No mundo há Fariseu e Publicano , que lado nós nos encontramos?


 Resultado de imagem para imagem do 30 domingo do tempo comum ano b

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, estamos celebrando o 30 º Domingo do Tempo Comum. No domingo passado nós vimos a necessidade da oração insistente para podermos estarmos mais do lado de Cristo e do povo sofredor. E o que vemos hoje, o povo em materialismo sem freio, em um Mundo robotizado e hipnotizado pelos meios de comunicação e ainda mergulhado nas novas tecnologias, fazendo-o ficar alienado diante de tantas injustiças que matam e aniquilam o nosso povo sofredor e oprimido que não o deixa a ter vida em abundancia. Por causa disso não tem tempo para orar e nem estar com Deus e também com os irmãos na comunidade para trabalhar para um mundo melhor, justo e fraterno..

Agora orar é bom, mas é preciso orar com eficiência que brota do coração e da intimidade com Deus. Deus quer que estejamos com Ele e também na comunidade Igreja, evangelizando e transformando a cultura de morte para a cultura de vida que gera uma comunidade de fé, de esperança e de amor a onde todos tem vez e voz no banquete da vida.

Qual é o caminho seguro para que possamos orar bem.? A resposta é simples e está na liturgia que ouvimos na santa liturgia da Palavra.

No livro do Eclesiástico nos apresenta que Deus escuta a oração dos humildes, pois elas não ficam na superfície da terra mas ultrapassa as nuvens. Se a oração for sincera, ela é aceita por Deus. Como que isso acontece? A resposta é simples, deve ser de origem pobre, humilde e justa. Deus não atende o orgulhoso. Deus não abandona o oprimido pelo sistema político, socioeconômico e religioso que massacra a pessoa que passa necessidade de pão material e espiritual. (cf. Eclo 35,15a-17.20-22a)

Na  segunda carta de Paulo nos deparamos com Paulo preso e ainda está condenado a morte por ser apostolo missionário de Cristo.  Mesmos assim ele fala" Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé...":. é um desabafo que nos alimenta a nossa fé nas horas de sofrimento, perseguição e injustiça por causa da missão que devemos fazer. Mesmo diante das contradições e do poder que oprime, não podemos perdera fé e nem abandonar a verdadeira Igreja de Cristo. (cf. 1Tm 4,6-8.16-18)

O evangelista Lucas nos mostra Jesus dando exemplo de duas orações: de Um lado fariseu que se acha melhor que todos devido a sua posição privilegiada no templo e no mudo e do outro lado o pecador que não tem nada e reconhece que  é pecador. Vemos que a oração dos dois tem uma diferença grande porque uma é orgulhosa e cheio auto confiança e quanto que a outra é de uma simplicidade humilhante, e Deus fica do lado do pobre, humilde que fica confiante no amor e na misericórdia de Deus. (cf. Lc 18,9-14) A oração que devemos fazer não pode ser egoísta e nem desprezar a condição de ninguém, mas ser uma oração que nos inclui com todos na comunidade de fé e do mundo. Somos uma Igreja de pão que reparte e se multiplica na comunidade de fé e no mundo.

Hoje assistimos uma multidão de pessoas sem emprego, passando fome e gritando por ajuda e socorro. Mas muitos ficam surdos e insensíveis diante dessa calamidade que assola o nosso pais e dos outros também. Infelizmente não vemos algumas instituições religiosas, políticas sociais econômicas fazendo alguma coisa para sanar essa grave crise de fome e carência do nosso povo. Devemos ser a Igreja de saída em busca de solução para esses milhões que estendem as mãos para os socorrer. Uma pergunta fica e que se precisa de resposta nossa: no mundo há Fariseu e Publicano, que lado nós nos encontramos?

Que esta liturgia nos ajude a sermos mais solidários e que multipliquem em nossa comunidade e no mundo iniciativas  para sanearmos e ainda sermos balsamos que ajudam e regeneram o homem que passa fome, e que está nos mostrando que temos que fazer muitas coisas entre nós. Amém.

Tudo por Jesus nada sem Maria !!!

Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.