O crescimento de um povo se dá junto com todos

Foto: Um antropólogo fez uma brincadeira com crianças de uma tribo africana. Ele colocou um cesto cheio de frutas junto a uma árvore e disse para as crianças que o primeiro que chegasse junto a árvore ganharia todas as frutas. Dado o sinal, todas as crianças saíram ao mesmo tempo e de mãos dadas! Então sentaram-se juntas para aproveitar da recompensa. Quando o antropólogo perguntou porquê elas haviam agido dessa forma, sabendo que um entre eles poderia ter todos os frutos para si, eles responderam: Ubuntu, como um de nós pode ser feliz se todos os outros estiverem tristes?

UBUNTU na cultura Xhosa significa: “Eu sou porque nós somos”

“Um antropólogo fez uma brincadeira com crianças de uma tribo africana. Ele colocou um cesto cheio de frutas junto a uma árvore e disse para as crianças que o primeiro que chegasse junto à árvore ganharia todas as frutas. Dado o sinal, todas as crianças saíram ao mesmo tempo e de mãos dadas! Então, sentaram-se juntas para aproveitar da recompensa. Quando o antropólogo perguntou por que elas haviam agido dessa forma, sabendo que um entre eles poderia ter todos os frutos para si, eles responderam: Ubuntu, como um de nós pode ser feliz se todos os outros estiverem tristes?” (texto de autor desconhecido) UBUNTU na cultura Xhosa significa: “Eu sou porque nós somos”!

Esse texto nos faz pensar muito e ainda refletir a nossa participação diante da sociedade em que vivemos. Nós não podemos jamais esquecer que outras pessoas estão conosco e cada um tem uma função importante na harmonia do lugar em que estão.
A sociedade atual é, muitas vezes, competitiva, individualista e sem uma visão de comprometimento com todos. Parece que cada um faz sem importar no conjunto, acreditando que a sua atuação é individualizada sem pensar no outro. A solidariedade e a partilha estão longe da visão de uma coletividade de quem necessita de uns dos outros para sobreviver.
Em toda atividade humana deve estar combinada no respeito um do outro e na busca de ajuda mutua que vai além da nossa tarefa individual. Se quisermos ver o crescimento de um povo, de melhoria na escola, na família, na sociedade e instituições temos que mudar a nossa atitude individualista para um trabalho em prol do bem estar de todos, mas feito em um trabalho conjunto sem privilegio e sem levar vantagem.
Esperamos que se deslumbre em nossos relacionamentos, tanto familiar ou no trabalho sejam pautados em ver o lado do outro e assim estendermos as mãos a quem precisa de nós.
Nós precisamos de todos e ninguém pode ficar fora do Banquete da Vida, desde o mais simples trabalhador até os mais graduados. Assim, lembremo-nos o que Jesus nos ensina, o maior deve ser o servidor de todos como Ele mesmo fez no mundo, que mesmo sendo Deus e Senhor, lavou os pês dos seus discípulos numa atitude de serviço aos humildes.
Portanto, uma sociedade que todos são importantes, caminha com os valores éticos, morais, sociais, políticos e religiosos em uma perspectiva de auto realização, pautado no respeito e na dignidade do ser humano. Todos são irmãos e irmãs, filhos e filhas de um só Deus, construindo o Reino de Deus, já aqui, para culminar na eternidade com todos no céu, onde será a nossa morada permanente.

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha jbscteologo@gmail.com

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.