A Igreja resplandece a realeza de Cristo. Isso tudo foi validado com a cruz e ressurreição de Cristo. Somos testemunhas do amor de Deus por nós. Deus sempre é favor do homem e busca salvá-lo. Nós não fomos feitos para morrer, mas para obter a vida eterna em Cristo. Cada dia que ouvimos a Palavra de Deus e participamos da Igreja, vamos tendo a certeza da eternidade que está reservada para todos que segue Jesus e vivem a vontade de Deus em suas vidas. Somos agraciados na oração intima que fazemos a Deus. Há uma fonte de graças esperando por nós, cabe a cada um de nós prosseguirmos nesse caminho de oração que nos faz próximo de Deus e dos irmãos.(1)
Onde o olhar sobre Deus não é determinante, todas as outras coisas perdem a sua orientação, disse o Papa aos fiéis durante a catequese. Nesta quarta-feira, 26, o Papa Bento XVI deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre a oração. Reunido com os fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, o Papa recordou que a primeira escola para a oração, como visto ao longo dessas semanas, é a Palavra de Deus. Ele acrescentou que há uma outra fonte preciosa para crescer na oração: a liturgia. “Há agora um outro precioso ‘espaço’, uma outra preciosa ‘fonte’ para crescer na oração, uma fonte de água viva em estreitíssima relação com a anterior. Refiro-me à liturgia, que é um âmbito privilegiado no qual Deus fala a todos nós, aqui e agora, e atende a nossa resposta”. (2)
Recorrendo ao que diz o Catecismo da Igreja Católica, o Papa lembrou ainda que, na tradição cristã, a palavra “liturgia” significa que o Povo de Deus participa da obra de Deus, “porque o povo de Deus como tal existe somente por obra de Deus”. O próprio Concílio Vaticano II iniciou seus trabalhos com a discussão sobre a sagrada liturgia. Com isso, o Papa disse que o Concílio trouxe de modo muito claro o primado de Deus, a sua prioridade absoluta. “Onde o olhar sobre Deus não é determinante, todas as outras coisas perdem a sua orientação. O critério fundamental para a liturgia é a sua orientação para Deus, para poder assim participar da sua obra”. Sobre a possível pergunta acerca de qual seria esta obra da qual somos chamados a participar, Bento XVI explicou que a resposta da Constituição conciliar sobre a sagrada liturgia é aparentemente dupla: uma diz que a obra de Deus são as suas ações históricas, que levam à salvação, culminada na Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A outra resposta define a própria celebração da liturgia como “obra de Cristo”.(2)
“Na verdade, esses dois significados são inseparavelmente ligados. Se nos perguntamos quem salva o mundo e o homem, a única resposta é: Jesus de Nazaré, Senhor e Cristo, crucificado e ressuscitado”. Por fim, o Papa enfatizou que só vivemos e celebramos bem a liturgia se permanecemos em atitude de oração. “Ele finalizou exortando os fiéis a rezarem para que sejam cada vez mais conscientes de que a Liturgia é ação de Deus e do homem.” Rezemos ao Senhor para sermos cada dia mais conscientes, de fato, de que a Liturgia é ação de Deus e do homem; oração que vem do Espírito Santo e de nós mesmos, inteiramente voltada ao Pai, em união com o Filho de Deus feito homem (cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 2564)”.(2)
A palavra da Igreja na voz do nosso papa e a nossa conscientização da importância da liturgia na Igreja nos fazem vivenciar a graça abundante de Deus que vem até nós em nossas missas e ações litúrgicas da nossa Igreja. É preciso que não descuidemos de nossa liturgia, pois ela não é uma ato corriqueiro e sem importância, mas é uma ação que liga a nossa humanidade com Deus juntamente com os nossos irmãos de fé. Deus quer ficar próximo de nós. Cada liturgia deve ser bem preparada e com uma espiritualidade própria onde há espaço para Deus falar, penetrar em nossos corações e nós podemos responder com a nossa ativa participação nela. Que a Igreja possa mostrar a todos que Jesus Cristo é sempre atual, pois é um Deus presente que nos salva, nos resgata e nos liberta em vista de uma eternidade que se pode vislumbrar na terra. Amém(1)
(1)    Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha
(2)    www.cancaonova.com

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.