Vigília pascal, a luz da vida resplandece na escuridão da morte
Imagem relacionada


Queridos irmãos e irmãs, hoje celebramos a Vigília da Pascoa, que é a celebração da vitória da vida sobre a morte. Agora é a vida que deu a sua ultima voz, Jesus está vivo e nós somos presenteados pelo dom da vida. O que traz morte não pode imperar nos corações humanos no mundo inteiro, pois agora é tempo da vida imperar. Deve acabar a cultura da morte que traz tristeza e horror às pessoas.

Na celebração desta noite, o círio é incisado com sinal da cruz e ela é marcada com as chagas gloriosas de Cristo, que venceu a morte que foi instaurada com o pecado de Adão e Eva pela sua desobediência, após isso tem-se a benção do fogo novo. Acende-se o círio Pascal, então o celebrante entra com o círio com três paradas, cantando em bom tom que  Cristo é a luz e nela que devemos contemplar.

Na cerimonia temos o anuncio da Pascoa, que é uma revisão de toda a história da nossa salvação. É um hino muito bonito. Deus perneia na historia humana, sua fraqueza e grandeza do ser criado por Deus. Deus nunca erra, mas deu a liberdade a homem, mas esse, enganado, afastou de Deus e pecou, inaugurando uma nova era de morte e de solidão a ser humano. Perdemos o céu, mas hoje a alegria volta por Cristo, os a anjos e todos deve entoar canto de alegria da salvação. Agora, a Igreja se rejubila pela luz da vela que ilumina e nos encoraja para estar ao lado da vida sempre. Somos um Povo que vem ao encontro do Senhor que vive para sempre.

A liturgia perpassa desde o Genesis até o Evangelho de João que proclama a ressurreição de Cristo. Assim, a liturgia bíblica desta noite anuncia em toadas as leituras, como que Deus agiu na historia humana. A Páscoa do Senhor, Jesus é o novo cordeiro que nos marca na porta da nossa alma com seu sangue. Como outrora, hoje a coluna de fogo se torna fonte de luz infinita. Agora a noite não é mais motivo de temor devido a escuridão do mal, mas é iluminado do bem que nunca acaba e revitaliza o moribundo para a vida. O pecado é anulado e a sua escravidão tem as amarras do mal destruídas com a Vitória de Cristo, pois a morte não O prendeu.

A luz torna-se a razão principal, enchendo todos os lugares a luz de Cristo, que está vivo no nosso meio. As armadilhas do mal são anuladas com a Ressurreição de Cristo. Mesmo dividindo a luz da vida com todos, mesmo assim não perde o seu verdadeiro fulgor. Que esta noite seja, o principio do bem que deve irradiar em todos os cantos da terra. A luz do círio que foi ascendido nesta noite esteja em cada vela da nossa vida para termos uma vida nova. Que possamos ser uma criatura nova e que possamos ser uma ovelha que serve ao Senhor com alegria.

Sabemos que o batismo é a porta para aqueles que querem abraçar a fé deve proclamar que o que Cristo é o Senhor e está vivo, pois Ele ressuscitado, vencendo a morte para sempre. A graça do dom vida se enche no batizando e esse passa de criatura, tornando-se filho de Deus no Filho de Deus. Pelo nosso batismo somos chamados a ser luz e sal novo da terra para que esta ela seja linda como foi outrora idealizada por Deus desde o principio. Que sejamos corajosos e fortes em todas as situações, mesmo naqueles momentos difíceis de nossa vida e de nossos irmãos.

Que as perseguições cessem e que a Igreja seja austera no anuncio das verdades de Jesus, sem medo das consequências, pois Jesus é o principio e o fim de tudo. Nós vamos continuar como peregrinos, caminhando sempre com todos para o Reino que terá o seu ápice com a vinda Senhor poderoso, iluminando o mundo com o sol novo.
 Tudo por Jesus nada sem Maria
Feliz pascoa para todos.

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.