A Igreja é sinal resplandecente do amor de Deus por nós. Jesus, vindo ao mundo, mostrou para nós o rosto divino de Deus que preocupa, cuida e ajuda a humanidade a encontrar sentido da vida. Não estamos no mundo por acaso, temos uma missão de evangelizar a todos, testemunhando Cristo que com a sua vida e ação, demonstrou amor de predileção a todos. Ela está na estrada do mundo, dando exemplo de humildade e serviço. Nos momentos mais dificeis da Igreja, sempre surge uma estrada nova que nos leva ao coração de Deus.

Jesus, nos seus três anos de vida pública, foi até aos humildes, pobres e excluídos do mundo de poder da sua época. Não teve medo de enfrentar os poderosos do poder romano e nem do poder do templo de Jerusalém. Ele quis restaurar o templo de Deus, quando expulsou os vendilhões do templo, pois faziam da casa do Senhor comercio sem preocupar com os necessitados. Jesus, desde o inicio da sua missão demonstrou humildade e serviço. Deixou-se ser batizado por João Batista.

Ficou em retiro, jejuou por quarenta dias e sofreu tentações do demônio, mas as venceu pelo espirito obediente a Deus Pai. Escolheu pessoas para o seu trabalho, compartilhou com eles a sua missão. Fez muitos milagres e ainda nos ensinou que o maior milagre acontece quando nós convertemos a Deus e O colávamos em primeiro lugar na nossa vida. Não teve medo de se entregar a morte, mesmo sabendo que ia sofre muito antes. Na cruz, nos deu Maria como Mãe, pois sabia que sem uma mãe por perto, as coisas se tornam difíceis. Ele se consome por inteiro pela salvação da humanidade.

A sua atitude para o mundo de hoje é difícil de ser entendido, pois o mundo está acostumado em competição, em egoísmo, em corrupção,, em orgulho, em poder, em prepotência, em ganancia e em esbanjamento. Jesus nos mostra que o caminho de chegar ao seu coração misericordioso é a cruz que devemos carregar. Nós devemos mudar o nosso coração de Pedra para o amor e solidariedade com todos, Assim diz o nosso papa Francisco na homilia de hoje, onde os judeus daquela época , pegaram pedras para jogar em Jesus, "Se nós temos o coração fechado – disse o Papa Francisco –, se temos o coração de pedra, as pedras chegam às nossas mãos e estamos prontos a lançá-las", por isso é preciso abrir o coração ao amor.

Desse modo, nós vamos ter uma Igreja próxima de seu fundador Cristo, que deu a chave dela a Pedro e a todos os seus sucessores. Jesus é simples e não teve nenhum privilégio nesse mundo, mas sempre se fez serviço para todos. Na ceia, se fez humilde servidor, lavou os pês dos seus discípulos e nos ensinou a fazer o mesmo. Não existe Igreja sem o amor aos pobres e desvalidos.

Tudo isso acontece se estivermos em oração que nos ajuda a estar com Deus e ainda nos abastecer com a graça Dele para nossa missão. No final da missa de hoje, o papa se coloca em atitude de oração: Ao término da missa, o Pontífice sentou-se num dos bancos em meio aos fiéis, numa das últimas filas, para um momento de oração pessoal.(evmoc.blogspot.com)

Assim, meus irmãos e minhas irmãs, nós devemos ter a coragem de aproximar de Deus de coração aberto, cheio de amor e ternura, para que esse mundo seja diferente, onde o ódio seja substituído pelo amor que constrói a sociedade mais justa e fraterna com todos. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.