O Trabalho nos sustenta e nos dá dignidade



Queridos irmãos e irmãs, A Igreja está em festa, por causa de São Jose. Ele é o patrono da Igreja e foi um homem justo, cheio de fé e acreditou nos propósitos de Deus para a sua vida, tornou-se o guardião da família de Nazaré, modelo para todo trabalhado. Com seu suor e exemplo na carpintaria, mostrou a Jesus o valor do trabalho, mesmo que seja simples. Jesus sabe do valor do trabalho e reconhece a Deus Pai como Aquele que sempre trabalha por isso Ele também trabalha. Cada pessoa deve sentir útil com seus dons no trabalho e que ele seja frutuoso.
Patrões e empregados devem se respeitar mutualmente, de um lado, o trabalhador deve fazer o trabalho honesto e de outro lado, o patrão deve pagar o justo pelo trabalho feito. Todo ser humano precisa de alimentação, educação e moradia digna, saúde justa e toda forma boa de tratamento.
A Igreja sempre esteve ao lado do trabalho e do trabalhador, através de vários documentos que a Igreja publicou pelo seu magistério como Rerum Novarum (Papa Leão XIII, Laborem Exercens (Beato Papa João Paulo II), Doutrina Social da Igreja, etc.
Segue este artigo postado pela www.cancaonova.com::  A Igreja, providencialmente, nesta data civil marcada, muitas vezes, por conflitos e revoltas sociais, cristianizou esta festa, isso na presença de mais de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: "Viva Cristo trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa!" O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré.



O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé – do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem – esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria. A Igreja, nesta festa do trabalho, autorizada pelo Papa Pio XII, deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer obras produzidas pelo homem: "Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres."



São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: "Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa... O Senhor é Cristo" (Col 3,23-24). São José Operário, rogai por nós!

Assim, meus irmão e irmãs, somos amados e cuidados por Deus que sempre zela por nós. Também, Temos intercessores que estão no céu como São Jose que nos protege contra o desemprego, contra os maltratos no trabalho, e ainda protege o trabalho para que sempre tenha para todos. Deus se manifesta de modo admirável sempre a nós e devemos agradecer pelo pão que nos sustenta que vem do suor do nosso rosto. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.