Uma voz clama por nossa conversão


Resultado de imagem para imagem do segundo domingo do advento

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje o segundo domingo do Advento do Senhor, e temos a voz profética de Isaias e de João Batista que vem ao nosso encontro nos apelando para a conversão e mudança de vida para prepararmos pela Vinda do Senhor.

A liturgia bíblica desse domingo  nos convida a prepararmos o caminho do Senhor que vem até nós.
No livro do Profeta Isaias faz o anuncio da libertação. Aqui o contexto é o exilio do povo de Deus na Babilônia, pois o povo transgrediu e pecou. O profeta consola-o e faz o anúncio do perdão de Deus e indica o novo caminho de salvação e vida. È a oportunidade de um novo êxodo e vai experimentar um Deus que ama e a sua mão bondosa com o seu povo.

O povo vai descobrir novamente a maravilha da aliança que se concretiza na comunhão com Deus. Para isto será enviado um mensageiro que vai à frente fazendo esse anuncio libertador que é uma boa noticia para Jerusalém e Judá. Assim, o povo sentirá a presença de um Deus que nuca abandona o seu povo, apesar das transgressões.. (cf. Is 40,1-5.9-11)

Na segunda carta de São Pedro nos faz um anuncio de um novo céu e uma nova terra. Isso será uma Parusia, uma volta do Senhor. Mas, para isto é preciso que cada um de nós sejamos vigilante na espera e no preparo.
Como que isso se faz? É vivendo os ensinamentos de Jesus na sua Palavra e na voz da Igreja que sempre nos educa como mãe e mestra dos seus membros. Ainda devemos empenhar para transformar o mundo, construindo já no nosso meio o Reino, que é antessala de um novo céu e uma nova terra onde todos poderão viver a justiça, o amor, o perdão, a fraternidade, a misericórdia, a solidariedade e a partilha. Onde há cristão não pode haver exclusão, fome e falta de humanidade. (cf. 2Pd 3,8-14)

O evangelista Marcos nos traz João Batista que anuncia o Senhor e a ele que devemos acolher a sua voz, pois Ele é o Messias libertador da humanidade. A nossa conversão é necessária, pois Deus já se voltou para nós e cabe a cada um de nós chegarmos a Ele com mudança de vida e de atitudes. João Batista está no deserto de Judá e começa a pregar a necessidade de sair do pecado e converter a Deus por que o dia da justiça do Senhor virá para todos. Ele é mensageiro do Senhor que vem antes para preparar o caminho e planificar o que tiver tortuoso.  (cf. Mc 1,1-8)

Como que se faz isso? Dizer não ao pecado e reconhece-lo para receber o perdão de Deus em uma conversão sincera. Fazer uma boa confissão e ter um firme proposito de não pecar mais, purificando assim a vida para a graça divina. Os nossos vazios, as nossas omissões, as nossas vaidades, os nossos orgulhos, as nossas ambições, os nossos orgulhos, as nossas ganancias, os nossos  ódios  e tudo que atrapalham a nossa vida para ter uma comunhão com Deus e com todos nossos irmãos de caminhada. Agora é estar em plena harmonia e expectativa com a vida do Senhor, vivendo a fraternidade plena com todos no banquete da vida que Deus oferece a todos.

Que esta liturgia nos ajude a despertar em nós uma vontade de fazer tudo novo, restaurando no amor de Deus que liberta e na fraternidade entre nós que rejuvenesce os nossos corações, aquecendo-os na graça de Deus. Portanto,  preparemos bem para a segunda vida do Senhor e fazer uma grande memoria do Natal de Jesus que nos proporcionou o salvador no meio de nós. Amém.


Tudo por Jesus nada sem Maria 

Bacharel em Teologia e Filosofo Jose Benedito Schumann Cunha


Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.