DEVEMOS SER UM POUCO DE MARTA E DE MARIA

Resultado de imagem para imagem do 16 domingo do tempo comum

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, estamos celebrando hoje o 16º Domingo Comum, e a liturgia de hoje nos fala da importância do acolhimento e da hospitalidade,

Em cada domingo, nós encontramos na família de Deus, que é a Igreja, aqui acolhemos a todos e temos o dever de ter a virtude da hospitalidade, pois nem todos são iguais e há diferença entre as pessoas, e isso faz a riqueza da Igreja. Deus nos dá em Palavra e na Eucaristia.

A liturgia nos apresenta pessoas que acolheram  o senhor nas pessoas que caminham  nessa jornada rumo ao céu. Não estamos sós nessa viagem, precisamos uns dos outros.

No livro do Gênesis temos a figura de Abraão que acolhe três pessoas. Ele estava sentado na frente da sua tenda e estava em prontidão para ajudar algum caminheiro que passa, mas três homens surgiram e Abrão prontamente os acolheu e se pôs a ter uma hospitalidade para com aqueles peregrinos. Deu água e ainda deu a melhor comida a esses viajantes. Mas teve uma maravilhosa surpresa, eles deram a notícia que daqui nove meses voltarão e  o casal que os serviram terá um filho. É a promessa de Deus se realizando. Portanto devemos estar atentos, pois muitas vezes a oração que fazemos é atendida através de mensageiros que vem até nós. A Antiga Tradição da Igreja interpretou esses três homens como ação da trindade em nosso meio. (cf. Gn 18,1-10a)

Na carta aos colossenses, Paulo nos mostra o exemplo de sua vida configurada em Cristo. Ele diz: "É Cristo crucificado que vive em mim. Ele é o ministro de Cristo e tem consciência que deve acolher a todos em nome de Cristo. Nós devemos aprender que a Igreja deve comunicar e viver o amor de Deus em tudo que faz no mundo. Ser a voz da defesa da vida, da ética, do amor, da misericórdia e do perdão. Ser a Igreja de saída que vai ao encontro do irmão que mais precisa de nossa ajuda tanto espiritual como o material. (cf. Cl 1,24-28)

O evangelista Lucas nos adverte para sabermos usar bem o nosso tempo, e esse deve estar dividido no acolhimento e hospitalidade e o outro para as tarefas que temos que fazer. Se estamos na Igreja é para ouvir, meditar e pôr em prática o que comprometemos como missão de ser evangelizadores de Cristo no mundo. Devemos ser porta voz da esperança e de amor a todos que encontramos no caminho da nossa jornada rumo ao céu.

Não se pode desperdiçar as oportunidade de fazer o bem, mesmo diante de tantas tarefas que devemos faze no mundo. Conforme o evangelho de hoje nos chama atenção para isso. Se estamos com Jesus é a melhor parte naquele momento as tarefas podem ser deixadas por um pouco de espaço tempo. A reclamação de marta se diluiu quando Jesus fala Maria escolheu a melhor parte. (Lc 10,38-42)

O mundo carece desse tempo para Deus e muitas vezes ficamos no vazio de nossas atividade que nos deixam muitas vezes cansados e desiludido.

Que esta liturgia nos ajude a ser um pouco de Marta e outra um pouco de Maria.
Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.