Queridos Irmãos e irmãs, estamos celebrando 30º domingo do tempo comum. A liturgia nos faz ver que Deus é luz e nos tira das trevas. A palavra de Deus nos ilumina e não nos deixa caminhar na escuridão. A fé é a lâmpada que nos faz enxergar o verdadeiro caminho que nos leva a vida.
No livro de Jeremias nos mostra que vem um sinal de luz para o Povo que está no sofrimento que vivia um momento de trevas no exilio. Lá era lugar de privação e falta de esperança. Mas Deus usa Jeremias para anunciar uma esperança que é sempre nova. Assim está escrito: "Coxos e cegos, mulheres grávidas e que deram à luz" retornam à pátria, guiados por Deus, que cuida deles com cuidados de pai. (cf. Jr 31,7-9) Somos confiantes no Deus da vida que sempre está do lado dos povos sofridos.
Na carta de São Paulo aos hebreus nos mostra quem é Jesus, que é o sumo sacerdote. Ele é o único mediador entre Deus e humanidade. Deus é presente na historia do Povo. Deus nos chama a fidelidade e nos quer unidos numa era de amor, de solidariedade e de partilha.  (Hb 5,1-6)
No Evangelho de Marcos temos o episodio em que Jesus cura um cego. Ele recebe a graça da visão e também da fé. Crer em Jesus é ter uma nova luz que ilumina todo ser. Sem Jesus somos cegos e andamos errantes no mundo. (cf. Mc 10,46-52) Jesus vai caminhando rumo a Jerusalém onde será torturado, morto e ressuscitará. Com o martírio de Jesus nos abriu a porta do céu.
Os apóstolos que caminhavam com Jesus, mas estavam cegos diante da caminhada  que Jesus faz para sua Paixão. Eles ainda estavam cegos e necessitam de ver a luz do Messias. Jesus é a luz do mundo. Como que precisamos dessa luz.
Perto de Jericó, um cego grita por Jesus e que Ele tenha piedade Dele. Esse cego já reconhece em Jesus o Messias, quando grita: "Filho de Davi, tem piedade de mim". Jesus acolhe-o e o cura. O cego não precisa mais mendigar, porque encontrou a razão da sua vida. Seguir Jesus é ter plena liberdade que dignifica a pessoa humana. Porque ficarmos longe de Jesus e ter uma fé interesseira? Estar com Jesus é ter a luz que ilumina sempre. Temos tudo quando estamos com Jesus. Quantos que estão a beira do caminho precisando que Jesus passe e que dê a esperança de vida a eles. Hoje Jesus precisa que nós levemos a sua Palavra a quem precisa. A fé deve ser passada por nós. Somos chamados a ser evangelizadores da fé em Cristo para que todos encontre essa luz que sempre nos faz ver. Queremos ver Jesus sempre.
Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha
.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.