Na comunidade encontramos a morada de Deus

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 6º Domingo da Pascoa, sendo que este domingo é antes da celebração que vamos participar da Ascenção do Senhor. É na comunidade igreja que aprendemos praticar a fé que temos em Cristo, não é para ser uma fé de atitude intimista, mas deve ser cheia de confiança na ação de Deus através dos nossos atos dentro dela. Lá que acontece amor-serviço, a partilha, a solidariedade, a compreensão e o perdão entre todos..
Não podemos jamais tirar proveito nos trabalhos pastorais, mas ser servidor de uma Igreja que parte o pão e dão aos necessitados. Não só de pão material que deva ser distribuído, mas a Palavra de Deus deve ser proclamada, pois ela nos alimenta e nos dinamiza na missão. A Igreja não ficara sozinha, pois Cristo garante que estará com ela, não mais a sua pessoa fisicamente, mas na eucaristia, na palavra proclamada, no amor mutuo de cada membro da comunidade, pois aí será a morada de Deus.

No livro dos Atos dos Apóstolos nos faz ver que Jesus esta no nosso meio através da ação do Espirito Santo. Nós não precisamos ver com os nossos olhos físicos, mas O vemos pelos olhos da fé. Jesus sempre estará ao lado de quem vive o amor sincero que leva vida a todos.
Na primeira comunidade cristã aparece o primeiro conflito, devido a vinda dos pagãos a comunidade e a pergunta deles eram: será que é preciso que eles circuncisem pra obter a salvação de Cristo conforme as exigência das leis judaicas ou ser unicamente e exclusivo da adesão dos Pagãos a Cristo sem passar por essa formalidade judaica, pois a garantia seria a crença em Cristo?
Para resolver isso, com discernimento, os apóstolos se reúnem sobre este conflito e no espirito de obediência ao Espirito Santo que dirige as ações deles, resolvem escrever uma carta dizendo: "Decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além do indispensável...". Essa solução se deu no primeiro concilio de Jerusalém que foi importante para a Igreja. Assim, devemos proceder nos momentos de dificuldades e duvidas, devemos colocar diante de Deus e pedir o discernimento para que as decisões sejam justas e conforme a vontade de Deus. A Igreja é sempre assistida pelo Espirito Santo que lhe dá autenticidade na sua ação. O magistério é a voz certa que brota no amago do Espirito Santo.(cf. At 15,1-2.22-29)
No livro do Apocalipse encontramos a linda descrição da Morada de Deus, a nova Jerusalém é um lugar definitivo onde termos a vida em Deus para sempre. Lá é a certeza da nossa caminhada, pois valida todas as nossas ações boas nesse mundo, tirando em nós a erva daninha do ódio, do descompromisso, do egoísmo, da ingratidão, da ganancia, do materialismo e de tudo que nos afasta da Vida em Deus e com os nossos irmãos. Quem é fiel a Deus já começa a construir a sua morada com Ele para sempre. (cf. Ap 21,10-14.22-24)
O evangelista São já nos ostra o discurso final de Cristo conhecido como o discurso da despedida. Jesus garante que nos mandará o Espirito Santo que nos ensinará e nos recordará todas as coisas que Ele fez e nos ensinou. Assim, Jesus diz: "Ele vos ENSINARÁ e RECORDARÁ tudo o que vos tenho dito" E Jesus fala a condição de Ele morar conosco e nos fala: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa MORADA..." (cf. Jo 14,23-29)
Que maravilha que essa promessa e realidade que Jesus faz para nós. Ele mesmo vem até a nós, juntamente com seu Pai na força do Espirito Santo. Isso acontece realmente se nós nos amarmos mutuamente e a Trindade também. É um amor que faz acontecer o bem entre nós.
Cada vez que aderimos a Cristo assiduamente na escuta da sua Palavra, na eucaristia que nos alimenta e nos serviços missionário Dele no mundo, nós estamos sendo verdadeiros fieis de Deus. Oxalá que todos possam ser de Cristo, não como membro inerte, mas trabalhando em uma ação transformadora da realidade de morte para a realidade de vida. Que a liturgia nos faz ser consciente da nossa responsabilidade de Cristão no mundo e que a nossa atividade seja de fermento que faz crescer o bem, de luz que ilumina a escuridão do caminho para não erra a rota e de bom ouvinte da Igreja que é representa pela voz do magistério. Desse modo vamos peregrinar na estrada de Cristo rumo à eternidade com Ele no céu para sempre. Amém

Bacharel em teologia Jos Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.