Apresentação


Ao Povo das Comunidades

As comunidades Cristãs se preparam para a celebração do Natal. Esta Novena é um instrumento para a vivência orante deste tempo. Ela segue o ritmo do Ofício Divino das Comunidades com os mantras, aberturas, recordações da vida, hinos, salmos, leituras bíblicas, preces, cântico evangélico – o Magnificat – e bênção final. Por meio deste mergulho nas escrituras e na realidade, esta oração comunitária nos introduz na mística do Advento.
Este tempo de Advento pretende renovar em todos a certeza de que Deus sempre está conosco e nunca nos abandonou. Ele sempre anima nossa caminhada e insiste em que “não tenhamos medo”. Chama-nos a viver de acordo com o seu Projeto, a sermos servidores do seu Reino. A resposta a este apelo de Deus acontece na solidariedade para com as pessoas e a natureza. A consolação de Deus para seu povo vem por meio de cada um de nós. Precisamos ser, uns para os outros, um “sinal de esperança”. Não vamos apagar o entusiasmo de ninguém, nem quebrar a coragem de quem começa a fazer o bem, mesmo que seja só um pouco. Não vamos perder a fé no projeto popular. Pelo contrário, vamos manter a chama acesa e fortalecer quem estiver vacilando. Sofremos todos, por causa da injustiça, exploração e submissão imposta pelos “deuses” do dinheiro, lucro e mercado. Mas exultamos pela libertação em curso na história pelas mãos do Deus Justo e Compassivo.
Por isso rezamos: Deus de ternura e compaixão, o brilho do teu olhar já está clareando nossos horizontes, vem e abençoa-nos com tua beleza. Beleza que com o novo todo velho contagia. Beleza que corrompe com sangue novo a anemia. Infecciona a miséria com vida nova e sadia. Amém.
Deus justo e libertador, a força de teu Reino já brota em nossa terra, vem e abençoa-nos com tua formosura. Formosura de criança frágil que traz dentro do peito o sonho do afeto e a força do cuidado para com a mãe terra. Amém.
Deus de amor, mãe consoladora, teu sopro de vida já fecunda nossas esperanças, vem e abençoa-nos com a verdade de tua beleza. Beleza de uma porta abrindo-se em mais saídas. Beleza da última onda que o fim do mar sempre adia. Beleza das ondas em sua adição infinita. Amém.

Luís Henrique Alves Pinto

Varginha, dezembro de 2010


1º Dia


És tu aquele que há de vir?







1 - CHEGADA
Refrão meditativo: Abra a porta, abra a janela, venha ver quem é que vem! É Jesus que vem chegando, ele é o nosso bem!

2 - ACENDIMENTO DA VELA
Bendito sejas, Deus das promessas, porque iluminas as nossas vidas com a luz de Jesus Cristo, teu Filho, a quem esperamos com toda a ternura do coração. Amém.

3 - ABERTURA
 Vem, ó Deus da Vida, vem nos ajudar!
Vem, não demores mais, vem nos libertar!
− De pé, vigilantes, lâmpadas nas mãos!
Ele já está bem perto, nossa Salvação!
− Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito!
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus Bendito!
− Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos!
Nosso Senhor vem vindo, a Deus louvação!

4 - RECORDAÇÃO DA VIDA
Iniciemos esta Novena do Natal tornando bem presentes todas as nossas preocupações, dificuldades, angústias, mas também realizações, anseios, esperanças, enfim, nossa vida que pede mais vida. Invocamos hoje o Senhor como Mistério de amor em nossas vidas. Nesta comunhão, lembremos os fatos, as pessoas, os grupos com quem queremos estar reunidos e unidos na oração nesta espera do novo Natal do Senhor.

5 - HINO - Utopia
1 - Quando o dia da paz renascer,/ Quando o sol da esperança brilhar, e vou cantar./ Quando o povo nas ruas sorrir,/ e a roseira de novo florir, eu vou cantar./ Quando as cercas caírem no chão,/ quando as mesas se encherem de pão, eu vou cantar./ Quando os muros que cercam os jardins/ destruídos, então os jasmins, vão perfumar.
Refrão: Vai ser tão bonito se ouvir a canção/ cantada, de novo./ No olhar do homem a certeza do irmão. Reinado do povo!
2 - Quando as armas da destruição/ destruídas em cada nação, eu vou cantar. E o decreto que encerra a opressão/ assinado só no coração, vai triunfar./ Quando a voz da verdade se ouvir/ e a mentira não mais existir, será, enfim/ tempo novo de eterna justiça, sem mais/ ódio sem sangue ou cobiça, vai ser assim.

6 - ORAÇÃO
Ó Deus de bondade olha teu povo reunido nesta novena de Natal. Dá-nos a graça de acolher, com muita alegria, nosso Senhor Jesus Cristo que vem e anunciar com nossa vida o mistério da sua encarnação em nossa humanidade. Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.

7 - SALMO 24
 “Bendito aquele que vem em nome do Senhor”! (Lc 19,38)
Como uma procissão da arca de Deus em Jerusalém, hoje cantamos este louvor ao Senhor e meditamos sobre a justiça que ele pede para vivermos em sua comunhão.
Refrão: Vem vindo o Senhor. Vem vindo o Rei da glória!/ Quem tem mãos inocentes, com Ele vai morar!/ Abri as vossas portas, que o Rei já vai chegar! (bis)
1. O mundo e tudo o que tem nele é de Deus,/ a terra e os que ai vivem, todos seus!/ Foi Deus que a terra construiu por sobre os mares,/ No fundo do oceano seus pilares
2. Quem vai subir ao monte santo do Senhor,/ Da sua casa vai ser morador?/ Quem tem as mãos bem limpas de todo maldade/ E ouro o coração na lealdade!
3. Quem vai subir ao monte santo do Senhor,/ Da sua casa vai ser morador?/ Quem não confia em deuses falsos, deuses vãos,/ Nem jura em prejuízo dos irmãos!

8 - LEITURA BÍBLICA - Lucas, 1, 19-23
Então João chamou dois de seus discípulos, e os mandou perguntar ao Senhor: «És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?» Eles foram a Jesus, e disseram: «João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?’ «Nessa mesma hora, Jesus curou muitas pessoas de suas doenças, males e espíritos maus, e fez muitos cegos recuperar a vista. Depois respondeu: «Voltem, e contem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a Boa Notícia é anunciada aos pobres. E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim!»

9 - MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS – silêncio – partilha – refrões

10 - CÂNTICO DE MARIA
Com Maria e os excluídos de todos os tempos e lugares, cantemos a esperança que não engana. Celebremos a alegre expectativa daquele que vem vindo para saciar nossa fome e sede de justiça, Jesus Cristo, nosso Salvador.
Antífona: Ó...Ó Mistério: Escondido há séculos nos céus, aos fiéis foste um dia revelado, e dos cegos os olhos recobrados, já se firmam do coxo os passos seus, faz o pobre escutar a voz de Deus, vem, levanta do chão os humilhados, ó, ó.
Refrão: Vem, ó Filho de Maria, o amanhã já se anuncia quanta sede, quanta espera, quando chega, quando chega aquele dia?
– A minh’alma engrandece o Senhor / E exulta o meu espírito em Deus Salvador;
– porque olhou para a humildade de sua serva, / doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.
– O Poderoso fez em mim maravilhas / e santo é seu nome!
– Seu amor para sempre se estende / sobre aqueles que o temem;
– manifesta o poder de seu braço, / dispersa os soberbos;
– derruba os poderosos de seus tronos / e eleva os humildes;
– sacia de bens os famintos / despede os ricos sem nada.
– Acolhe Israel, seu servidor, / fiel ao seu amor,
– como havia prometido a nossos pais, / em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. / Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

11 - PRECES
Irmãos e irmãs, com Maria, aguardemos vigilantes a manifestação do Filho de Deus que a todos quer salvar.
Maranathá, vem, Senhor Jesus!
- Ó Cristo, faze de nosso coração e de todo o nosso ser a tua morada e vem nos salvar!
- Ó Cristo, assumiste nossa fraqueza e nossa pobreza, faze-nos fortes e ricos em teu amor!
- Ó Cristo, guia em teu caminho todos nós que te esperamos nas estradas deste mundo!
Preces espontâneas...
Pai nosso...

Oremos:
Ó Deus do universo, tu nos visitas com amor de mãe. Abre hoje as portas do nosso coração para te acolher. Renova em todos os povos a esperança de uma terra nova onde habitarão a justiça, a paz e a alegria, sinais da vinda de Jesus Cristo, aquém esperamos. Por ele te pedimos, na unidade do Espírito Santo. Amém!

12 - BÊNÇÃO
O Deus da esperança, da alegria e da paz permaneça com todos nós, agora e para sempre. Amém!
Bendigamos ao Senhor!
Graças a Deus!


Dia


Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente




 Refrão: Vem, ó Filho de Maria, já se acende a Estrela Guia quanta sede, quanta espera, quando chega, quando chega aquele dia?...
Magnificat

11 - PRECES
Irmãos e irmãs, como lâmpadas vivas, carregando todas as urgências do mundo, imploremos a vinda do Senhor, cantando:
Vem, vem, Senhor Jesus!
- Vem, ó Esperado de toda a criação; ouve o gemido que sobe da terra e dos mares, das florestas e dos sertões, dos rios e das praias, de todo o universo em trabalho de parto. Vem, Senhor Jesus, renova toda a criação!
- Vem, Pastor de teu povo, guia fiel, companheiro nas ruas e nas estradas desta vida; vem fortificar nossos passos na dureza da caminhada.
- Vem, Mistério do amor e da libertação, presença escondida na história dos povos; vem e faze germinar as sementes de comunhão e de participação nas Igrejas e na sociedade.
Preces espontâneas...
Pai nosso...

Oremos
Ó Deus, teu amor maternal é a nossa esperança de salvação. Faze-nos viver neste mundo com a sabedoria, justiça e um coração filial, aguardando a manifestação da vinda de Jesus Cristo. Que ele venha completar a obra que em nós começou. Atendei-nos, ó Deus, em nome de Jesus, nosso Senhor, Amém!

12 - BÊNÇÃO
Ó Deus, fonte da paz, nos santifique totalmente e nos mantenha vigilantes para o dia da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, agora e para sempre. Amém!
Bendigamos ao Senhor!
Graças a Deus!


Dia

José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus






1 - CHEGADA
Refrão meditativo: Senhor, nós te esperamos, Senhor não tardes mais! Senhor, nós te esperamos, vem logo, vem nos salvar!

2 - ACENDIMENTO DA VELA
Bendito sejas, Deus das promessas, porque iluminas as nossas vidas com a luz de Jesus Cristo, teu Filho, a quem esperamos com toda a ternura do coração. Amém.

3 - ABERTURA
− Vem, ó Deus da Vida, vem nos ajudar!
Vem, não demores mais, vem nos libertar!
− Já chegou o tempo, o Senhor vem vindo!
Venham, pelo deserto, um caminho novo abrindo!
− Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito!
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus Bendito!
− Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos!
Nosso Senhor vem vindo, a Deus louvação!

4 - RECORDAÇÃO DA VIDA
Iniciemos este segundo dia de nossa novena, colocando no coração de Deus a vida dos pequenos e dos pobres, dos que são explorados e gemem sob o peso de tantas opressões. Invocamos hoje o Senhor como Libertação. Nesta comunhão, lembremos os fatos, as pessoas, os grupos com quem queremos estar reunidos e unidos na oração nesta espera do novo Natal do Senhor.

5 - HINO - Vem, ó Senhor
Vem, ó Senhor, com o teu povo caminhar/ Vem sem demora, vem, Senhor, nos libertar.
1 - A boa nova proclamai com alegria,/ Deus vem a nós, Ele nos salva e nos recria./ E o deserto vai florir e se alegrar,/ Da terra seca, flores, frutos vão brotar.
2 - Um voz clama no deserto com vigor:/ “Preparai hoje os caminhos do Senhor”./ Tirai do mundo a violência e ambição/ Que não nos deixa ver no outro o nosso irmão.
3 - Vem, ó Senhor, ouve o clamor da tua gente,/ Que luta e sofre, porém crê que estás presente./ Não abandones o teu povo Deus fiel,/ Porque teu nome é Deus conosco, Emanuel.

6 - ORAÇÃO
Ó Deus, padrinho dos pequenos, que enviaste teu Filho Jesus para cumprir tuas promessas de Libertação e renovar tua aliança com toda a humanidade, escuta as preces destes teus filhos e filhas em oração. Restaura-nos no teu amor, manifesta a tua misericórdia e dá-nos a tua salvação. Por Cristo, nosso Senhor! Amém.

7 - SALMO 85 (84)
“A lei foi dada por Moisés, o amor e a fidelidade vieram por meio de Jesus Cristo” (Jo 1, 17).
Voltando do cativeiro para a terra prometida, o povo agradece ao Senhor e implora que ele complete a salvação.
Refrão - Das alturas orvalhem os céus/ E as nuvens, que chovam justiça,/ Que a terra se abra ao amor/ E germine o Deus Salvador.
1 - Foste amigo, antigamente,/ Desta terra que amaste,/ Deste povo que escolheste;/ Sua sorte melhoraste,/ Perdoaste seus pecados,/ Tua raiva acalmaste.
2 - Vem, de novo, restaurar-nos!/ Sempre irado estarás,/ Indignado contra nós?/ E a vida não darás?/ Salvação e alegria,/ Outra vez, não nos trarás?
3 - Escutemos suas palavras,/ É de paz que vai falar;/ Paz ao Povo, a seus fiéis,/ A quem dele se achegar./ Está perto a salvação/ E a glória vai voltar.

8 - LEITURA BÍBLICA - Lucas 7,24-30 24
Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: «O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que vocês foram ver? Um homem vestido com roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. Então, o que é que vocês foram ver? Um profeta? Eu lhes garanto que sim: alguém que é mais do que um profeta. É de João que a Escritura afirma: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente: ele vai preparar teu caminho diante de ti’. Eu digo a vocês: entre os nascidos de mulher ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. Todo o povo, e até mesmo os cobradores de impostos deram ouvidos à pregação de João. Reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. Mas os fariseus e os doutores da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus.

9 - MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS – silêncio – partilha – refrões

10 - CÂNTICO DE MARIA
Com Maria e com os pobres de ontem e de hoje, celebremos a Libertação que vem chegando e animemo-nos mutuamente para viver em solidariedade, colocando nossas vidas a serviço do projeto de Deus em Cristo libertador.

Antífona: Ó... Ó Libertação: Pelo Espírito Santo consagrado Boa Nova trouxeste aos oprimidos, confortaste os corações sofridos, os cativos por ti serão livrados, vem, liberta este povo acorrentado E o tempo da dor seja esquecido, ó, ó



1 - CHEGADA
Refrão meditativo: Do tronco da vida, mesmo ferida, nasce uma flor, rindo da dor, ô ô ô

2 - ACENDIMENTO DA VELA
Bendito sejas, Deus das promessas, porque iluminas as nossas vidas com a luz de Jesus Cristo, teu Filho, a quem esperamos com toda a ternura do coração. Amém.

3 - ABERTURA
− Vem, ó Deus da Vida, vem nos ajudar!
Vem, não demores mais, vem nos libertar!
− Venham, ó nações, ao Senhor cantar!
Ao Deus do universo venham festejar!
− Teu poder, ó Deus, vem nos revelar,
Por teu amor agora vem nos libertar!
− O Senhor nos chama para a conversão,
Pra ele preparemos nosso coração!
− Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito!
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus Bendito!
− Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos!
Nosso Senhor vem vindo, a Deus louvação!

4 - RECORDAÇÃO DA VIDA
Iniciemos este terceiro dia da Novena do Natal tornando bem presente as dificuldades que temos na vida e muitas vezes não sabemos qual caminho seguir. Por isso, invocamos hoje o Senhor como Sabedoria. Nesta comunhão, lembremos os fatos, as pessoas, os grupos com quem queremos estar reunidos e unidos na oração nesta espera do novo Natal do Senhor.

5 - HINO - Eu Quero ver
Refrão: Eu quero ver, eu quero ver acontecer/ O sonho bom, sonho de muitos, acontecer.
1 - Nascendo da noite escura, a manhã futura trazendo amor./ No vento da madrugada,/ a paz tão sonhada, brotando em flor./ Nos braços da estrela guia,/ a alegria chegando da dor.
2 - Na sombra verde e florida,/ crianças em vida brincando de irmãos./ No rosto da juventude,/ sorriso e virtude, virando canção./ Alegre e feliz camponês,/ entrado de vez na posse do chão.
3 - Um sorriso em cada rosto,/ uma flor em cada mão./ A certeza na estrada,/ o amor no coração,/ e uma semente nova escondida/ em cada palmo deste chão.

6 - ORAÇÃO
Ó Deus, amigo dos pobres, teu Filho Jesus se tornou para nós tua Sabedoria e enche nossas vidas. Com a tua Justiça, escuta as preces destes teus filhos e filhas em oração. Restaura-nos no teu amor, manifesta a tua misericórdia e dá-nos a tua salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

7 - SALMO 27
 “Se Deus é por nós, quem será contra nós? Nada nos separará do amor que Deus nos deu por meio de Jesus Cristo” (Rm 8, 31-35).
No meio das nossas dificuldades e lutas, o Senhor é a garantia da vitória. Cantemos nossa confiança de que veremos a bondade do Senhor na terra dos vivos.
Refrão: O Senhor há de chegar, sua estrela já brilhou, sigamos sua luz, sigamos sua luz!
1 - O Senhor é minha luz, / Ele é minha salvação. / O que é que vou temer?/ Deus é minha proteção./ Ele guarda minha vida:/ Eu não vou ter medo, não. (bis)
2 - Quando os maus vêm avançando,/ procurando me acuar,/ desejando ver meu fim,/ só querendo me matar./ Inimigos opressores/ é que vão se liquidar. (bis)
3 - Se um exército se armar/ Contra mim, não temerei./ Firme está meu coração,/ Sempre firme ficarei./ Se estourar uma batalha/ Mesmo assim, confiarei.(bis)

8 - LEITURA BÍBLICA - Mateus 1, 1-17
Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão foi o pai de Isaac; Isaac foi o pai de Jacó; Jacó foi o pai de Judá e de seus irmãos. Judá, com Tamar, foi o pai de Farés e Zara; Farés foi o pai de Esrom; Esrom foi o pai de Aram. Aram foi o pai de Aminadab; Aminadab foi o pai de Naasson; Naasson foi o pai de Salmon. Salmon, com Raab, foi o pai de Booz; Booz, com Rute, foi o pai de Jobed; Jobed foi o pai de Jessé; Jessé foi o pai de Davi. Davi, com aquela que foi mulher de Urias, foi o pai de Salomão. Salomão foi o pai de Roboão; Roboão foi o pai de Abias; Abias foi o pai de Asa. Asa foi o pai de Josafá; Josafá foi o pai de Jorão; Jorão foi o pai de Ozias. Ozias foi o pai de Joatão; Joatão foi o pai de Acaz; Acaz foi o pai de Ezequias. Ezequias foi o pai de Manassés; Manassés foi o pai de Amon; Amon foi o pai de Josias. Josias foi o pai de Jeconias e de seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias foi o pai de Salatiel; Salatiel foi o pai de Zorobabel. Zorobabel foi o pai de Abiud; Abiud foi o pai de Eliaquim; Eliaquim foi o pai de Azor. Azor foi o pai de Sadoc; Sadoc foi o pai de Aquim; Aquim foi o pai de Eliud. Eliud foi o pai de Eleazar; Eleazar foi o pai de Matã; Matã foi o pai de Jacó. Jacó foi o pai de José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Messias. Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia, catorze gerações; e do exílio na Babilônia até o Messias, catorze gerações.

9 - MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS – silêncio – partilha – refrões

10 - CÂNTICO DE MARIA
Com Maria e com todos os que vivem segundo a Sabedoria de Deus, demos graças ao Deus que nos ama com ternura de mãe e dirige com amor os nossos destinos. Peçamos que ele nos mostre o caminho da prudência e da justiça.
Antífona: Ó...Ó Sabedoria: Tu saíste da boca do mais alto, os confins do universo atingiste, tu com força e ternura dirigiste este mundo por ti todo ordenado, vem mostrar o caminho consagrado da prudência, que ao justo um dia abriste, ó, ó.
Refrão: Vem, ó Filho de Maria, vem do céu, Sabedoria, quanta sede, quanta espera, quando chega, quando chega aquele dia?
Canto do Magnificat

11 - PRECES
Irmãos e irmãs, glorifiquemos Jesus Cristo, nosso Salvador, cantando.
Marranatha! Vem, Jesus!
- Jesus, Filho do Altíssimo, anunciado pelo anjo Gabriel a Maria! Que o anúncio da vinda do teu Reino, ressoe hoje no campo e na cidade, em nossa comunidade e no mundo inteiro.
- Jesus, Salvador, quando João Batista percebeu a tua chegada, pulou de alegria no ventre de Isabel. Assim, nós aqui reunidos, possamos nos alegrar, percebendo os sinais de tua vinda no meio de nós.
- Jesus, foste anunciado por Zacarias como Sol nascente; vem consolar e animar com tua visita todas as pessoas que estão vivendo momentos de sofrimento e de escuridão.
Preces espontâneas...
Pai nosso...

Oremos
Ó Deus, teu amor maternal é a nossa esperança de salvação. Faze-nos viver neste mundo com a sabedoria, justiça e um coração filial, aguardando a manifestação da vinda de Jesus Cristo. Que ele venha completar a obra que em nós começou. Atendei-nos, ó Deus, em nome de Jesus, nosso Senhor, Amém!

12 - BÊNÇÃO
O Deus, fonte de paz, nos santifique totalmente e nos mantenha vigilantes para o dia da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, agora e para sempre. Amém!

Bendigamos ao Senhor!
Graças a Deus

 

Dia
Ele será chamado pelo nome de Emanuel


1 - CHEGADA
Refrão meditativo: Abra a porta, abra a janela, venha ver quem é que vem! É Jesus que vem chegando, ele é o nosso bem!

2 - ACENDIMENTO DA VELA
Bendito sejas, Deus das promessas, porque iluminas as nossas vidas com a luz de Jesus Cristo, teu Filho, a quem esperamos com toda a ternura do coração. Amém.

3 - ABERTURA
− Vem, ó Deus da Vida, vem nos ajudar!
Vem, não demores mais, vem nos libertar!
− O Senhor nos chama para a conversão,
Pra ele preparemos nosso coração!
− Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito!
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus Bendito!
− Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos!
Nosso Senhor vem vindo, a Deus louvação!

4 - RECORDAÇÃO DA VIDA
Iniciemos este quarto dia de nossa novena e, mais uma vez, lembramos a Deus o mundo que pode ser libertado com seu braço poderoso. Invocamos hoje o Senhor como Adonai. Nesta comunhão, lembremos os fatos, as pessoas, os grupos com quem queremos estar reunidos e unidos na oração nesta espera do novo Natal do Senhor.

5 - HINO - Senhor vem salvar teu povo
1. Senhor vem salvar teu povo das trevas da escravidão!
Só tu és nossa esperança, és nossa libertação
Vem, Senhor, vem nos salvar!
Com teu povo vem caminhar (bis)
2. Contigo o deserto é fértil, a terra se abre em flor
Da rocha brota água viva, da treva nasce o esplendor
3. Tu marchas à nossa frente, és força, caminho e luz
Vem logo salvar teu povo, não tardes Senhor Jesus !

6 - ORAÇÃO
Todos: Ó Deus, guia do teu povo, enviaste teu Filho Jesus, para ser nosso Cristo e Senhor, guia que nos conduz em teus caminhos. Escuta as preces destes fi lhos e fi lhas em oração. Restaura-nos no teu amor, manifesta a tua misericórdia e dá-nos a tua salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

7 - SALMO 80
“Pela entranhável misericórdia do nosso Deus, nos visitará do alto o sol nascente” (Lc 1,78).
Peçamos ao Senhor que renove a unidade do seu povo dividido e venha de novo nos guiar em nossa caminhada.
Refrão: Eis que de longe vem o Senhor/ para as nações do mundo julgar,/ e os corações alegres ‘starão/ como nu’a noite em festa a cantar!
1 - Senhor Deus, ouve, escuta:/ Do teu Povo és o Pastor, / Do teu trono de bondade / Faze-nos ver o esplendor, / Teu poder desperta e vem,/ Vem salvar-nos, ó Senhor!
2 - Até quando estarás/ Indignado contra a gente? / Até quando o pão da dor/ Correrá amargamente/ Esse povo, que tornaste / Dos vizinhos o joguete?
3 - Do Egito uma vinha/ Arrancastes com amor;/ Com cuidado a replantaste,/ Fundas raízes lançou/ E por sobre a terra toda/ Sua sombra se espalhou.

8 - LEITURA BÍBLICA – Mateus 1, 18-24
A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: «José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.» Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: «Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco.» Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa, e, sem ter relações com ela, Maria deu à luz um filho. E José deu a ele o nome de Jesus.

9 - MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS – silêncio – partilha – refrões

10 - CÂNTICO DE MARIA
Com Maria, demos graças a Deus porque nos revelou o segredo do seu nome: Senhor-Adonai. Peçamos que ele nos liberte como outrora fez com Moisés e o povo de Israel.
Antífona: Ó... Ó senhor, ó Adonai: De Israel, do teu povo és o guia, Nu’a fogueira a Moisés te revelaste No Sinai a teus servos entregaste Uma Lei cheia de sabedoria, Vem trazer a teu povo alforria, Libertar com teu braço os que amaste, ó, ó.
Refrão: Vem, ó Filho de Maria, Do teu povo és o guia, quanta sede, quanta espera, quando chega, quando chega aquele dia?...
Canto do Magnificat

11 - PRECES
Invoquemos o Cristo Jesus, esperança e alegria dos pobres de todos os tempos, cantando:
Vem, ó vem, Senhor, Jesus!
- Senhor, vem fortalecer as mãos cansadas e os pés vacilantes, enche de tua esperança os corações abatidos...
- Faze-nos corajosos em assumir nossa vocação de profetas, anunciando e preparando os caminhos do teu Reino nesta América sofrida...
- Dá-nos a graça de aguardar com alegria a tua vinda e colaborar na gestação de uma nova sociedade...
Preces espontâneas...
Pai nosso...

Oremos:
Ó Deus, luz de todas as pessoas que buscam, na hora em chega a escuridão, manifesta-nos a tua presença maternal, para que possamos vencer todo o medo e toda a trama maldosa deste mundo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

12 - BÊNÇÃO
O Deus da esperança e da alegria e da paz que logo vem, permaneça em todos nós, agora e para sempre. Amém!
Bendigamos ao Senhor!
Graças a Deus!


Dia

Não tenha medo, Zacarias! Deus ouviu o seu pedido



1 - CHEGADA
Refrão meditativo: Ó chuva do céu, chove sem demora, ouve os meus rogos, vale-me Senhora.

2 - ACENDIMENTO DA VELA
Bendito sejas, Deus das promessas, porque iluminas as nossas vidas com a luz de Jesus Cristo, teu Filho, a quem esperamos com toda a ternura do coração. Amém.

3 - ABERTURA
− Vem, ó Deus da Vida, vem nos ajudar!
Vem, não demores mais, vem nos libertar!
− Venham, ó nações, ao Senhor cantar!
Ao Deus do universo venham festejar!
− Teu poder, ó Deus, vem nos revelar,
Por teu amor agora vem nos libertar!
− Em pé, vigilantes, juntos na oração,
Vamos ao seu encontro, lâmpadas nas mãos!
− Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito!
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus Bendito!
− Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos!
Nosso Senhor vem vindo, a Deus louvação!

4 - RECORDAÇÃO DA VIDA
Neste quinto dia da novena, trazemos para nossa oração nossa vida e a nossa busca de Deus. Invocamos hoje, o Senhor como raiz de Jessé. Nesta comunhão, lembremos os fatos, as pessoas, os grupos com quem queremos estar reunidos e unidos na oração nesta espera do novo Natal do Senhor.

5 - HINO - Tu vens, tu vens
1 - É muito bom, que alegria te louvar,/ Ó Pai querido, cheio de amor e bondade!/ Há muito tempo prometeste ao teu povo/ Que tu virias visitar a humanidade.
Tu vens, tu vens, eu já escuto teus sinais!
2 - Ao povo antigo te fizeste escutar/ Pelos profetas da primeira aliança/Tuas promessas se cumpriram plenamente/ Em Jesus Cristo que é nossa esperança.
3 - João Batista apareceu lá no deserto,/ O teu Messias entre nós ele apontou./ Quando Maria disse “sim” a teu anúncio,/ De tua Palavra, a Virgem logo engravidou.

6 - ORAÇÃO
Ó Deus das promessas, enviaste teu Filho Jesus, broto nascido da antiga raiz, para renovar com a humanidade tua aliança de justiça. Escuta as preces destes teus filhos e filhas em oração. Restaura-nos no teu amor, manifesta a tua misericórdia e dá-nos a tua salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

7 - SALMO 85
“A lei foi dada por Moisés, o amor e a fidelidade vieram por meio de Jesus Cristo” (Jo 1, 17).
Voltando do cativeiro para a terra prometida, o povo agradece ao Senhor e implora que ele complete a salvação.
Refrão - Das alturas orvalhem os céus/ E as nuvens, que chovam justiça,/ Que a terra se abra ao amor/ E germine o Deus Salvador.
1 - Foste amigo, antigamente,/ Desta terra que amaste,/ Deste povo que escolheste;/ Sua sorte melhoraste,/ Perdoaste seus pecados,/ Tua raiva acalmaste.
2 - Vem, de novo, restaurar-nos!/ Sempre irado estarás,/ Indignado contra nós?/ E a vida não darás?/ Salvação e alegria,/ Outra vez, não nos trarás?
3 - Escutemos suas palavras,/ É de paz que vai falar;/ Paz ao Povo, a seus fiéis,/ A quem dele se achegar./ Está perto a salvação/ E a glória vai voltar.

8 - LEITURA BÍBLICA – Lucas 1,5-25
No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias. Era do grupo de Abias. Sua esposa se chamava Isabel, e era descendente de Aarão. Os dois eram justos diante de Deus: obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada. Certa ocasião, Zacarias fazia o serviço religioso no Templo, pois era a vez do seu grupo realizar as cerimônias. Conforme o costume do serviço sacerdotal, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. Na hora do incenso, toda a assembléia do povo estava rezando no lado de fora. Então apareceu a Zacarias um anjo do Senhor. Estava de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e cheio de medo. Mas o anjo disse: «Não tenha medo, Zacarias! Deus ouviu o seu pedido, e a sua esposa Isabel vai ter um filho, e você lhe dará o nome de João. Você ficará alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, porque ele vai ser grande diante do Senhor. Ele não beberá vinho, nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará cheio do Espírito Santo. Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. Caminhará à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto.» Então Zacarias perguntou ao anjo: «Como vou saber se isso é verdade? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada.» O anjo respondeu: «Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e ele me mandou dar esta boa notícia para você. Eis que você vai ficar mudo, e não poderá falar, até o dia em que essas coisas acontecerem, porque você não acreditou nas minhas palavras, que se cumprirão no tempo certo.» O povo ficou esperando Zacarias, e estava admirado com a sua demora no Santuário. Quando saiu, não podia falar, e eles compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava com sinais, e continuava mudo. Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e se escondeu durante cinco meses. Ela dizia: «Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!»

9 - MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

10 - CÂNTICO DE MARIA
Com Maria, demos graças a Deus porque desponta do broto de Jessé: Jesus Cristo, filho de Davi e Filho de Deus. Peçamos que ele nos livre de nossas amarras e medos, de nossas faltas de fé e esperança.
Antífona: Ó... Ó Raiz de Jessé: Estandarte bem alto levantado, um sinal para todas as nações, frente a ti ficam mudos os barões, clama o povo e só quer ser escutado, vem, Senhor, libertar o escravizado, não demores, escuta as orações, ó, ó.
Refrão: Vem, ó Filho de Maria, vem, dos tristes alegria quanta sede, quanta espera, quando chega, quando chega aquele dia?...
Canto do Magnificat

11 - PRECES
Irmãos e irmãs, iluminados em nossa fé, aguardamos a vida do Senhor. Por isso, supliquemos que venha o seu Reino e cantemos:
Vem, Senhor, vem, Senhor, vem libertar o teu povo!
Ó Deus, que vieste salvar teu povo cativo do Egito, quando a ti clamou, vem também a nós...
- Qual mãe carinhosa, não esqueces teu povo. Lembra-te de nós que ainda hoje gememos e esperamos...
- Revelas teu rosto carinhoso aos humildes e pequenos. Mostra-nos tua face e salva-nos...
Preces espontâneas...
Pai nosso...

Oremos:
Ó Deus da promessa, vem a nós com tua força e ternura materna. Abre os nossos ouvidos ao teu chamado e prepare os nossos corações para a manifestação de tua vida. Dá-nos a graça de entrarmos com decisão e alegria no Reino que Jesus veio anunciar. Isso te pedimos em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém!

12 - BÊNÇÃO
O Deus fiel às promessas feitas aos nosso pais e mães, nos mantenha em seu amor, vigilantes para o dia da vinda de Jesus Cristo nosso Salvador. Amém!
Bendigamos ao Senhor!
Graças a Deus!


Dia

O Senhor está com você!



1 - CHEGADA
Refrão meditativo: Do tronco da vida, mesmo ferida, nasce uma flor, rindo da dor, ô ô ô

2 - ACENDIMENTO DA VELA
Bendito sejas, Deus das promessas, porque iluminas as nossas vidas com a luz de Jesus Cristo, teu Filho, a quem esperamos com toda a ternura do coração. Amém.

3 - ABERTURA
− Vem, ó Deus da Vida, vem nos ajudar!
Vem, não demores mais, vem nos libertar!
− De pé, vigilantes, lâmpadas nas mãos!
Ele já está bem perto, nossa Salvação!
− Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito!
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus Bendito!
− Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos!
Nosso Senhor vem vindo, a Deus louvação!

4 - RECORDAÇÃO DA VIDA
Iniciamos este sexto dia da novena apresentando a Deus todas as realidades fechadas e não resolvidas de nossa vida pessoal, comunitária e social. Invocamos hoje o Senhor como Chave de Davi. Nesta comunhão, lembremos os fatos, as pessoas, os grupos com quem queremos estar reunidos e unidos na oração nesta espera do novo Natal do Senhor.

5 - HINO - Da Cepa brotou a rama
Da cepa brotou a rama, / da rama brotou a flor, / da flor nasceu Maria, / de Maria o Salvador.
1 - O Espírito de Deus / sobre ele pousará, / de saber, de entendimento / este Espírito será./ De conforto e fortaleza, / de ciência e de temor, / achará sua alegria / no temor do seu Senhor.
2 - Não será pela ilusão / do olhar, do ouvir dizer, / que ele irá julgar os homens, / como é praxe acontecer.../ Mas os pobres desta terra / com justiça julgará / e dos fracos o direito / ele é quem defenderá.
3 - A palavra de sua boca / ferirá o violento / e o sopro de seus lábios / matará o avarento.../ A justiça é o cinto / que circunda a sua cintura / e o manto da lealdade / é a sua vestidura.

6 - ORAÇÃO
Ó Deus, segredo de vida, enviaste teu Filho Jesus, com as chaves do teu Reino para nos abrir as portas da vida. Escuta as preces destes teus filhos e filhas em oração. Restaura-nos no teu amor, manifesta a tua misericórdia e danos a tua salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

7 - SALMO 147 – A
“Vem, vou te mostrar a noiva, a esposa do Cordeiro” (Ap 21,9).
O hino pela restauração de Sião louva ao Senhor que mostra seu poder na criação e em nossa história. Vamos cantá-lo, agradecendo ao Senhor que se aproxima de nós.
Refrão: Jerusalém, povo de Deus, Igreja Santa,/ levanta e vai, sobe as montanhas, ergue o olhar:/ lá no oriente desponta o sol da alegria,/ que vem de Deus aos filhos teus: eis o teu dia!
1 - Louvai é bom cantar/ Merece o nosso Deus/ Jerusalém renova/ E junta os filhos seus/ Dos corações feridos/ Quem cuida é Deus do céu
2 – São quantas as estrelas/ Quem é que vai saber?/ Quem sabe o nome delas?/ Só ele tem poder/ Levanta os humilhados/ Os maus vai abater
3 – Cantai a nosso Deus/ Ao som de violões/ Com nuvens cobre os céus/ E desfaz os torrões/ E faz brotar nos campos/ As ervas e os feijões

8 - LEITURA BÍBLICA – Lucas 1, 26-38
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!» Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. O anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim.» Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?» O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. Para Deus nada é impossível.» Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo a deixou.

9 - MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS – silêncio – partilha – refrões

10 - CÂNTICO DE MARIA
Com Maria, demos graças a Deus porque nos abre as portas da vida e do Reino por seu Filho Jesus. Peçamos que ele nos liberte das forças da morte.
Antífona: Ó ... Ó Chave de Davi: És o cetro da casa de Israel, tu que abres, e ninguém pode fechar, tu que fechas, e abrir quem poderá? Vem depressa esta raça acudir, algemado quem vai poder sair, se na sombra da morte é seu lugar? Ó, ó.
Refrão: Vem, ó Filho de Maria, vem, Ó Cristo, Rei-Messias, quanta sede, quanta espera, quando chega, quando chega aquele dia?...
Canto do Magnificat

11 - PRECES
Irmãos, unidos a todos os que esperam com amor sua manifestação gloriosa, façamos chegar ao nosso Deus, os louvores e os clamores de toda parte, cantando:
Vem, Senhor, nos salvar!
- Na hora da escuridão e da angústia, faze, ó Deus, brilhar sobre nós um raio da tua luz que nos oriente no teu caminho...
- Acolhe em teu amor os que lutam pela justiça e preparam os caminhos da paz...
- Dá esperança aos desanimados, para que colaborem na construção do mundo novo...
Preces espontâneas...
Pai nosso...

Oremos:
Ó Deus, amigo da humanidade, pelos profetas anunciaste ao mundo a vinda do teu Filho Jesus Cristo. Ajuda-nos a testemunhar o seu nome e a perceber os sinais de sua vinda em nossa história. Conforme a tua promessa, esperamos ver a plena manifestação daquele que veio e sempre vem para criar em nosso mundo, novo céu e nova terra. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

12 - BÊNÇÃO
O Deus da paz encha nossos corações de alegria e que o seu Espírito, Mãe de ternura, nos mantenha na esperança e no amor até a vinda de Jesus Cristo. Amém!
Bendigamos ao Senhor!
Graças a Deus!



- Ó Cristo, faze de nosso coração e de todo o nosso ser a tua morada e vem nos salvar!
- Ó Cristo, assumiste nossa fraqueza e nossa pobreza, faze-nos fortes e ricos em teu amor!
- Ó Cristo, guia em teu caminho todos nós que te esperamos nas estradas deste mundo!
Preces espontâneas...
Pai nosso...

Oremos:
Ó Deus do universo, tu nos visitas com amor de mãe. Abre hoje as portas do nosso coração para te acolher. Renova em todos os povos a esperança de uma terra nova onde habitarão a justiça, a paz e a alegria, sinais da vinda de Jesus Cristo, aquém esperamos. Por ele te pedimos, na unidade do Espírito Santo. Amém!

12 - BÊNÇÃO
O Deus da esperança, da alegria e da paz permaneça com todos nós, agora e para sempre. Amém!
Bendigamos ao Senhor!





Dia





1 - CHEGADA
Refrão meditativo: Ó chuva do céu, chove sem demora, ouve os meus rogos, vale-me Senhora.

2 - ACENDIMENTO DA VELA
Bendito sejas, Deus das promessas, porque iluminas as nossas vidas com a luz de Jesus Cristo, teu Filho, a quem esperamos com toda a ternura do coração. Amém.

3 - ABERTURA
− Vem, ó Deus da Vida, vem nos ajudar!
Vem, não demores mais, vem nos libertar!
− Venham, ó nações, ao Senhor cantar!
Ao Deus do universo venham festejar!
− Teu poder, ó Deus, vem nos revelar,
Por teu amor agora vem nos libertar!
− Em pé, vigilantes, juntos na oração,
Vamos ao seu encontro, lâmpadas nas mãos!
− Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito!
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus Bendito!
− Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos!
Nosso Senhor vem vindo, a Deus louvação!

4 - RECORDAÇÃO DA VIDA
Neste sétimo dia de nossa novena, trazemos para a nossa prece toda a realidade de trevas e escuridão em nós e na realidade social dos povos. Invocamos hoje o Senhor como Sol da Justiça. Nesta comunhão, lembremos os fatos, as pessoas, os grupos com quem queremos estar reunidos e unidos na oração nesta espera do novo Natal do Senhor.

5 - HINO - Da Cepa brotou a rama
Da cepa brotou a rama, / da rama brotou a flor, / da flor nasceu Maria, / de Maria o Salvador.
4 - Neste dia, deste dia, / o incrível, verdadeiro, / coisa que nunca se viu, / morar lobo com cordeiro.../ A comer do mesmo pasto / tigre, boi, burro e leão / por um menino guiados / se confraternizarão.
5 - Um menino, uma criança / com as feras a brincar / mal nenhum, sim, nenhum dano / nesta terra se fará.../ Da ciência do Senhor / cheio o mundo estará, / como sol inunda a terra e as águas enchem o mar.
6 - Neste dia, neste dia / o senhor estenderá / sua mão libertadora, / pra seu povo resgatar.../ Estandarte para os povos / o Senhor levantará, / a seu povo, a sua Igreja / toda terra acorrerá.

6 - ORAÇÃO
Ó Deus, esplendor de luz, enviaste teu Filho Jesus, como Sol do Oriente para nos conduzir nos caminho da paz. Escuta as preces destes teus filhos e filhas em oração. Restaura-nos no teu amor, manifesta a tua misericórdia e dá-nos a tua salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

7 - SALMO 147 – B
“Vem, vou te mostrar a noiva, a esposa do Cordeiro” (Ap 21,9).
O hino pela restauração de Sião, louva ao Senhor que mostra seu poder na criação e em nossa história. Vamos cantá-lo, agradecendo ao Senhor que se aproxima de nós.
Refrão: Jerusalém, povo de Deus, Igreja Santa,/ levanta e vai, sobe as montanhas, ergue o olhar:/ lá no oriente desponta o sol da alegria,/ que vem de Deus aos filhos teus: eis o teu dia!
1 - Louva, Jerusalém/ Louva o Senhor teu Deus/ Tuas portas reforçou/ E os teus abençoou/ Te cumulou de paz/ E o trigo em flor te traz!
2 – Tua Palavra envia/ Corre veloz tua voz/ Da névoa desce o véu/ Unindo a terra e o céu/ As nuvens se desmancham/ vento sopra e avança
3 – Ao povo revelou/ Palavras de amor/ A sua Lei nos deu/ E o Mandamento seu/ Com ninguém fez assim/ Amou até o fim

8 - LEITURA BÍBLICA – Lucas 1, 39-45
39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: «Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.»

9 - MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS – silêncio – partilha – refrões

10 - CÂNTICO DE MARIA
Com Maria, demos graças a Deus porque faz brilhar sobre nós o Sol da Justiça. Jesus Cristo, seu Filho e nosso Senhor. Peçamos que ele ilumine nossas trevas e nossas noites.

Antífona: Ó ... Ó Sol do Oriente: És o Sol da Justiça que desaponta, resplendor de uma Luz que não se apaga, quem habita nas trevas te aguarda, quem do cego pecado está na sombra, quem da morte adormece, leva em conta, vem, Senhor, esta escuridão faz clara, ó, ó.
Refrão: Vem, ó Filho de Maria, vem, raiar Sol da Justiça, quanta sede, quanta espera, quando chega, quando chega aquele dia?...
Canto do Magnificat

11 - PRECES
Irmãos e irmãs, com Maria, aguardemos vigilantes a manifestação do Filho de Deus que a todos quer salvar.
Maranathá, vem, Senhor Jesus!




Dia

meu salvador olhou
para a humilhação de sua serva





1 - CHEGADA
Refrão meditativo: Do tronco da vida, mesmo ferida, nasce uma flor, rindo da dor, ô ô ô

2 - ACENDIMENTO DA VELA
Bendito sejas, Deus das promessas, porque iluminas as nossas vidas com a luz de Jesus Cristo, teu Filho, a quem esperamos com toda a ternura do coração. Amém.

3 - ABERTURA
− Vem, ó Deus da Vida, vem nos ajudar!
Vem, não demores mais, vem nos libertar!
− Venham, ó nações, ao Senhor cantar!
Ao Deus do universo venham festejar!
− Teu poder, ó Deus, vem nos revelar,
Por teu amor agora vem nos libertar!
− Em pé, vigilantes, juntos na oração,
Vamos ao seu encontro, lâmpadas nas mãos!
− Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito!
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus Bendito!
− Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos!
Nosso Senhor vem vindo, a Deus louvação!

4 - RECORDAÇÃO DA VIDA
Neste oitavo dia da nossa novena, trazemos como clamor diante de Deus todas as divisões, separações, desigualdades, discriminações que precisam ser superadas. Invocamos hoje o Senhor como Rei das Nações e Desejado dos Povos. Nesta comunhão, lembremos os fatos, as pessoas, os grupos com quem queremos estar reunidos e unidos na oração nesta espera do novo Natal do Senhor.

5 - HINO Folia de Rei
1 - Ah, andar andei/ Ah, como eu andei/ E aprendi, a nova lei/ Alegria em nome da rainha/ E folia em nome de rei.
2 - Ah, eu marujei/ Ah, eu naveguei/ E aprendi, a nova lei/ Se é de terra que fique na areia/ O mar bravo só respeita rei.
3 - Ah, voar voei/ Ah, como eu voei/ E aprendi, a nova lei/ Alegria em nome das estrelas/ e folia em nome de rei.
4 - Ah, eu partirei/ Ah, eu voltarei/ Vou confirmar, a nova lei/ Alegria em nome de Cristo/ Porque Cristo é o Rei dos reis .

6 - ORAÇÃO
Ó Deus, Senhor do Universo, enviaste teu filho Jesus, Rei das Nações e Príncipe da Paz, para conduzir-nos em teus caminhos de justiça. Escuta as preces destes teus filhos e filhas em oração. Restaura-nos no teu amor, manifesta a tua misericórdia e dá-nos a tua salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

7 - SALMO 24
“Bendito aquele que vem em nome do Senhor” (Lc 19,38)
Como uma procissão da arca de Deus em Jerusalém, hoje cantamos este louvor ao Senhor e meditamos sobre a justiça que ele pede para vivermos em sua comunhão
Refrão: Vem vindo o Senhor,/ Vem vindo o Rei da glória!/ Quem tem mãos inocentes,/ com ele vai morar!/ Abri as vossas portas,/ Que o Rei já vai chegar!
1 - O mundo/ E tudo o que tem nele é de Deus,/ A terra e os que aí vivem, todos seus!/ Foi Deus/ Que a terra construiu por sobre os mares,/ No fundo do oceano, seus pilares!
2 - Quem vai/ Subir ao monte santo do Senhor,/ Da sua casa vai ser morador?/ Quem tem / As mãos bem limpas de toda maldade/ E puro o coração na lealdade!
3 - Quem vai/ Subir ao monte santo do Senhor,/ Da sua casa vai ser morador?/ Quem não/ Confia em deuses falsos, deuses vãos,/ Nem jura em prejuízo dos irmãos!

8 - LEITURA BÍBLICA - Lucas 1, 46-56
Então Maria disse: «Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão, porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu nome é santo, e sua misericórdia chega aos que o temem,de geração em geração. Ele realiza proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias. Socorre Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, - conforme prometera aos nossos pais - em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.» Maria ficou três meses com Isabel; e depois voltou para casa.

9 - MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS – silêncio – partilha – refrões

10 - CÂNTICO DE MARIA
Com Maria, demos graças a Deus porque nos envia o Rei das Nações, Príncipe da Paz, Jesus Cristo, nosso Senhor. Peçamos a ele que acabe com as guerras e reúna todos os povos em fraternidade.
Antífona: Ó...Ó Rei das Nações. Desejado dos Povos, Rei das Gentes, tudo ajuntas em ti, Pedra Angular, inimigos tu vens apaziguar, vem salvar este povo tão dormente, pois do barro formaste o nosso ente, vem, Senhor, e não tardes, vem nos salvar, ó, ó.
Refrão: Vem, ó Filho de Maria, Deus da nossa alegria, quanta sede, quanta espera, quando chega, quando chega aquele dia?...
Magnificat



11 - PRECES
Irmãos e irmãs, como lâmpadas vivas, carregando todas as urgências do mundo, imploremos a vinda do Senhor, cantando:
Vem, vem, Senhor Jesus!
- Vem, ó Esperado de toda a criação; ouve o gemido que sobe da terra e dos mares, das florestas e dos sertões, dos rios e das praias, de todo o universo em trabalho de parto. Vem, Senhor Jesus, renova toda a criação!
- Vem, Pastor de teu povo, guia fiel, companheiro nas ruas e nas estradas desta vida; vem fortificar nossos passos na dureza da caminhada.
- Vem, Mistério do amor e da libertação, presença escondida na história dos povos; vem e faze germinar as sementes de comunhão e de participação nas Igrejas e na sociedade.
Preces espontâneas...
Pai nosso...

Oremos
Ó Deus, teu amor maternal é a nossa esperança de salvação. Faze-nos viver neste mundo com a sabedoria, justiça e um coração filial, aguardando a manifestação da vinda de Jesus Cristo. Que ele venha completar a obra que em nós começou. Atendei-nos, ó Deus, em nome de Jesus, nosso Senhor, Amém!

12 - BÊNÇÃO
Ó Deus, fonte da paz, nos santifique totalmente e nos mantenha vigilantes para o dia da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, agora e para sempre. Amém!
Bendigamos ao Senhor!
Graças a Deus!


Dia

a mão do Senhor
estava com ele




1 -CHEGADA
Refrão meditativo: Abra a porta, abra a janela, venha ver quem é que vem! É Jesus que vem chegando, ele é o nosso bem!

2 - ACENDIMENTO DA VELA
Bendito sejas, Deus das promessas, porque iluminas as nossas vidas com a luz de Jesus Cristo, teu Filho, a quem esperamos com toda a ternura do coração. Amém.

3 - ABERTURA
− Vem, ó Deus da Vida, vem nos ajudar!
Vem, não demores mais, vem nos libertar!
− Venham, ó nações, ao Senhor cantar!
Ao Deus do universo venham festejar!
− Teu poder, ó Deus, vem nos revelar,
Por teu amor agora vem nos libertar!
− Em pé, vigilantes, juntos na oração,
Vamos ao seu encontro, lâmpadas nas mãos!
− Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito!
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus Bendito!
− Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos!
Nosso Senhor vem vindo, a Deus louvação!

4 - RECORDAÇÃO DA VIDA
Para este último dia da novena, apresentemos a Deus todas as esperanças, anseios, desejos, inquietações, nossas e de todos os povos. Invocamos hoje o Senhor como Emanuel, Deus conosco. Nesta comunhão, lembremos os fatos, as pessoas, os grupos com quem queremos estar reunidos e unidos na oração nesta espera do novo Natal do Senhor.

5 - HINO - Cálix Bento

1 - Ó Deus, salve o oratório/ Ó Deus, salve o oratório/ Onde Deus fez a morada, oiá, meu Deus,/ Onde Deus fez a morada, oiá.
2 - Onde mora o cálix bento/ Onde mora o cálix bento/ E a hóstia consagrada, oiá, meu Deus,/ E a hóstia consagrada, oiá.
3 - De Jessé nasceu a vara,/ De Jessé nasceu a vara,/ Da vara nasceu a flor, oiá, meu Deus,/ Da vara nasceu a flor, oiá.
4 - E da flor nasceu Maria,/ E da flor nasceu Maria,/ De Maria o Salvador, oiá, meu Deus,/ De Maria o Salvador, oiá.

6 - ORAÇÃO
Ó Deus, que enviaste teu Filho Jesus para ser presença de amor em nossa vida, Deus conosco, Emanuel. Escuta as preces destes teus filhos e filhas em oração. Restaura-nos no teu amor, manifesta a tua misericórdia e dá-nos a tua salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

7 - SALMO 80
“Pela entranhável misericórdia do nosso Deus, nos visitará do alto o sol nascente” (Lc 1,78).
Peçamos ao Senhor que renove a unidade do seu povo dividido e venha de novo nos guiar em nossa caminhada.
Refrão: Eis que de longe vem o Senhor/ para as nações do mundo julgar,/ e os corações alegres ‘starão/ como nu’a noite em festa a cantar!
1 - Senhor Deus, ouve, escuta:/ Do teu Povo és o Pastor, / Do teu trono de bondade / Faze-nos ver o esplendor, / Teu poder desperta e vem,/ Vem salvar-nos, ó Senhor!
2 - Até quando estarás/ Indignado contra a gente? / Até quando o pão da dor/ Correrá amargamente/ Esse povo, que tornaste / Dos vizinhos o joguete?
3 - Do Egito uma vinha/ Arrancastes com amor;/ Com cuidado a replantaste,/ Fundas raízes lançou/ E por sobre a terra toda/ Sua sombra se espalhou.

8 - LEITURA BÍBLICA – Lucas 1, 57-66
Terminou para Isabel o tempo de gravidez, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido bom para Isabel, e se alegraram com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: «Não! Ele vai se chamar João.» Os outros disseram: «Você não tem nenhum parente com esse nome!» Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: «O nome dele é João.» E todos ficaram admirados. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: «O que será que esse menino vai ser?» De fato, a mão do Senhor estava com ele.

9 - MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS – silêncio – partilha – refrões

10 - CÂNTICO DE MARIA
Com Maria e com todos os pobres que esperam o Salvador, demos graças a Deus que se faz presença em nossa vida: Emanuel, Deus conosco. Peçamos que ele nos salve.
Antífona: Ó...Ó...Emanuel:
Deus conosco, ó Rei legislador, esperança de todas as nações, desejado de todos corações, és dos pobres maior libertador, finalmente salvar-nos vem, Senhor, ó Deus nosso, ouve as nossas rogações, ó, ó.
Refrão: Vem, ó Filho de Maria, Vem depressa, ó luz da vida, quanta sede, quanta espera, quando chega, quando chega aquele dia?...
Canto do Magnificat

11 - PRECES
Invoquemos o Cristo Jesus, esperança e alegria dos pobres de todos os tempos, cantando:
Vem, ó vem, Senhor, Jesus!
- Senhor, vem fortalecer as mãos cansadas e os pés vacilantes, enche de tua esperança os corações abatidos...
- Faze-nos corajosos em assumir nossa vocação de profetas, anunciando e preparando os caminhos do teu Reino nesta América sofrida...
- Dá-nos a graça de aguardar com alegria a tua vinda e colaborar na gestação de uma nova sociedade...
Preces espontâneas...
Pai nosso...

Oremos:
Ó Deus, luz de todas as pessoas que buscam, na hora em chega a escuridão, manifesta-nos a tua presença maternal, para que possamos vencer todo o medo e toda a trama maldosa deste mundo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

12 - BÊNÇÃO
O Deus da esperança e da alegria e da paz que logo vem, permaneça em todos nós, agora e para sempre. Amém!
Bendigamos ao Senhor!
Graças a Deus!


 Mensagem do autor:
 Compartilho com vocês uma Novena do Natal preparada a partir do Ofício Divino das Comunidades. Se quiserem, iInstalem a fonte Goudy Stout (anexo) para manter a formatação.
Um abraço,
 
Luís Henrique Alves Pinto


Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.