Queridos irmãos e irmãs, estamos no 32º  domingo do tempo comum. Hoje vamos refletir, de modo especial, o gesto de dar as nossas ofertas e dizimo. Aqui está o jeito de doação da pessoa quando se dá de coração. Pode ser até pouco as doções, mas se for de bom coração torna-os de grande valor.
A liturgia bíblica desse domingo nos fala do gesto de dar de duas viúvas. Elas dão tudo que tinham para servir aos outros.
No primeiro livro dos Reis, encontramos o gesto da viúva de Serepta. O contexto que ela vivia era de uma situação de fome e seca. O profeta de Deus chega até Serepta com muita fome e sede e pede a viúva para que ela disse agua e comida. A realidade dela era de quase penúria, tinha um pouco de farinha e azeite. Mesmo com toda esta privação ela serve-o. Deus reconhece esse gesto de amor solidário dela e durante toda a época de seca e penúria que sofreu, não faltou alimento à esta casa. É assim que Deus faz. Ele abençoa um coração generoso que preocupa com o outro. (cf. 1 Rs 17,10-16). Assim devemos proceder. O mundo seria melhor se as pessoas procurassem ajudar uma as outras, isto é a o logica do cristianismo.
Na carta aos Hebreus nos mostra Jesus, o sumo sacerdote, que se doa completamente pela salvação da humanidade. Um Deus que se entrega para que outros possam ter vida. Esta logica de Cristo. Quem segue Jesus deve ser apto a doar-se pela causa dos mais pobres. O mundo precisa das matizes do cristianismo que é amor-doação, solidariedade e partilha. (cf. Hb 9,24-28)
O salmo reconhece que Deus ampara as viúvas e os órfãos e ainda faz um convite a todos nós que devemos confiar em Deus. Isso é fé naquele que é sempre fiel. Deus nunca desampara ninguém. (cf. Sl 146).
O evangelista Marcos nos mostra Jesus sentado perto do cofre das ofertas do templo de Jerusalém. Ele faz uma constatação que uma viúva discretamente pega duas únicas moedas e dá na oferta. Um gesto simples, mas cheio de significado. Mesmo na pobreza, ela faz um gesto de caridade que doa tudo o que tem, pois o seu coração é cheio de gratidão. Sabe que tudo vem de Deus e a Ele devemos retribuir. Isto é dom de entrega. O dizimo deve ser dado nesse sentido tambem.(cf. Mc 12,38-44).
Interessante Jesus vê muita gente importante que dava esmolas grandes para serem vistos e elogiados. Isso acontece muitas vezes entre nós. Muitos acham que devem ser honrados pelos grandes feitos e doações na Igreja. Ainda esperam que sejam elogiados em públicos. Deus elogia a generosidade das duas viúvas, que não precisam demonstrar os seus gestos porque brotam de um coração generoso.
Essa lição da viúva, no templo, que nos dá deve servir de exemplo para nós que queremos ser cristãos. Deus olha o nosso profunda ser e não nos deixa sem recompensa. No gesto de amor sempre Deu olha e nos dá muito por causa disso. Essa logica da caridade contrapõem a logica do materialismo e do egoísmo. Não podemos fechar no nosso mundo particular. Vivemos em uma comunidade onde todos participam.
Que esta liturgia nos ajude a superar o egoísmo e que a Igreja seja exemplo a ser seguido. Ela evangeliza com o nossos atos bons que dignificam a pessoa. Que haja sempre amor e fraternidade entre nós. Amém.
Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.