A família é o lugar ideal para cultivar o amor

 Foto: <3 AMADOS/AS <3...

Queridos irmãos e irmãs, se olharmos a realidade de hoje onde há proliferação da violência, do ódio, da incompreensão, das drogas, dos viciados em bebidas e drogas que machucam as famílias e as outras também. Por causa disso, as pessoas, nos momentos de sofrimentos e de dor, querem soluções rápidas e fáceis com leis rígidas, mas na realidade devemos combater na raiz dos problemas que geram estas desordens na nossa realidade.
A sociedade moderna, capitalista e consumista do nosso tempo, produz anseios, desejos e satisfações do eu num materialismo sem precedente. Enquanto, .o dialogo, a oração em família e na comunidade é substituída por outras coisas que não satisfazem a pessoa.
Não se pode  ter uma sociedade baseada em condições frágeis e relações supérfluas. O conceito de família não pode mudar, pois ela é a célula da sociedade, se ela deteriora, então vemos propagar a maldade nas mãos de adolescentes que deveriam estar em família, preparando para ter a responsabilidade no mundo. O adolescente bem formado será o adulto consciente na sociedade, na comunidade, na família e na Igreja. Na família que vem a educação, o respeito, o cultivo da fé e vivencia na simplicidade do lar.
O nosso Beato papa João Paulo II nos fala algo importante que podemos citar: “A família está convocada a ser templo, ou seja, casa de oração: uma oração singela, cheia de esforço e ternura. Uma oração que se faz vida, para que toda a vida se converta em oração.” (Beato Papa João Paulo II)
Nós precisamos de pouca coisa para viver e que não podem faltar que é moradias dignas, boa educação, uma religião baseada no amor sem a ganância do ter, na convivência harmoniosa com todos, o respeito com os mais velhos, com os doentes e com os idosos, o cuidado com as nossas crianças, alimentação básica e saúde com um sistema digno de atendimento etc.
Jesus quis nascer em uma família, nasceu pobre na manjedoura, quando criança  teve que sair de sua terra, carregado pelo seu pai adotivo e Maria para o Egito, devido a perseguição de Herodes, depois volta para Nazaré onde cresceu. Viveu e conviveu com a família até 30 anos, ajudando-os na profissão de carpinteiro que aprendeu de São Jose. Apos ser Batizado por João, Ele começou a vida publica e anunciou o Reino de Deus e a consequência disso foi a morte de Cruz, mas isto estava previsto no Livro do Profeta Isaias.
Ele não acumulou fortuna e não tinha onde morar, depois convidou os apóstolos para acompanhá-Lo na sua missão de salvar e depois os delegou pra continuar a transmitir a sua boa nova, na simplicidade e na ação do Espirito Santo. Certa vez Pedro e João, subindo ao templo para pregar, um aleijado que pedia esmola na porta os interpelou para dar alguma coisa, mas eles respondem, não tenho ouro e nem prata só tenho Jesus de Nazaré que O cura e deu a ele de graça. O aleijado foi curado e louvou a Deus. A Igreja de Cristo deve estar a serviço de todos, principalmente os que precisam.
Precisamos nos arriscar no bem e propagar a justiça que produz a Paz entre os povos. Devemos arrancar do nosso coração tudo que não deixa vivermos como filhos e filhas de Deus, pois Ele nos fez para o amor que irradia com luz brilhante que atinge a todos. Desta maneira, podemos dizer que somos libertos para o amor e construtores de uma sociedade mais fraterna e solidaria e que todas as religiões e pensamentos se entrelaçam na força do amor que constroem pontes de dialogo e harmonia entre todos. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.