Vamos nos alegrar , aproxima o Natal do Senhor

Resultado de imagem para imagem do terceiro domingo do advento

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 3 º Domingo do Advento, este é uma domingo da alegria , pois estamos sempre com Jesus, ouvindo sua palavra, recebendo-o na Eucaristia e ainda estamos na Igreja junto com todos os irmãos. Como diz o Papa Francisco na Exortação Apostólica : Evangelii Gaudium 3. Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de O procurar dia a dia sem cessar. Não há motivo para alguém poder pensar que este convite não lhe diz respeito, já que «da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído»1

Assim meus irmãos e irmãs, somos felizes e alegria nos enche  o nosso coração, pois Cristo é a nossa razão de viver.

Hoje a liturgia bíblica nos fala dessa alegria que jamais cessará em nós e no mundo. Nós o esperamos com esperança e fé na vida do Senhor, pois Ele tira o pecado entre nós e nos deixa livre para estar com Ele no mundo e com todos os irmãos e irmãs. Somos felizes porque somos convidados a estar com Ele sempre e ainda nos faz construir o Reino dele entre nós e que vai ter culminância no céu.

O profeta Isaias nos ajuda a despertar e fortalecer a Fé do exilados do antigo testamento. O contexto do povo de Deus se encontrava  numa situação ruim . aqui Jerusalém e o seu Templo estavam destruídos e todo povo exilado e deportado na Babilônia. Embora essa condição ruim, o profeta anima o povo numa alegria da esperança, Essa vem de um tempo messiânico. As palavras são confortadoras, pois a onde é deserto vai flori, a tristeza vai vir a alegria que nos contagia. Os cegos vão enxergar, os coxos vão andar e os mudos vão falar. 

Tudo isso são sinais da presença de um tempo novo, assim não existira doença e nem chora, porque Deus vem até nós para restaurar o que estão mal e a justiça de Deus imperará para sempre entre nós. (cf Is 35,1-6a.10)

A Carta de Tiago nos faz um exortação para termos paciência pois Deus é que vai restaura tudo em seu tempo. São motivos para alegrar-se, pois é Senhor que vem até nós e a sua vinda é a certeza que Deus nunca nos abandona.. (cf. Tg 5,7-10)

O evangelista São Mateus nos indica que Jesus  traz um novo mundo que foi predito pelo Profeta Isaias. Existe a pergunta de João Batista aos seu discípulos para que vão a Jesus para saber se Ele é o Messias esperado. Sabemos João Batista estava preso por Herodes que sentia ofendido por ele. O João Batista acha que ia vir um um rei severo que ia castigar a todos. Como as obras de Jesus que ele ouvia era bem diferente do que ele imaginava. Por isso os seus discípulos foi enviado Jesus para indagar sobre a sua missão messiânica. Então Jesus responde a eles para levar a João Batista os sinais que já demonstram a libertação do homem do pecado.   "Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo:     cegos estão vendo... paralíticos estão andando... leprosos estão limpos... surdos ouvem ... mortos ressuscitam... pobres são evangelizados..."    E acrescenta:  "Feliz quem não se escandalizar de mim..."

Essas afirmações nos dão a certeza que Jesus é o Messias esperado pelos antigos e agora estamos com Jesus na sua Palavra e na Eucaristia. Jesus dá testemunho de João Batista, dizendo que ele é o maior profeta entre nós. Ele não é poderoso e nem vive de luxo. Viveu despojado e na missão de preceder o anuncio da vinda do Senhor; (cf. Mt 11,2-11)

Queridos irmãos e irmãs, a liberdade que buscamos, a justiça que desejamos se encontram na esperança, na fé e no amor, que o mundo revista do mante de misericórdia e do perdão. Que as muralhas do ódio seja derrubadas e sejam aplainadas na partilha, na solidariedade e que as cores novas de felicidade no mundo novo sejam propagadas em todos os cantos da terra.

Que esta alegria de hoje seja permanente em nossa vida e na vida de comunidade de transformado em Cristo em criaturas novas, Amém!!!

Tudo por Jesus Nada sem Maria !!!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.