Pastoral da Criança é tema de debate nos Estados Unidos


Pastoral da Criança

Wesley Almeida/Portal CN

O coordenador da Pastoral da Criança Internacional, médico Nelson Arns Neumann, participa nesta semana nos Estados Unidos da Marquette Mission Week 2013, promovida pela Marquette University na cidade de Milwaukee (4 a 8 de fevereiro). O evento, que tem como tema “The World is our Home” (O mundo é nossa casa), homenageia todos os já contemplados com o Prêmio Opus Prize que, unindo fé e empreendedorismo, desenvolvem ações sociais para reduzir problemas globais como a pobreza, fome, doenças e violações dos direitos humanos.


Neumann participa como representante da fundadora da Pastoral da Criança, médica Zilda Arns Neumann, contemplada com o Opus Prize em 2006. Estarão reunidos em Milwaukee os dez ganhadores do prêmio criado em 2004 pela Opus Prize Foundation. Além do Brasil já foram destacados com o prêmio personalidades dos Estados Unidos, Equador, Jamaica, Índia, Congo, Malawi, Marrocos, Burundi e Tanzânia.

A agenda da Marquette Mission Week é extensa e prevê atividades com os estudantes e professores da universidade, debates e troca de experiências com líderes comunitários, empreendedores sociais e outros públicos. Os ganhadores do Opus Prize também se reunirão com Mark Dybul, diretor executivo do Global Fund to Figth, entidade que se dedica ao combate da tuberculose, malária e AIDS.



A estratégia comunitária da Pastoral da Criança desenvolvida no Brasil e em mais 21 países da América Latina, África e Ásia será apresentada e debatida em várias oportunidades durante o evento. Do total de mortes de crianças que ocorrem em todo o mundo, pelo menos 63% são causadas por doenças facilmente preveníveis como a diarreia, pneumonia, malária, HIV e infecções em geral. Neste contexto, que exige soluções imediatas e acessíveis às populações em risco, há grande interesse dos organizadores e público na experiência internacional da Pastoral da Criança, principalmente na transferência de sua metologia para os países mais pobres.

O prêmio de US$ 1 milhão da Opus Prize recebido pela Pastoral da Criança vem sendo investido desde 2007 em onze das 21 nações onde a entidade leva sua ação humanitária. Angola, Paraguai, Guatemala, Guiné Bissau, Timor Leste, Guiné-Conacri, Filipinas, Colômbia, Bolívia, Honduras e Moçambique contam com esses recursos para implantar e ampliar as ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania nas comunidades mais carentes.

No ano passado, a Pastoral da Criança contou com o apoio de mais oito fontes de financiamento paraassegurar sua atuação internacional. “O dinheiro - observa Nelson Arns Neumann – é administrado na sede aberta no Uruguai, pois do contrário a entidade não poderia enviar dinheiro para o exterior”. As dificuldades da legislação brasileira obrigou, em 2008, a médica Zilda Arns a criar a Pastoral da Criança Internacional para levar sua bem sucedida experiência para outros países pobres.
fonte:cancaonova.com
colaboração: Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.