Devemos ter fé vigilante



          Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje o 19º Domingo do Tempo Comum e a liturgia de hoje nos chama atenção de ser vigilantes na fé e corajoso nas ações, sem temer os percalços da vida nesse mundo, que é marcado pela violência, desacordo, ódio, egoísmo, materialismo e um individualismo desumano. Hoje, também, nós nos lembramos dos pais que tem uma missão de educar os filhos em uma vida de fé, de cidadania e de família que ajudam a transformar esse mundo em uma cultura de vida sempre.
Deus está presente na nossa historia e a sua Palavra é sempre atual. Deus é fiel e a sua presença nos dá uma garantia de prosseguir a jornada nesse mundo.
No livro da Sabedoria nos mostra e nos faz recordar a presença de Deus amoroso que cuida e nos liberta sempre. Essa atuação de Deus no passado e sempre nos faz sermos confiantes de superar as dificuldades presentes. O Povo de Deus experimentou essa atuação de Deus e ainda hoje vemos e testemunhamos que Deus sempre está conosco. O importante deixar-se conduzido por Ele sempre na comunidade em que vivemos. O êxodo dos judeus marcou aquela noite da libertação. Houve o extermínio dos primogênitos egípcios por causa de que eles repeliram a Palavra de Deus proferida por Moises, mas para os judeus foi uma noite de alegria e esperança por que Deus caminha na frente como luzeiro, deixando vivos e eles saíram libertos das águas do mar e caminharam para o deserto onde eles iam fazer aliança da vida com Deus. A revisão do passado encoraja o presente e nos dá esperança de um futuro de vida com o nosso Deus sempre presente. (cf. Sb 18,6-9)
Na carta de São Paulo aos Hebreus nos  fala da experiência de ABRAÃO. Ele aceito a proposta de Deus pela fé. Ele parte de sua pátria para um lugar que não conhecia, acreditando na promessa de Deus onde a pessoa dele ia fazer uma grande nação com uma população números. Ele acreditou em Deus, embora já velho e sem filho, mas Deus deu a garantia que Sara teria um filho dele na velhice e assim aconteceu. Ele aceita o desafio de sacrificar o seu único filho, mas Deus agradou desse gesto e poupou Isaac, o filho da promessa. Ele caminhou como peregrino na fé em Deus sem desanimar para chegar a Pátria definitiva. Hoje temos dificuldades, mas temos a promessa de dias melhores em nossa vida, por isso devemos prosseguir sempre sem nunca desanimar para alcançar a vida plena e vitória sempre. (cf. Hb 11,1-2.8-19)
O evangelho de Lucas nos mostra a experiência dos apóstolos nesse mundo e eles estavam com medo porque eram poucos e fracos em mundo hostil, mas Jesus os encorajava dizendo: "Não temais, pequeno Rebanho, porque é do agrado do Pai dar a vós o Reino". Jesus ainda nos fala da vigilância, pois a noite tem o seu desafio. O senhor virá sempre e nós devemos estar atentos da sua presença que vem nos ajudar na hora em que menos esperamos. Então devemos vigiar sempre. Ele nos mostra a vigilância em três parábolas como: Os Servos que esperam o Senhor voltar do casamento, O Ladrão que chega de surpresa e O Administrador fiel. O que Jesus nos quer dizer com essas parábolas? Primeiro é que devemos estar em atitude de preparação, estar em atenção e vigilantes sempre para receber o Senhor da vida que vem até nós sempre. Deus é fiel e nos faz sermos atuantes e fieis nos nossos serviços pastorais de nossa comunidade. (cf. Lc 12,32-48)
Que esta liturgia nos ajude a sermos prudentes, servidores e atentos nas nossas obras na comunidade, na família e na sociedade. Assim, seremos firmes na fé que constrói pontes que trazem vida e justiça para todos. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.