Maria, por desígnio de Deus é a imaculada

Resultado de imagem para imagens do segundo domingo do advento 2019


Queridos irmãos e irmas, nesse segundo domingo do advento, temos  a alegria de celebrar Maria, a imaculada conceição e nela vamos acolher Jesus  que vem ate nós. Ela é a nova Eva que transforma a criação decaída para que possamos ter Jesus, o novo homem.

No livro do Gênesis, encontramos a figura de Eva, a primeira mulher que por orgulho, por vaidade e por desobediência as ordens de Deus, deixou-se ser seduzida pela malicia da serpente que a fez cair no pecado da morte e da não comunhão com Deus. A harmonia do paraíso foi quebrada por essa desobediência e perdeu-se a liberdade de estar sempre com Deus. Esse fato se chamou de pecado original. Sabemos que o mal não foi criado por Deus, mas é ausência do Bem devido ao nosso distanciamento de Deus e da sua verdade.

Algumas narrativas desse episodio nos faz reconhecer a nossa natureza humana como o reconhecimento da nudez, da vergonha e de esconder de Deus por já não reconhecer Deus como amigo e alguém que estava presente sempre no jardim do Édem com eles. O pecado nos divide e é por isso que nós travamos uma luta contra om mal sempre. Agora a figura da mulher que esmaga a serpente é a nova Eva, que em nosso caso é Maria, ela pela obediência a Deus torna-se mãe do filho de Deus. Ele é a mulher por excelência. (cf. Gn 3, 9-15)

Na Carta aos Efésios encontramos esse hino que invoca e canta a grandeza de Deus pelas maravilhas que Ele fez por nós e no mundo também. É a mão de Deus é a favor do homem sempre. Deus é fiel e propôs  a nós um projeto lindo de resgate e salvação ao homem decaído pelo pecado. Essa certeza que Deus está sempre conosco caminhemos assim para celebrar o Natal do Senhor.(cf. Ef 1,3-6;11-12)

O evangelista Lucas nos mostra a saudação do anjo a Maria. Aqui temos a narrativa quem é Jesus, o filho de Maria. Ele é o menino que vem para nos mostrar a grandeza de estamos em comunhão com Deus sempre. Deus vem até nós com sinais que revelam como é o Senhor entre nós. O Messias, é o menino pobre entre todos os pobres, em lugar desconhecido e sem valor, que é a cidade de Belém. Jesus nasce de uma mulher virgem, pois vem nos mostrar que o seu filho é sem mancha do pecado. Com esse gesto de Maria de estar atenta a vontade Deus nos faz um alerta para que estejamos com os olhos e os ouvidos atentos o que Deus quer de nós.

O que foi predito pelos profetas, agora se concretiza em Maria. E seu filho tem uma missão indicada pela mudança de nome. A sua realeza é para sempre. Ela é o novo tabernáculo que recebe em seu ventre o menino Deus que é acolhido pela   disposição de Maria de aceitar a ser a mãe do Filho de Deus. Aqui a obediência traz a vida. Ela soube ouvir os desígnios de Deus e isso nos remete a nós que devemos acolher a vontade de Deus em nossa vida e se dispor a trilhar o caminho que Jesus traçou com sua vida  e com suas mensagens nesse mundo. Somos chamados a sermos um presépio vivo em nossa vida para que Jesus seja o nosso hóspede que vem para transformar a nossa vida. A vida deve desabrochar com uma nova matiz de beleza e de cor. Deus tem um projeto de vida para todos. (cf. Lc 1,26-38)

Assim somos convidados a sermos uma Igreja de saída, resgatando-nos e mudando a vida de todos que estão marginalizados nesse mundo. Natal é o momento de resgate do valor da vida e fazer de cada um de nós porta voz da vida com dignidade para todos. Devemos ser agentes transformadores dessa sociedade materialista e desigual para uma sociedade de solidários, de humanos e fraternos para que vida seja de abundancia sempre para todos. O mundo torna-se melhor se fizermos o bem que Deus quer que cada um faça.

Que esta liturgia nos faz  sermos novos e reformados numa casa bela onde o  convidado principal é Cristo e Ele dá o brilho nas luzes, nos enfeites, nas nossas mesas a onde todos são convidados a partilhar a vida, a justiça, o bem, o perdão, o amor e a misericórdia. Que essas verdades sejam traduzidos nos nossos gestos que transformam as realidades de morte para a realidade de vida.

Que essa espera do Natal do Senhor seja momento de esperança de dias melhores para todos.

Tudo por Jesus, nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.