Devemos ser humildes como os pobres



Resultado de imagem para imagem da liturgia de hoje

Querido irmãos e irmãs em Cristo pelo Batismo. Hoje começa o mês de setembro, e é para nós um mês especial porque vamos celebrar o mês da BÍBLIA. Estaremos mais próximo com a palavra de Deus. A bíblia é a luz necessária para podemos caminhar nesse mundo rumo a eternidade no céu. Ela é útil porque não deixa as trevas tomar lugar da luz. A luz dissipa as trevas.

A liturgia de hoje nos chama atenção para uma virtude importante que é a humildade. Deus gosta que sejamos humildes e ainda confiar Nele, como o pobre o faz. O pobre só tem Deus como porto seguro no socorro e a Ele pode confiar, pois Ele provê todas as coisas para o bem daquele que o clama com coração sincero.

A sociedade hoje é para ostentação, privilegio e honrarias, mas o senhor nos adverte para que procuremos o último lugar, pois Ele mesmo nos colocará em lugar de destaque. Deus não desampara os humildes e os pobres desse mundo.

A liturgia bíblica nos dará pistas seguras para que não caiamos na tentação de ser os primeiros em tudo.

No livro do Eclesiástico nos exorta para a humildade que é a condição para nós sermos felizes e termos êxito nas nossas atividades. Esse conselho é sábio pois podemos encontrar em Deus a graça que tanto precisamos. O que é ser humilde e pobre diante de Deus? A resposta é ser pequeno e reconhecer em Deus a sua grandeza e ter um confiança Nele que tudo provê, mas para o orgulhoso, Deus dá um recado forte: "Não existe remédio para o mal do orgulhoso, pois uma planta ruim está enraizada nele..."  (Cf. Eclo 3,19-21.30-31)

Na carta ao Hebreus nos mostra como deve ser o perfil do cristão. Para ser cristão de fato devemos cultivar em nós valores e atitudes que o faz ser imagem de Deus já na terra. São eles, o amor, a humildade, a simplicidade dos pobres, a misericórdia com os mais fracos e ainda ser a porta voz de um Deus que ama e socorre aos que o clamam por ajuda. (cf Hb 12,18-19.22-24a)

O evangelista Lucas nos narra como deve ser a comunidade humana e ela deve ter a marca da humildade. Sabemos que o mundo está impregnado de arrogância, de insensibilidade, de ostentação, de desperdício etc. mas o cristão não pode ser assim. Jesus nos fala de um banquete e nos mostra que não devemos sentar nos primeiros lugares, mas sentar no último lugar. Essa atitude vai ajudar a pessoa ser reconhecida pela sua própria disposição de ser humilde que se deve agir e fazer.

Jesus exalta os humildes e os pobres, pois eles confiam em Deus, e espera recompensa só Dele, porque Deus vê o coração do homem e os seus desejos e necessidades no seu íntimos. E ainda nos adverte: "Quem se exalta será humilhado e aquele que se humilhar será exaltado”. (Cf. Lc 14, 1.7-14)

Não devemos esperar privilégios, mas buscar sempre a humildade e a gratuidade, pois quem dá recompensa a nossa atitude humilde e pobre será Deus.

Irmãos e irmãs, que esta liturgia nos ajude a sermos humildes e pobres, confiando em Deus e buscando os valores do Reino que Jesus trouxe a cada um e para isso precisamos aderir plenamente a Ele na escuta da sua Palavra e da participação da Eucaristia com todos que convivem e vivem conosco no mundo.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!

Bacharel em Teologia e Filosofo licenciado pela PUC-MG: Jose B. Schumann

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.