Ficheiro:Cathedrapetri+gloria.jpgA Igreja sente, a partir de agora, a falta de seu pastor que dirige a Igreja de Cristo. Nesse momento nós ficamos em oração e vigília para que Deus encaminhe um novo papa, sucessor de Pedro que possa guiar, com serenidade, a Igreja nesses tempos difíceis. Sabemos que a Igreja é instituição divina e sempre é assistida pelo Espirito Santo. Apesar dos erros humanos de alguns cristãos não apagam o brilho da Igreja no mundo. Ela é querida por Deus. O mundo passa por ondas que querem abalar a fé, mas quando temos a presença de Deus na nossa vida e na nossa comunidade de fé, tudo concorre para o bem dela. O amor de Deus transborda em todos os lugares onde está a Igreja de Cristo. O papa emérito Bento XVI soube guiar com coragem esta Igreja e sabe que com a graça de Deus será um grande homem de oração pela nossa Igreja (Jose Benedito Schumann Cunha)

A Sé Apostólica está vacante. Às 20h de Roma (16h em Brasília) a Igreja entrou no período de vacância. A partir de agora, Bento XVI , o Papa emérito, não é mais o Pontífice da Igreja Católica e o trono de Pedro está vazio. Em Castel Gandolfo, o momento foi simbolizado pelo som das badaladas dos sinos e o fechamento da porta da residência pontifícia. Os fiéis presentes gritavam “Viva o Papa”, enquanto se fechavam as portas. (www.cancaonova.com)

Outra ação marcante foi a ausência da Guarda Suíça: os oficiais recuaram as armas e deixaram a proteção do Papa. A segurança do local onde está Bento XVI será feita, a partir de agora, por uma guarda italiana. A página oficial do Vaticano na internet foi alterada também às 16h. No lugar da imagem de Bento XVI está agora escrito: “Apostolica Sedes Vacans” – A Sé Apostólica está vacante. (www.cancaonova.com)

Padre Francisco Fernandez, brasileiro residente em Roma, relata o clima entre os religiosos nesse momento: “Aqui em nossa casa (Colégio Sacerdotal João Paulo II), há um clima de serenidade e aparente normalidade. Cada um, se interrogado pessoalmente, falará de um certo aperto no coração. Não é fácil para nós padres vermos a partida de um Papa de tamanha grandeza. Bento XVI nos deixa escrita uma página de Evangelho vivido. Talvez a palavra que melhor expresse o momento seja, de fato, aquela mais usada pelo Santo Padre esses dias: obrigado!” Nos próximos dias os cardeais se reunirão para definir a data do Conclave. (www.cancaonova.com)

Assim, nós ficamos com coração apertado devido a saída desse papa que soube conduzir os cristãos católicos e a todos a palavra de Cristo que traz a paz, a unidade, a fraternidade e diálogo. Jesus sempre está conosco e não nos deixa só em nenhum momento. Ele que deu esse mandato a Pedro e a todos os seus sucessores de guiar a sua Igreja e apascentar o seu rebanho que agora fica temporariamente sem o pastor e vazio a cadeira de Pedro. Cabe a nós unir, com toda a Igreja, na oração de confiança em Deus para que seja escolhido um novo papa de acordo com o coração de Deus para enfrentar os desafios do momento presente e continuar nos confirmando na fé em Cristo, no seu magistério, onde podemos trilhar seguros rumos a eternidade, construindo o Reino já no nosso meio. Que haja um só coração em oração na fé, na esperança e na verdadeira caridade amém ( Jose Benedito Schumann Cunha)







Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.