Quando Deus está presente nós teremos coragem sempre


 Barco de Jesus e Pedro

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando nesse domingo o 19º Domingo do Tempo comum. Quando Deus está conosco nós vamos ter sempre a coragem de enfrentar situações e problemas, pois Ele é que vai dar direção aos nossos projetos e desafios que a vida nos oferece. Hoje celebramos o dia dos pais e que este dia possamos orar por todos eles que possam ter alegria de orientar bem seus filhos para a vida em abundância com Deus. Jesus andando pelas águas nos indica que Ele está acima dos problemas para mostrar que quando Ele vem até nós, nos ajuda a superá-Los, pois Ele é maior e nos ampara sempre.

A liturgia bíblica  nos ajuda a entender a presença de Deus na nossa historia e na Igreja. Deus sempre toma iniciativa e se revela para nós. É preciso que tenhamos fé.

No Livro do Primeiro Reis Deus se revela numa brisa leve e suave e nunca de modo impetuoso ou de modo de dar medo a pessoa que quer vê-LO.

Aqui temos Elias que estava cansado e amedrontado pela perseguição de morte por Jesabel. Então ele fugiu e foi em direção ao Monte Horebe, o mesmo onde Moisés teve o encontro com Deus. Ele acreditava que Deus se manifestaria no vento, no fogo ou no terremoto, mas Deus quis se revelar por uma brisa suave e leve. Ali ele pode ter a experiência e o encorajamento para continuar a sua missão de profeta. Deus nunca se impõe. É na tranquilidade e serenidade que Deus nos fala e a sua Palavra vem até nós de modo tranquilo para que possamos com ela agir como um porta voz de Deus.

Deus fala assim ao nosso coração e nos dá a direção certa para vivermos nesse mundo com Ele de modo pleno e abundante até a eternidade. (1Rs 19,9a.11-13)

Na carta aos romanos Paulo nos fala que Deus revelou-se a humanidade, oferecendo uma proposta de Salvação ao seu Povo, mas esse a rejeitou. Deus tem paciência e nunca se impõe, mas espera que a gente livremente aceita a sua vontade que é sempre boa para nós. (cf. Rm 9,1-5)

O evangelista Mateus nos fala da experiência que os apóstolos tiveram no mar agitado, mas alguém surgem andando pelas águas, esse era Jesus. No inicio desta visão deu medo a eles, mas Jesus fala não tenha medo, sou Eu. Pedro insiste em dizer: se é você então deixa ir caminhando até vós. Assim foi feito, Pedro começa andar, mas teve medo, pedindo socorro e Jesus pede dê-me a sua mão e o amparou, dizendo homem de pouca fé. Quando Jesus entra na barca, o mar fica calmo, então todos disseram: tu és verdadeiramente Filho de Deus. (cf Mt 14,22-33)

Esta passagem nos mostra que a barca é a Igreja, Jesus é a cabeça dela e Pedro, que hoje é representado pelo papa é timoneiro que a dirige. Quando temos Jesus em nossa vida e a voz da Igreja nos dando a direção nós podemos caminhar seguro e sem medo, construindo aqui um reino de Justiça, de verdade, de partilha e de misericórdia para todos até chegarmos ao reino definitivo prometido por Jesus para todos que O seguem. Embora pode surgir momentos de tribulação como Ele mesmo nos exortou: “haverá tribulação” (Mateus 24:21), mas seremos sempre capazes de superar todos os obstáculos e problemas desde que estejamos firmes na fé,  na oração e caminhando sempre com Cristo na Eucaristia e na sua palavra.

As dificuldades e as tempestades da vida são diluídas pela presença de Jesus que é sempre fiel ao homem. Que esta liturgia nos ajude a procurar Jesus no silêncio do nosso coração e não nos ruídos que nos atrapalham de percebermos que Jesus está sempre ao nosso lado, encorajando-nos a nossa caminha de modo seguro e sem medo nesse mundo em vista da eternidade feliz.

Da pacem, Domine, in diebus nostris. Dá paz, ó Senhor, em nosso tempo.


Tudo por Jesus nada sem Maria!

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.