A jornada mundial da juventude e a visita do papa ao Brasil


O Brasil serĂ¡ a sede da jornada mundial da juventude de 2013 que acontecerĂ¡ no Rio de Janeiro. É um momento de graça e fraternidade entre todos, principalmente os jovens. Isto Ă© uma aĂ§Ă£o jovem para os jovens e a Igreja dĂ¡ todo apoio. Os dias que se transcorrem a jornada da juventude sĂ£o experiĂªncias de vivĂªncia religiosa em Cristo. Jesus Ă© o centro da fĂ© que nos impulsiona para trabalhar na messe Dele no mundo em que vivemos. O mundo e os acontecimentos nele estĂ£o, Ă s vezes, na contramĂ£o da historia humana marcada por rancor, Ă³dio, violĂªncia de toda ordem contra ela prĂ³pria e o planeta. Nesses dias hĂ¡ uma confraternizaĂ§Ă£o da juventude de todos os continentes da terra, mas numa vivencia da fĂ© que brota do encontro pessoal de cada um deles com Cristo.
Historicamente, estas jornadas aconteceram nas duas grandes concentrações de jovens em Roma, no Vaticano pelos anos de 1984 e 1985. Esses fatos aconteceram no domingo de Ramos. O nosso Beato JoĂ£o Paulo II teve a iniciativa de transformĂ¡-las em jornadas mundiais da Juventude que tem acontecido em perĂ­odo de 2 a 3 anos pelo mundo a fora. Cada jornada mundial da juventude tem sido momentos de grandes alegrias e de pertença a Jesus Cristo. O jovem encontra sentido de sua vida Nele e Jesus Cristo respeita o modo do ser jovem dos jovens. Todas as jornadas Mundiais que aconteceram, o papa esteve presente e nĂ³s vamos ter a presença do papa Francisco que nos confirma na fĂ© em Cristo.
O fruto dessas jornadas mundiais da juventude Ă© extraordinĂ¡rio, pois tudo Ă© centrado na experiĂªncia que se deve ter em Cristo, razĂ£o da nossa vida e de opĂ§Ă£o dos jovens a Ele. Jesus nĂ£o anula a juventude, pois Ele a chama para caminhar com Ele na empolgaĂ§Ă£o, na força e na alegria de ser jovem discĂ­pulo que difunde o amor solidĂ¡rio e fraterno com todos.
O Brasil recebeu os sĂ­mbolos da jornada mundial da juventude, ( a cruz e o Ă­cone de Maria)  que receberam dos jovens que estavam em Madri em 2011 e o ano passado, esses sĂ­mbolos começaram a peregrinar no nosso pais pelas nossas dioceses e arquidioceses e agora jĂ¡ esta no Estado do Rio de Janeiro, percorrendo cidades atĂ© chegar na cidade do Rio de Janeiro em julho quando acontece propriamente esta jornada mundial da Juventude.
Muitos voluntĂ¡rios se apresentam para ajudar e a Igreja do Brasil estĂ¡ presente, ajudando-os, organizando-os e animando-os para que muitos jovens cheguem atĂ© lĂ¡ e ainda receber muitos que vem de outros paĂ­ses e continentes. Que bela experiĂªncia de Deus vamos presenciar e que vai marcar os corações das pessoas e na historia do Brasil.
Se a juventude estiver sintonizada com Deus, com certeza o bem reina e Ă© derrubada entre nĂ³s todas as armadilhas do materialismo que aniquila a pessoa, do egoĂ­smo que nos separa dos outros e da violĂªncia que deixa feridas profundas na sociedade. Todo investimento dado  a esse evento tem um retorno incalculĂ¡vel, pois o amor de Deus se espalha e nos envia para difundir o evangelho da vida que Jesus veio trazer ao mundo.
Todos sĂ£o convidados para participar da mesa da fraternidade e que as divergĂªncias sejam diluĂ­das na concĂ³rdia e na paz que culmina na unidade em Cristo Redentor que estĂ¡ de braços abertos para acolher todas as  pessoas de boa vontade. Jesus nos convoca: "Ide e fazei discĂ­pulos entre todas as nações"(Mt 28,19) (AmĂ©m)

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentĂ¡rio

Tecnologia do Blogger.