Só amor explica o gesto de Jesus



Queridos irmãos e irmãs, o calvário nos ensina qual é o valor do amor de Cristo que doa a sua vida por completo para nos salvar. A sua cruz nos fala muito para aprender o valor do amor e de amar a todos, principalmente os que mais sofrem, os desempregados, os que passam fome, os descriminados, os doentes, os pobres e todos que ficam a margem da vida.

A via crucis de Jesus nos deixa uma lição de um Deus que vem a se entregar por todos, principalmente para os pecadores. Jesus sentiu a dor, sentiu horas de angustia, de solidão, de abandono, de sede e de  gritar por socorro de Deus Pai. Esta hora que Jesus sente abandonado se identifica conosco menos no pecado, sente a escuridão da separação, da dor, do sofrimento e da aproximação da morte para dar a vida e unidade a cada um de nós.

Na cruz, Jesus está só, entre a terra e o céu para nos acolher no céu definitivamente. Ele se despoja totalmente no abandono e se entrega a vontade do Pai. Compreendemos os sofrimentos, as dores da humanidade, a violência que precisa ser transformada para o respeito humano. A cruz nos leva a vida, pois Jesus morre e ficará apenas três dias nos sepulcro. O domingo, precisamente a aurora desse dia surge a vida deslumbrante. Agora Jesus vive e nos dá a vida.

A humanidade estava representada na cruz em Maria e no apostolo João e nesse lugar Jesus oferece um filho para a sua mãe, pois Jesus é o seu filho que vai para o Pai. A família não ficará só terá a presença desse filho que a acolhe. Jesus morre e nos dá uma mãe e um filho para não sentirmos só. Ela torna mãe de todos e João vai representar todos nós.

A noite de sexta-feira santa nos fala do sepulcro, Um Deus que está morto e é colocado naquele lugar escuro. É temporário isso, pois três dias Ele ressurge glorioso. Nós queremos que esteja conosco sempre na nossa trajetória, conforme a sua promessa quando dois estiverem reunidos em meu nome eu estou no meio de vós.

Obrigado Jesus, mesmo na hora extrema da morte de cruz, nos perdoa e ainda nos dá uma mãe que nos protege no caminho da vida. Como fica fácil Jesus quando está conosco e desse modo nos ensina e nos ajuda a partilhar os dons recebidos aos outros que precisam, a solidarizar com os necessitados e vencer as dificuldades da nossa vida e dos outros.

A cruz é a prova que tudo passa. Vamos encontrar a segurança na cruz de Cristo, pois nada nos separará de Cristo e nenhuma tribulação e dificuldade vão nos tirar do caminho do céu que traçamos junto com Jesus. Só amor nos faz prosseguir e o mistério que estamos vivendo hoje: a paixão, a morte de Jesus Cristo, tudo isso vai nos levar a vida plena e vamos produzir muito frutos para a construção do Reino de Deus aqui até a eternidade para sempre.

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.