Queridos irmãos e irmãs em Cristo, somos agraciados por Deus, pois Ele, na sua infinita misericórdia e amor, nos deu Jesus.  Jesus estava com o Pai e Ele é a palavra. Desde sempre, tudo foi criado por Ele. Ele é vida e estava nos homens como Luz. A luz brilha sempre na escuridão e esta não tem domínio dela. João Batista teve a missão de dar testemunho da luz entre os homens, isso foi vontade de Deus. A fé em Jesus chega-se por meio dos testemunhos dos mártires e santos. João não era a luz, mas veio para testemunho da Luz que é Cristo. Jesus Cristo é que ilumina a todos. Sabemos que o mundo foi feito pela Palavra e ela estava no mundo, mas este não a conheceu. Ele veio para os seus, mas  eles não o conheceram tambem. Ignorá-Lo é desfazer da nossa existencia, pois existimos pela vontade de Deus.
Todos que O acolheram, Ele deu-lhes a capacidade de serem filhos de Deus. Quem acredita em Jesus torna-se filhos de Deus Nele. Nós nascemos pela vontade divina e por isso temos valor e dignidade, não somos apenas carne, mas nascemos pelo Espirito. O Batismo nos habilitou para isso. Através de Maria, Jesus pode vir ate nós, se encarna então a palavra que existia sempre se torna carne e habita entre nós. Agora Jesus também faz parte da nossa natureza sem desfigurar a divina. Em Jesus há duas naturezas, isto é, o divino e humano por isso Maria é Mãe de Deus.
Assim, está escrito:  E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. Dele, João dá testemunho, clamando: "Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim". De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer. (Cf. Jo 1,1-18)
Segue abaixo o comentário ao Evangelho do dia feito por Santo Agostinho (354-430) Bispo de Hipona (Norte de África), Doutor da Igreja Sermão 293, 5 para a natividade de São João Baptista.
Cristo tinha de vir na nossa carne: não em outro, anjo ou embaixador, era Cristo Quem tinha de vir, em pessoa, para nos salvar (Is 35,4) [...]. Teve de nascer em carne mortal: eis pois um menino, deitado numa manjedoura, envolto em panos, alimentado ao peito, que havia de crescer com os anos e, por fim, de morrer cruelmente. Tantos testemunhos de profunda humildade. Quem nos dá tais exemplos de humildade? O Altíssimo.
Que grandeza é a Sua? Não a procures na terra, sobe à altura dos astros. Quando chegares às legiões dos anjos, ouvirás dizer: «Sobe mais alto, acima de onde estamos». Quando tiveres subido até aos Tronos, Dominações, Principados e Potestades (Cl 1,16), ouvi-los-ás ainda dizer: «Sobe mais alto, que nós próprios somos ainda criaturas», «por Ele é que tudo começou a existir» (Jo 1,3). Eleva-te, pois acima de todas as criaturas, de tudo o que foi formado, de tudo o que recebeu existência, de todos os seres que mudam corporais ou incorporais, numa palavra, acima de tudo. A tua vista não alcança ainda tais alturas; é pela fé que tens de te elevar até lá, é a fé que te deve conduzir ao Criador [...]. Lá, contemplarás o Verbo, que era no princípio [...].
Ora esse Verbo que estava em Deus, esse Verbo que era Deus, por Quem todas as coisas foram feitas, sem Quem nada teria sido feito, e em Quem estava a vida, desceu até nós. Que éramos nós? Mereceríamos que Ele descesse até nós? Não, nós éramos indignos de que Ele tivesse compaixão de nós, mas Ele era digno de ter piedade de nós.”
Que a gloria de Jesus seja a nossa força e que possamos sempre dar testemunho Dele e que cada cristão seja autentico e viva a Fé Nele como algo importante da sua vida. Que este ano que logo vai nascer seja oportunidade de cada um aumentar a fé em Cristo na Igreja deixada por Ele. Ele tem o tesouro da fé e nós não podemos desprezar isso. Seja louvado Cristo nas nossas vidas. Tudo por Jesus nada sem Maria. Amém
Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.