Que as nossas boas ações sejam transformadoras no mundo de hoje


 

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 5º Domingo do Tempo Comum, onde a liturgia nos faz refletir mais um discurso de Jesus para nós. A assembleia que se reúne para ser iluminada por Cristo e esta luz que vem Dele deve ser irradiada por nós em todos os lugres.
Nós somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo para que haja em nosso meio uma sociedade mais humana e cristã com a nossa coerência de vida.

No livro do profeta Isaias nos mostra que não basta cumprir ritos sem vida e vazios de sentido, mas o que é preciso ter um compromisso concreto que leva o homem ser bom e que viva o amor, desse modo ele será um sinal visível do amor de Deus ao seu povo. Não podemos ser insensíveis aos graves problemas que o mundo passa como a pobreza, a fome, o descaso do sistema de saúde e habitacional, a insegurança, a desvalorização da família e do bom costume. Não podemos sentir que o mal e o erro são normais, mas devemos trabalhar para propagarr o bem em todos os lugares. Devemos ser luz em todos os lugares. (cf. Is 58,7-10)

São Paulo na sua carta a coríntios nos avisa que devemos conscientizar que ser a luz não é se firmar na mentalidade humana da nossa sabedoria que tudo se reduz a imediatismo sem levar  a perspectiva da eternidade em Deus . A salvação do homem e da mulher devem se identificar com Cristo, que é o caminho seguro do ser humano para tornar-se melhor e bom já aqui no mundo. (cf. 1Cor 2,1-5)

No Evangelho de Mateus , Jesus exorta os seus discípulos a serem o "Sal da terra e a luz do mundo" e serve para nós hoje. Porque será que Jesus usou esta expressão de sal para eles e para nós hoje? Isso é simples ,pois nós sabemos que o sal é ingrediente que faz uma grande diferença na nossa alimentação, sem ela a comida fica insonsa, mas quando colocada em dose certa, ele dá sabor e todos gostam. Assim deve ser o cristão na sua ação no mundo, na família, na comunidade, pois sendo uma pessoa que leva harmonia, paz, trabalho partilhado e compromisso para transformar a nossa realidade desigual e de morte para uma situação de bem que leva a vida.

Outra exortação de Jesus para eles e serve para nós hoje, é ser luz do mundo onde as pessoas estão envolvidas em clima de escuridão que leva a morte, ódio, violência, descompromisso, e indiferença aos mais necessitados desse mundo. Precisamos iluminar as realidades ruins para que elas sejam transformadas com as nossas mãos que trabalham para o bem. Devemos ser missionários que trabalham para o bem comum e assim a nossa família, o mundo e a comunidade em que pertencemos, tornam-se ambientes de irmãos e irmãs que constroem o Reino de Deus já aqui na terra. Dessa maneira vamos ser testemunha de Cristo como o próprio Jesus nos fala ao nosso coração ontem, hoje e sempre:  "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens... para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o Pai que está no céu". (cf. Mt 5,13-16)
   

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.