Que o mundo descubra o amor, a verdade e a justiça


Uma sociedade que quer ser livre e justa deve descobrir nas suas relações o respeito pela posição do outro sem perder a sua individualidade. O mundo, muitas vezes, vai pela contramão da boa convivência e do dialogo entre as pessoas, mas devemos procurar o caminho do entendimento e da paz.. Não se pode ter uma paz duradora se não houver o amor, a verdade e a justiça entre todos.
As ideologias humanas, muitas vezes, são entraves para o direito humano de valorização da vida em todos os estágios. Não podemos permitir a cultura da morte e do descartável entre nós. As crianças tem o direito de nascer e os idosos tem que ter uma finitude respeitada, sendo assim a sociedade se humaniza e vive os valores da dignidade humana, mas é preciso que todos se respeitem, sem impor uma posição ou uma reinvindicação a outro.
Não se pode querer uma coisa se eu não respeitar a vida do outro, mas o dialogo e a boa convivência entre as pessoas vai fazer a diferença no mundo.
A pluralidade de ideias, de posições politicas e de religiões diversas deve ter um franco dialogo e respeito, pois todos buscam as verdades e elas vão convergir numa verdade plena que chega a Deus, que é principio e fim de tudo.
As palavras do nosso Papa Francisco para o tempo de hoje é uma orientação segura de um pastor que leva o seu rebanho para Cristo na autenticidade e vivencia da fé. Que a Igreja seja o sinal de acolhida e respeito a todos e que ela seja uma porta aberta onde todos têm lugar e vez. Que ela seja simples e pobre para transmitir a mensagem salvadora de Cristo que é sempre atual para nós. As pessoas possam ser portadores de paz e concórdias entre todos em Cristo.
Todos são chamados a ser missionário de Cristo, sendo irmãos e irmãs de todos, pois juntos somos mais para construir uma sociedade justa e fraterna. Não sejamos entraves para que outros possam entrar e ser ouvido e acolhido como filho e filha de uma Igreja missionária e discípula de Cristo.
A JMJ foi uma demonstração que é possível a confraternização dos povos em vista da paz e respeito pelo ser humano. Não pode haver intolerância entre as pessoas e sim uma busca de um denominador comum que busca soluções dos impasses criados pela sociedade moderna.
A Igreja quer ser parceira nas soluções das desigualdades sociais, econômicas e humanas, mas para que isso aconteça é preciso que haja a sinceridade e abertura de corações entre as pessoas. Ninguém deve ficar de lado do Banquete da vida e cada um deve ter um lugar na mesa sem privilégios, pois isso ajuda a ter mais vida e todos vão sentir saciados em suas vidas, levando-os a uma dignidade valorizada e respeitada por todos.
Que Deus nos ajude a encontrar o caminho, do amor, da solidariedade e da partilha de dons em vista do bem comum e que todos tenham vida sempre. Amém!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.