Queridos irmãos e irmãs, somos agraciados por Deus na medida em que a nossa vida se conforma com a Dele. Somos de Deus porque cremos Nele e sabemos que Ele é principio e fim de nossa vida. Cada um recebe a graça de Cristo através do Batismo. Deus nos chama sempre e cabe a nós respondermos a Ele com generosidade. Deus nos ama de modo infinito. Deus nos quer que nós fiquemos com Ele sempre. Crer em Deus significa aderir e fazer plenamente a vontade Dele. Deus sempre nos fala e devemos estar aberto a Ele para poder responder conscientemente a sua vontade. Esse crer é a base da fé que permite Deus entrar na nossa vida e ela não nos deixa abalar por nada. Isso nos leva a suportar todo sofrimento e perseguição em nome desse Deus que nunca nos deixa sozinho mesmo nos momentos mais angustiantes de nossa vida. Muitas pessoas souberam fazer isso e não tiveram medo de perder a vida por Ele. (Jose Benedito Schumann Cunha)

Dizer acreditar em Deus significa, segundo o Papa, fundar a vida sobre Deus, deixar que Sua Palavra a oriente. Na catequese desta quarta-feira, 23, o Papa Bento XVI começou uma reflexão sobre o Credo, a profissão de fé, dando continuidade ao ciclo de catequeses dedicadas ao Ano da Fé. Enfatizando o exemplo de Abraão, que aceitou plenamente o chamado de Deus, Bento XVI explicou especificamente o significado da expressão “Eu creio em Deus", que inicia a oração cristã. Essa afirmação, “Eu creio em Deus” é, segundo o Papa, fundamental, e embora aparentemente simples, abre ao infinito mundo do relacionamento com o Senhor e com o seu mistério. “Crer em Deus implica adesão a Ele, acolhimento da sua Palavra e obediência alegre à sua revelação”. (www.cancaonova.com)

E para escutar o que Deus tem a dizer ao ser humano, Bento XVI indicou a Sagrada Escritura. Ele lembrou que toda a Bíblia fala de fé e ensina a fé narrando a história em que Deus se faz próximo do homem através de tantas figuras de pessoas que acreditam Nele e confiam Nele. Uma dessas pessoas é Abraão.“E é propriamente sobre Abraão que gostaria de concentrar-me e concentrar a nossa atenção, porque é ele a primeira grande figura de referência para falar de fé em Deus: Abraão o grande patriarca, modelo exemplar, pai de todos os crentes (cfr Rm 4, 11-12)” E o fato de Abraão ter tido uma fé inabalável, ao continuar aceitando a vontade de Deus mesmo quando os caminhos lhe pareciam misteriosos, tem um significado especial para todos os crentes. Conforme explicou o Santo Padre, quando se diz “Eu creio em Deus”, está-se dizendo da mesma forma que disse Abraão, que confiou em Deus. (www.cancaonova.com)

“Dizer 'Eu creio em Deus' significa fundar sobre Ele a minha vida, deixar que a sua Palavra a oriente a cada dia, nas escolhas concretas, sem medo de perder algo de mim mesmo”, enfatizou o Pontífice. Por fim, o Santo Padre destacou que a crença em Deus leva a uma contínua saída de si mesmo, da mesma forma que o fez Abraão, para levar à vida diária a certeza que vem da fé: “a certeza, isso é, da presença de Deus na história, também hoje; uma presença que leva vida e salvação, e nos abre a um futuro com Ele para uma plenitude de vida que não conhecerá nunca o pôr do sol”.(www.cancaonova.com)

Assim, animados pelas palavras do nosso Papa Bento XVI e fortalecidos na fé e no testemunho de Abraão, podemos com certeza corresponder a Deus numa fé viva. A nossa vida tem sentido na medida em que somos libertos de todos os entraves que não nos deixam crer em Deus plenamente. As ideologias e o secularismo do mundo não podem apagar a presença de Deus que nos assiste sempre. Tudo nos fala de Deus e nada acontece por acaso. Na realidade nada é sem Deus e tudo vem Dele. O bem é produzido no nosso meio pela nossa coerência de vida cristã e o mal é o não que damos a Deus. A sociedade contemporânea não pode aniquilar a vida, a criança, o idoso, os doentes e os pobres em nome de uma economia materialista, individualista  e desumana que não permitem que eles também tem vez e voz no mundo. Jesus nos elevou a dignidade de filhos de Deus e nós somos de fato se seguir realmente os passos e os atos Dele na nossa vida, na comunidade e no mundo. (Jose Benedito Schumann Cunha)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.