Cristo é a cabeça da Igreja, nós os seus membros

39 - img

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 21º Domingo do Tempo comum, e a liturgia nos faz refletir os fundamentos da nossa fé que é Cristo e a sua Igreja. Fazemos parte da Igreja de Cristo, os que estão militando na terra, os que estão em um período no purgatório e finalmente os que estão no céu.

No livro de Isaias nos mostra uma situação real em que o ministro da casa real que se tornava guardião  com o recebimento das entregas das chaves do palácio real. Essa pessoa é Eleaquim e nos remete a figura de Pedro que através da entrega da chave e governo supremo do Povo de Deus.  Isso nos vai entender melho o Evangelho que a liturgia desse domingo nos tem a dizer e refletir sobre a chefia da Igreja no mundo.(cf. Is 22,19-23)

Na carta aos Romanos podemos ver a maravilha de DEUS na sua sabedoria e ciencia dele faz acontecer e realizar de modo pleno o seu Projeto de Salvação da humanidade. Deus tem um amor infinito pelo homem e o quer perto Dele. Por isso devemos viver como filhos de Deus nas diversas situações que o mundo no apresenta. (cf. Rm 11,33-36)

O evangelista Mateus nos mostra que foi o próprio Jesus entregando as chaves a Pedro depois de sua profissão  de Fé em Cristo. Pedro reconhece que Cristo é o Messias prometido, o Filho de Deus. Essa parte é cristológico, mostrando a todos nós que Cristo é centro de toda nossa fé. De outro lado temos a primazia de Pedro dado por Jesus para ser chefe da Igreja de Cristo e assim toda comunidade deve estar congregada e organizada ao redor de Pedro. Assim vemos que a Igreja católica romana não é invenção humana, mas tem a sua origem divina. (cf. Mt 16,13-20)

Quem segue Jesus tem que saber o que Ele é, como que Ele viveu nos seus gestos e ação. Jesus não acumulou riqueza no mundo, vivia do necessário e da ajuda dos seus seguidores. Esse modo deve ser seguido por todos nós que queremos ser pastor, padres e ministro de Deus. Somos todos chamados a ser missionário do Senhor com o nossa exemplo de vida de oração, simplicidade e de temente a Deus.
o mundo precisa que sejamos coerentes na ação despojada a favor dos pobres, dos sem voz e dos indefesos para que eles tenham vida em abundancia, pois esse é direito de todos.

Que esta liturgia nos ajude a estar com Cristo na sua Igreja e que possamos ser dóceis ao Espirito Santo, sendo fieis a Igreja na figura do Papa.

Tudo por Jesus nada sem Maria.

Bacharel em Teologia e Filósofo Jose B. Schumann Cunha 26-08-17

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.