o pão partido e partilhado na mesa do mundo. Onde existe amor acontece a partilha entre todos. O pão é multiplicado por Jesus na festa da partilha a um povo faminto de Deus e de alimento O povo segue Jesus sedento da sua Palavra que salva, mas há a necessidade de alimento material. Jesus cura a pessoa por inteiro e ainda sacia da fome material. Jesus é atento à necessidade da pessoa e ainda questiona os apóstolos dizendo: (Jo 6,1-15)"Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?" Um apostolo chamado de Felipe responde a Jesus "Nem duzentas moedas são suficientes…" Aqui vemos a preocupação material econômica dele, mas Jesus vai além. Ele sabe que quando amamos a pessoas, preocupamos com todas as necessidades dela. Outro discípulo André propõe a solução: "Um menino tem 5 pães e 2 peixe… mas o que é isso?" Embora o negativismos dos projetos não abala Jesus que diz: "Fazei-os sentar… tomou os pães, abençoou e distribuiu..." (cf. Jo 6,1-15) Ai acontece a partilha, todos alimenta e ainda sobra. O povo fica maravilhado e O quer rei, mas essa não é a verdadeira missão de Jesus. Jesus não tem interesse de poder humano e nem ganancia de posição privilegiada. Ele ó servo de Javé que vem trazer o pão da vida para todos. Se o mundo conhecer Jesus não haveria fome material e nem espiritual. Devemos aderir a Jesus para que a nossa realidade de morte passe para a de vida. Que haja partilha entre nós e não fechemos o nosso coração aos irmãos que sofrem nesse mundo de privações materiais e espirituais. Que esta liturgia nos ajude a ter uma intimidade maior com  Deus que nos leve a ser solidários com todos  os nossos irmãos sofredores no mundo. Amém
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 28-07-2012
jbscteologo@gmail.com

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.