A intercessão dos Santos é uma prática que existe na Igreja Católica, mas que não é reconhecida, não é aceita por muitas denominações cristas.
Os Católicos pedem a intercessão, o socorro, a súplica dos Santos, os nossos irmãos e irmãs que já se encontram com Deus na glória, igualmente os Anjos (São Miguel, São Rafael, São Gabriel e todos os seus comandados).
O protestantismo diz que a prática da intercessão dos Santos não é bíblica. E mais do que isso, ela fere a Palavra de Deus. O texto que eles apresentam para negar a eficácia da intercessão dos Santos, o famoso texto, o principal texto é 1Timóteo 2,5-6 “pois há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, um homem, Cristo Jesus, que se deu em resgate por todos. Este é o testemunho dado nos tempos estabelecidos”.
Então eles dizem, como Jesus Cristo é o único mediador, os Santos, principalmente Maria, não deveriam ser invocados para pedir a Jesus por nós. Segundo eles, quando os católicos apelam para os Santos, esses Santos se intrometem na única mediação de Cristo. Mas se lermos de novo o texto, veremos que esse raciocínio é falso. Reparem o texto: ‘um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo’, mas os Santos não são mediadores entre o Pai e os homens. Quem é o único mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo. Ele disse ‘ninguém vem ao Pai senão por mim’. E é verdade. O único Caminho, mediador, canal, meio, recurso de chegar ao Pai é por meio de Jesus. A mediação tratada em 1Tm 2,5, refere-se a Nova e Eterna Aliança. No Novo Testamento, é Cristo que nos reconcilia com Deus, através de seu sacrifício na Cruz. É nesse sentido que Ele é nosso único mediador, pois somente através Dele que recuperamos para sempre a amizade com Deus.
Os protestantes não entendem que os Santos não intercedem ao Pai diretamente. Os Santos se dirigem a Jesus. E Jesus acolhendo as suas preces, as apresenta ao Pai. Vejamos um exemplo: as pessoas que nos pedem orações.
Vejamos 1Timóteo 2,1-3 (São Paulo pede que nós rezemos pelos homens. Isso é intercessão). A minha fé me impede de rezar somente por mim, devo rezar por mim e por todos.  Quando peço por mim eu faço uma súplica, quando peço pelos outros eu intercedo. Interceder significa pedir por outra pessoa.
Vejamos outra intercessão: Marcos 5, 22-23 (pede pela sua filha). A mesma coisa que os Santos fazem quando no céu intercedem por nós.
Vejamos agora: Mateus 15,21-22 – alguém pede por outra pessoa a Jesus, e Ele aceita as preces, acolhe as súplicas.
Muitos dizem é um absurdo dizer: Santa Maria rogai por nós pecadores. Vejamos se é verdade:Atos 8,24 – (Simão pede que interceda por Jesus por si).
Vamos agora ao texto mais solene, mais eloquente, talvez o mais importante que comprova o valor, a eficácia da intercessão dos Santos: João 2,1-11. É a intercessão mais solene junto a Jesus na Bíblia.
Vejamos Romanos 15,30 (rogai por mim); 1Tessalonicenses 5,25 (pedido de intercessão);Hebreus 13,18.
Quando apresentamos esses textos, um cristão não católico diz que aqui na terra nós podemos interceder, orar uns pelos outros. Mas os santos morreram. E quem morreu acabou-se. Quem morreu não está no céu ainda. Quem morreu não pode pedir por ninguém. Conforme os textos: Eclesiastes 9,5.10. Esses argumentos são falsos. Por quê?
1) Quem morre na graça de Cristo, e que está totalmente purificado, entra imediatamente no Paraíso. Vejamos Lucas 23,42-43;  2) Quem está nos céus pedem por nós. Vejamos Apocalipse 6,9-11. 3) Apocalipse 5,8 –(as orações dos santos); Apocalipse 8,3-4 (as orações dos santos) 4) E em outros tantos textos a Sagrada Escritura nos mostra isso (cf. Is 14,9-10; 1Pd 3,19; Mt17,3; Ap 7,10).
Importante fazer a diferença entre Evocação dos mortos (proibida pela Bíblia Dt 18,9-14; Lv 20,6-27)e Invocação dos Santos.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.