Deus Trino é a perfeita comunidade de Amor

        Queridos irmãos e irmãs, nesse domingo, nós estamos celebrando a Solenidade da Santíssima trindade. Pelo batismo já fomos marcados com o sinal da cruz invocando O nome de Deus Pai, Filho e Espirito Santo. Um Deus em três pessoas distintas. Esse mistério é para ser experimentado, não com os olhos humanos, mas com os olhos da fé.
Imagem de DestaqueOs mistérios do mundo podem até serem explicados pelo avanço da ciência e da tecnologia, mas o da Santíssima trindade não se enquadra nas explicações humanas, pois a grandeza de Deus não cabe na nossa pequenez, mas podemos crescer no seu conhecimento através da busca sincera do nosso coração a Deus que se deixa vir ao nosso encontro pelo amor que tem por nós.
Nós sabemos Que Deus é amor e nos revelou em seu filho que foi movido pelo Espirito Santo. Deus Pai é amor que se encarna no Cristo na força do Espirito Santo.
O evangelista São João nos fala que Deus é amor que se faz três pessoas em um só Deus. Pai ama o filho e o Espirito Santo é o amor entre os dois. Que mistério admirável de Deus para a nossa natureza humana, que nos faz crescer na comunhão com Ele, pois tudo procede e vai terminar em Deus.
A liturgia bíblica desse domingo nos ajuda a compreender este mistério central da nossa fé cristã, transmitida fielmente pela Igreja.
No Livro dos Provérbios nos fala de Deus Pai onde se dá a sua obra criadora pela sua sabedoria. O universo e tudo na terra foi obra de Deus e Ele estava nela, contemplando-as. O seu amor contagiava tudo e gostava estar com os homens. Deus é autor de tudo de bom que existe. (cf. Pr 8,22-31) Muitas vezes nós comtemplamos a gloria de Deus no por do Sol, no alvorecer do dia, na chuva que cai sobre a terra sedenta dela e pela natureza com todas as suas criaturas.
Na carta aos romanos, nós encontramos a justiça de Deus na fé que nos reconcilia com Ele. Jesus é nosso mediador a Deus no amor e na esperança que nos alimenta a nossa fé em Deus. Quando sofremos as tribulações, nós encontramos força em Deus no seu Filho Jesus Cristo, porque somos provados nas virtudes da fé, da esperança e da caridade Nele, que é derramada em nós,  pela força do Espirito Santo Deus.
Nós temos vida em plenitude por causa do amor de Deus que se fez doação no seu Filho na força do Espirito Santo. Isso nos impulsiona para vivermos em comunidade de amor na trindade Santa. (cf. Rm 5,1-5)
O evangelista São João nos fala da missão do Espirito que nos faz entender a vontade de Deus na obra salvifica do Seu filho no mundo e nos revela toda a verdade de Deus. (cf. Jo 16,12-15) .
Espetaculares imagens da naturezaO catecismo da Igreja católica nos exorta a esse respeito: A Santa Igreja, nossa Mãe, atesta e ensina que Deus, princípio e fim de todas as coisas, pode ser conhecido, com certeza, pela luz natural da razão humana, a partir das coisas criadas» (I Concílio Vaticano, Const. dogm. Dei Filius, c. 2: DS 3004: cf. Ibid., De Revelatione, canon 2: DS 3026; II Concílio do Vaticano, Const. dogm. Dei Verbum. 6: AAS 58 (1966) 819.). Sem esta capacidade, o homem não poderia acolher a revelação de Deus. O homem tem esta capacidade porque foi criado «à imagem de Deus» (Gn 1, 27).(CIC, 36)”.
Nós conhecemos esse mistério através da revelação de Deus em Cristo. Jesus nos mostrou o Pai, pois O Pai e Ele são um, pois Jesus é o verbo de Deus encarnado na ação do Espirito Santo. Jesus fala a Felipe quem vê Jesus vê o Pai (cf. Jo 14,8). A trindade perfeita e nós podemos exemplificar assim Deus Pai é o criador, o seu Filho é o Salvador e o Espirito Santo é o santificador, mas um só é Deus em três pessoas distintas. Em outra passagem Jesus fala que Ele e o Pai vêm fazer morada em nós se nós  cumprirmos os seus mandamentos(cf. Jo 14,23).
Assim queridos irmãos e irmãs, que nos revela ao nosso coração esta verdade é o Espirito Santo como o próprio Jesus nos exorta: "Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena Verdade" (Jo 16,13).
A nossa ação de missionária no mundo se faz em nome da santíssima trindade, esta ordem nos foi dada por Cristo quando foi para o céu, vejamos: "Ide... e batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." (Mt 28, 19)
Que esta liturgia nos faça mergulhar no mistério de Deus trino numa unidade que se faz presente na nossa vivencia comunitária entre cada um de nós em Deus. Que o amor seja o selo de nossa ação pastoral e que Jesus seja conhecido para a gloria de Deus Pai na unidade do Espirito Santo. Amém 
Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.