Porque em algumas passagens do at.deus mandava matar homems, mulheres e até as crinças?......eu como pai costumo abençoar os meus filhos, isso é biblico?
o senhor esteja com todos vcs.

Prezado Paulo,
Obrigado por nos enviar sua dúvida.
Vamos responder a 2ª parte primeiro: "Abençoar os filhos".

É claro que os pais devem abençoar os filhos e ensinar-lhes desde a mais tenra idade a respeitar e pedir a bênção. A Bíblia está cheia de exemplos; "Isaac chamou Jacó e o abençoou"(Gn 28,1); "Labão beijou seus filhos e suas filhas; abençoou-os e retomou o caminho de sua casa."(Gn 31,55); "Israel abençoou José..."(Gn 48,15)...etc...

- Quanto ao Deus que mandava 'matar' no AT, tenho a dizer que este é um assunto bastante polêmico e que gerou muitas heresias.
Já no séc II, Marcião de Sinope (110 – 160 d. C.) pregava um Deus irado do AT e um Deus misericordioso do NT. A seita chamou-se Marcionismo e Marcião foi excomungado em 144d.C.

Ainda hoje alguns tentam estabelecer diferenças entre o Deus do AT e o do NT.

NADA DISSO. Isto é heresia. Deus é sempre o mesmo, imutável para sempre, bondade e misericórdia sempre.

A questão está na nossa falta de entendimento. E para entendermos certas ações, precisamos ver a "CAUSA" e/ou a consequência delas. Se nós vemos uma pessoa enfiando uma lâmina na barriga de outra, podemos imaginar que seja um assassino, um ato mau. Entretanto pode ser um médico que esteja fazendo uma operação de emergência para salvar uma pessoa que foi acidentada e não há nenhum hospital por perto.

Assim também para entendermos as ações de Deus, precisamos primeiro entender que muitas vezes estamos doentes, à beira da morte.... e doença mortal da humanidade, chama-se PECADO.

Se não entendermos o que é PECADO e as suas consequências, jamais entenderemos certas passagens tanto do Antigo como do Novo Testamento.

Deus que é pai misericordioso, sabe muito bem, que muitos filhos depois de submetidos a diversas exortações e não se corrigirem, precisam de uma ação mais dura, um castigo... para que se emendem e não caiam na perdição eterna: o inferno.

Por isso, se você ler essas passagens do AT dentro do seu contexto, verá que Deus está usando de uma pedagogia compreensível aos homens daquela época.

Exemplo: As pragas que assolaram o Egito. Deus foi paciente e lhes enviou sucessivas exortações, através de Moisés, mas o Faraó permaneceu de coração duro.

Antes que alguém diga: "Por que Deus não puniu só o Faraó?", respondemos: O povo é corresponsável pelas ações de seu governante. Se Deus punisse somente o Faraó, outro ocuparia seu lugar e tudo continuaria na mesma.

As diversas pragas enviadas são correções sucessivas e progressivas:
Por isso está escrito: "porque se os inimigos de vossos filhos, dignos de morte, vós os haveis castigado com tanta prudência e longanimidade, dando-lhes tempo e ocasião para se emendarem..."(Sb 12,20);

Deus corrigia, dando tempo para eles se emendarem.

Nações inteiras foram exterminadas, pois não adoravam a Deus, mas aos ídolos. No Antigo testamento as pessoas ainda não tinham noção de vida além da morte, por isso, Deus usava da 'morte física', para lhes instruir sobre a 'morte eterna'.

Se você observar os diversos casos de pecado, que eram punidos com a 'morte', veremos que são pecados que hoje chamamos de pecados MORTAIS, isto é, que levam à condenação eterna.
Exemplos: "Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe, será punido de morte."(Ex 21,17);
"Se alguém trabalhar no dia de sábado será punido de morte"(Ex 31,15);
"Quem blasfemar o nome do Senhor será punido de morte"(Lv 24,16);
"Quem matar um animal(=pecado venial), restituirá outro, mas o que matar um homem(=pecado mortal) será punido de morte"(Lv 24,21);
"Qualquer homem ou mulher que evocar os espíritos ou fizer adivinhações, será morto"(Lv 20,27);
"Se um homem cometer adultério com uma mulher casada, ... o homem e a mulher adúltera serão punidos de morte."(Lv 20,10);
"Se um homem dormir com outro homem, como se fosse mulher, ambos ... serão punidos de morte "(Lv 20,13);

Indo para o Novo Testamento, o ensinamento de Jesus não é diferente. Com efeito Ele disse: "se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo todo seja lançado na geena. E se tua mão direita é para ti causa de queda, corta-a e lança-a longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo inteiro seja atirado na geena."(Mt 5,29-30).

Eu particularmente prefiro que Deus me envie todos os castigos do AT necessários para minha correção, para que não venha a perder a minha alma eternamente.

Infelizmente, na nossa mentalidade MATERIALISTA predominante nos tempos de hoje, costumamos ficar horrorizados com o menor mal físico que acontece, mas não nos preocupamos com o pior mal, o MAL MORAL, que joga as pessoas na perdição eterna.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.