Papa preside ordenação sacerdotal e pede: "sejam Pastores"


Da Redação, com Rádio Vaticano


Na manhã deste domingo, 21, o Papa Francisco presidiu, na Basílica de São Pedro, a ordenação de dez novos sacerdotes para a diocese de Roma. Antes da celebração, o Santo Padre dirigiu-se à Sacristia para rezar junto com os ordenandos, confiando seus ministérios a Nossa Senhora, um gesto que costumava realizar por ocasião das ordenações sacerdotais na Argentina.

Acesse
.: Íntegra da homilia do Papa

O Santo Padre iniciou a homilia refletindo sobre o ministério ao qual estavam sendo elevados os ordenandos. “Como vocês bem sabem, o Senhor Jesus é o único Sumo Sacerdote do Novo Testamento, mas nele também todo o povo de Deus foi constituído povo sacerdotal”.

Após, explicou que Jesus quis, entre todos os discípulos, escolher alguns em particular, para exercerem publicamente na Igreja, em seu nome, a missão sacerdotal em favor de todos os homens. E acrescentou “O Pai enviou Jesus, que por sua vez enviou primeiramente os apóstolos e depois os bispos e os seus sucessores, aos quais foram dados os presbíteros como colaboradores, que, unidos no ministério sacerdotal, são chamados ao serviço do povo de Deus”.

Dirigindo-se aos que receberiam a ordem do presbiterado, o Santo Padre recordou que eles seriam participantes da missão de Cristo, único Mestre. “Proclamem a todos a Palavra de Deus que vocês mesmos receberam com alegria. Recordem-se de vossas mães, de vossas avós, de vossas catequistas que deram a vocês a palavra de Deus, a fé...aquele dom da fé. Transmitiram a vocês este dom da fé. Leiam e meditem assiduamente a Palavra do Senhor, para acreditar naquilo que leram, para ensinar aquilo que aprenderam da fé, e para viver aquilo que ensinaram.”

Falando sobre os sacramentos do Batismo, que agrega novos fiéis ao Povo de Deus, e o da Penitência, que perdoa os pecados em nome de Cristo e da Igreja, o Santo Padre recordou a necessidade da misericórdia e o carinho pelos anciãos. “Hoje vos peço em nome de Cristo e da Igreja, por favor, não se cansem de serem misericordiosos. Com o óleo santo dareis alívio aos enfermos e também aos anciãos. Não tenham vergonha de ter ternura com os anciãos...Celebrando os sagrados ritos e elevando nas diversas horas do dia orações de louvor e súplica, sereis a voz do Povo de Deus e de toda a humanidade”.

  1. Francisco também pediu que, conscientes de terem sido escolhidos entre os homens e constituídos em seu favor para esperar nas coisas de Deus, os novos sacerdotes exercitem com alegria e com caridade sincera a obra sacerdotal de Cristo, unicamente com a intenção de agradar a Deus e não a eles mesmos. "Sejam pastores, não funcionários. Sejam mediadores, não intermediários”.

    fonte: www.cancaonova.com

    colaboração Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.