.Devemos ser despojado das coisas materiais


Resultado de imagem para imagem da 32 domingo comum



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 32º Domingo do Tempo Comum e já estamos quase no termino desse ano Litúrgico. No dia 25/11/18 vamos celebrar o enceramento do ano do Laicato e vai ser no dia da Festa do Cristo Rei. Cada liturgia nos ajuda a sermos mais misericordiosos e fraternos com todos.

Esta liturgia nos vai falar do espirito de despojamento de fazer ofertas, pois elas são para o bem e o crescimento do Reino de Deus entre nós na forma de partilha com todos. Vamos deparamos com duas viúvas que deram tudo o que tinham. Sabemos na sociedade antiga a figura da viúva era frágil e carente, mesmo assim não hesitou de dar tudo de si por uma causa, sendo generosa em doar quem precisa.

No Primeiro Livro dos Reis, temos a figura da viúva de Serepta com seu exemplo de despojamento, deu o resto que tinha ao homem de Deus faminto. Nessa época o povo estava numa época de seca e fome, mesmo assim não hesitou em ajudar Elias que estava com muita fome e sede. Ele pediu a ela e ela dispõe um punhado de farinha e azeite e oferece tudo ao Profeta Elias e Deus recompensou esta sua generosidade de dar ao outro o que mais necessita.

Ela teve alimento em todo o período da seca, assim percebemos que Deus não abandona quem dá com alegria. É bom ser generoso. Deus é fiel quem pensa no próximo. (cf. 1 Rs 17,10-16)

Na carta aos Hebreus  temos o exemplo de Cristo, o verdadeira Sumo sacerdote que doa-se inteiramente a humanidade para que ela se salve da corrupção, da morte e do pecado. (cf. He 9,24-28)

Devemos confiar em Deus nas adversidades de nossa vida, pois Deus ampara a viúva e órfão e ainda confunde os maus e os oprime o homem. (Sl 146)

O evangelista Marcos nos mostra outro exemplo de viúva, que na sua pobreza dá tudo que tinha no cofre do Templo. Jesus estava ao lado desse cofre, observa a todos que colocavam a sua oferta nesse cofre. Jesus elogiou a atitude dessa mulher em relação a outros que davam com atitude de arrogância e pode para serem vistos por outros. Jesus viu que ela deu por tinha amor e não pensou em mais nada e deu a sua esmola mesmo pequena, mas estava todo o seu coração. (Mc 12,38-44)

O que importa é amor nos devemos fazer das coisas nesse mundo. Ajudar sem pensar em recompensa e nem elogios. Devemos ser balsamos que regenera quem precisa.

Que esta liturgia nos ajude a sermos mais despojado, ajudar que precisa e dar o nosso tempo a outros que necessitam de nossa ajuda.

Tudo por Jesus nada sem Maria!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.