Queridos irmãos e irmãs, o Batismo nos faz renascer para como filhos e filhas amadas de Deus. Através do Batismo nós recebemos a graça de Deus e a sua misericórdia no cobre por inteiro. Jesus deu exemplo e começou a sua missão logo que foi Batizado por João. Nós precisamos aproximar do trono da graça com o coração convertido a Deus. Isso se faz pelo nosso sincero arrependimento. A semente da fé é colocada em nós e germina dentro da família cristã, por isso a família é querida por Deus. Nela aprendemos os primeiros passos da fé em Cristo. A criança precisa ser assistida numa família constituída pelo sacramento do matrimonio. Assim, a família se integra na comunidade cristã, ouvindo a palavra de Deus e recebendo os sacramentos que ajudam a amadurecer a fé em Jesus Cristo. (1)
 Na Festa do Batismo do Senhor, o Papa Bento XVI administrou o sacramento do Batismo a 20 crianças. Neste domingo, 13, o Papa Bento XVI presidiu, na Capela Sistina, a Santa Missa na Festa do Batismo do Senhor. Na mesma ocasião, o Santo Padre administrou o sacramento do Batismo a 20 crianças, destacando que a partir desse momento elas renascem como filhos de Deus e ficam unidas profundamente e para sempre com Jesus. Bento XVI lembrou que, tendo se tornado homem, Jesus iniciou o seu ministério público e foi ser batizado por João, um batismo de arrependimento e conversão. O Pontífice atentou para o fato de que Cristo não precisa de arrependimento e conversão, é sem pecado, mas coloca-se entre os pecadores para fazer-se batizar, mostrando a proximidade de Deus àqueles que precisam de misericórdia. “... o Santo de Deus se une a quantos se reconhecem necessitados de perdão e pedem a Deus o dom da conversão, isso é, a graça de voltar-se a Ele com todo o coração, para ser totalmente seu. Jesus quer colocar-se do lado dos pecadores, fazendo-se solidário com esses, exprimindo a proximidade de Deus”.(2)
Da mesma forma que aconteceu com o Batismo de Jesus, Bento XVI afirmou que também para as crianças que estavam prestes a ser batizadas o céu estava aberto e Deus as reconhecia como seus filhos. “Inseridos nesta relação e libertados do pecado original, esses se tornam membros vivos do único corpo que é a Igreja e são capazes de viver em plenitude a sua vocação à santidade, de forma que possam herdar a vida eterna, obtida a partir da ressurreição de Jesus”.Esse gesto de levar seus filhos para serem batizados é, segundo o Papa, uma manifestação e testemunho da fé que os pais têm, da alegria de ser cristão e pertencer à Igreja. E tão importante quanto os pais são os padrinhos e madrinhas, a quem o Papa também deixou uma mensagem: “Saibam sempre oferecer a elas (as crianças) o vosso bom exemplo, através do exercício das virtudes cristãs”. (2)
Por fim, Bento XVI explicou que a água com a qual as crianças são marcadas em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo as imerge na “fonte” de vida que é o próprio Deus e as torna seus verdadeiros filhos. O Santo Padre também confiou as crianças à proteção de Maria. “... ela os proteja sempre com a sua materna presença e os acompanhe em cada momento das suas vidas”.(2)
As palavras do nosso papa Bento XVI nos orientam a importância da fé da Igreja, dos pais e padrinhos que levam as crianças para o Batismo. Esse sacramento nos inseriu na Igreja de Cristo e faz com que o céu e a terra se interligam numa graça de Deus sem fim. A criança renasce numa vida nova em Cristo vivo e ressuscitado. Somos agraciados por Deus e Ele nos faz participar das maravilhas do céu que vem até nós. O testemunho cristão da Igreja, dos pais e padrinhos fazem com que as crianças cresçam firmes na fé verdadeira e desta forma não se perdem ou ficam enganadas pelas falsas doutrinas. Que a comunidade cristã seja acolhedora a todos, principalmente aos novos cristãos  que vem para participar da riqueza da Igreja que é vivenciar nas suas vidas os dons dados por Deus e assim podem partilhar com todos essas maravilhas que Ele nos concede. (1)
(1) Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.