O amor é o maior mandamento que existe

Resultado de imagem para imagem do 30 domingo do tempo comum


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 30º Domingo do Tempo Comum, já estamos quase findando o ano litúrgico. A liturgia de hoje nos convida a ser testemunha no anuncio que devemos ser de Cristo na difusão do maior mandamento da Lei que é o amor.

Hoje nós fazemos o enceramento do mês missionário e a liturgia bíblica nos dá a pista para o mandamento do Senhor. No livro do Êxito nos recorda que o mandamento é amor que deve ser a direção das nossas ações e essas coisas se concretizam na ajuda e defesa dos necessitados e desprotegidos que são: os estrangeiros, as viúvas, os órfãos, os endividados, os pobres.

Deus sempre pede a Israel e a nós a misericórdia, a hospitalidade e a compaixão daqueles que mais precisam de nossa atenção. No antigo Testamento já tinha essa preocupação do amor ao próximo visto em relação a Deus, mas no novo Testamento Jesus o aperfeiçoa como podemos ver no evangelho de Hoje. (cf.Ex 22,20-26)

Na primeira carta de São Paulo aos tessalonicenses nos faz ver o exemplo de dado e vivido pelos cristãos de tessalonica. Isso foi importante para a comunidade, pois tornou-se semente de fé e amor que deu frutos em outras comunidades. Portanto o testemunho deles e o nosso faz com que o Evangelho seja difundido de modo pleno e coerente com nossa vivencia nos valores cristãos no mundo. (cf. 1Ts, 5c-10)
No Evangelho de São Mateus, Jesus nos mostra de modo pleno e resumido do mandamento de Deus que foi resumido por Lei no Amor, isto é o amor a Deus e aos irmãos. Agora a lei é o amor e isso entra no confronto com o pensamento das lideranças judaicas daquela época. Os fariseus quiseram pegar Jesus em uma cilada da pratica dos mandamentos porque eles eram legalistas, isto é davam a importância a Lei de Deus, que devia ser cumpridas por todo bom judeu.. No tempo de Jesus se multiplicava o entendimento dos 10 mandamentos em 613 mandamentos que na sua maioria eram proibições. Tudo isso se tornava um fardo ao povo daquela época. (cf. Mt 22,34-40)

Muitas valorizavam a pratica da lei como algo pleno, mas Jesus transformou a frieza da lei na dinâmica viva do amor. Assim Jesus resume em dois, mas tendo o principal o amor a Deu e ao próximo.

Hoje as pessoas tem dificuldade de lembrar-se dos 10 mandamentos de Deus, e imagina o 613 mandamentos daquela época. Muitos não os obedecem, mas o amor sendo importante nas relações humanas, o mundo se torna mais solidário e convivi-o se torna melhor entre as pessoas. Se amarmos a Deus, então devemos amar a nós e os outros na mesma intensidade.

Que esta liturgia nos leve a pensar e a viver a misericórdia, o amor, o perdão, a partilha e a solidariedade com todos, principalmente aos que mais necessitam de nossa atenção. Que a mesa seja farta para todos.

Tudo por Jesus e nada sem Maria


Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha 29-10-2017

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.