Reis Magos seguindo a Estrela de Belém
Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando a Epifania do Senhor que é a manifestação de Deus ao mundo através da visita dos Reis magos a Jesus na gruta de Belém. Jesus é a luz de todos os povos. A estrela para em Belém e reluz, anunciando a presença do menino Deus entre nós.
No livro do Profeta Isaias nos mostra que chegou a verdadeira Luz e nela apareceu a gloria do Senhor. O que estava escuro por causa da ausência de Deus tem o brilho novo porque apareceu o Senhor. Agora os povos caminham pela sua luz e quem a vê a segue como os reis que a seguiram também. O profeta fala da visita de reis visitando o menino, levando presentes: Os reis de hão de vir e oferecer-lhe seus presentes e seus dons; e também há de trazer-lhe oferendas e tributos. Assim, Os reis de toda a terra hão de adorá-lo, e todas as nações hão de servi-lo. Isso nos remete a Jesus, na manjedoura humilde recebe visita de Reis.  Esse menino libertará e ajudará aquele que é indigente e pobre. Ele se compadecerá do indigente que passa necessidade, do infeliz que sofre e o humilde salvará porque se abre ao Deus da vida. Isso prova que Deus não deixa de lado os que mais precisam de ajuda. (cf. Is 60,1-6)
São Paulo na carta aos efésios, nos fala que foi por revelação que o mistério de Cristo foi revelado a ele. Isso é graça de Deus. Assim, também foi revelado o mistério de Deus aos apóstolos e profetas e a todos que se abrem a Deus. Agora, os pagãos também são chamados para conhecer esse mistério, a partir de agora esse mistério não é privilegio de alguns, mas de todos que queiram acolher Jesus. Isso é dado a nós pela força do Espirito Santo (cf. Ef 3,2-3ª.5-6).
Somos habilitados para Deus pelo evangelho de Cristo que vem até nós pela Igreja e pelos missionários da Palavra. Jesus quer estar conosco sempre e é por isso que precisamos aderir a Ele completamente na comunidade cristã, testemunhando com a nossa vida e pedindo força nas quedas e dificuldades da vida. Com Cristo temos força para superar todas as dificuldades, pois Ele nos dá a graça santificante. Esse mistério é revelado a Israel e aos pagãos também.
O evangelista São Mateus nos mostra a visita dos reis magos a Jesus a Belém, onde Ele estava na humilde gruta. Aqui Jesus se manifesta ao mundo, é um universalismo da missão e obra de Cristo no meio do mundo. Jesus vindo o mundo tem uma missão de salvar a humanidade toda. Ele veio por Maria que se pôs obediente a vontade de Deus dando o seu sim.
Belém, Esse povoado era desconhecido para os magos, pois não  constava no mapa deles. Assim, meus irmãos e irmãs, a salvação vem de um lugar simples e não grandioso. O orgulhoso Herodes, em Jerusalém, não é o centro, mas a simples Belém onde estava Jesus. Esse lugar é de encontro e também a todos que procuram Jesus para ser o centro de suas vidas. Jesus não é um rei poderoso, mas um rei que serve e age no meio de nós.
Os reis das nações pagãs chegam de longe para adorar o Menino, mas os poderosos tramam sua morte. As pessoas que querem encontrar Jesus seguem a estrela da fé, mas do contrario procuram matar Jesus, perseguindo inocentes, pois estão agarrados pela cobiça e poder. Assim, os poderosos querem tirar a vida do menino, pois eles estão apegados ao poder que humilham e destroem as pessoas. Um menino bota medo neles, mas Deus se faz forte Nele e ainda nos aponta para segui-lo. Essa criança é a esperança e sinal que devemos ajudar a todas as crianças que sofrem no mundo por causa da pobreza, das drogas e das explorações infantis de toda ordem.
Assim, como os magos seguiram a estrela e encontraram Jesus e nós tambem vamos seguir Jesus na sua palavra que salva, na ação da sua Igreja através do magistério e na comunidade cristã, onde estamos participando.. Ele é a luz que não nos deixa se perder no caminho da salvação e da eternidade que é o lugar onde todos vão estar um dia. (cf. Mt. 2,1-12)
Que esta liturgia nos ajude a sermos corajosos para manifestar Jesus a todos, principalmente aos pobres e esquecidos de nossa sociedade que gritam por ajuda. Amém
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.