Queridos irmãos e irmãs, hoje estamos em uma pandemia que está dizimando muita gente. A questão que vem em nosso pensamento viver ou morrer, eis a questão. Em sã consciência devemos preservar a vida, Deus não quer a morte daqueles que estão com Ele. Podemos morrer fisicamente mas a morte não é a última palavra, pois a vida é importante e é por isso devemos preservá-la.
A natureza humana e na existência humana estão sujeitas a uma lei natural que é a morte, mas que não pode ser interrompida precocemente por más gestões na economia, na politica, na saúde, ou na assistência medica tanto privada como pública. Por isso os governantes devem fazer iniciativas para preservação da vida e que o mal da doença não seja a principal voz no mundo.
Não se pode ter o reduzimos na ideia ou expressão vamos morrer um dia o que fazer. Se olharmos a história da salvação Deus sempre é a favor da vida e faz intervenções. Não aceita a morte de Abel por Caim e vai até ele e diz o sangue dele clama a mim por justiça. O caso do Isaac que ia ser sacrificado para ser testado a obediência de Abraão, mas na hora h do sacrifício Deus intervém e mostra um cordeiro para o sacrifício. Deus salva Daniel que foi jogado na cova de leões por ordem de um tirano, mas Deus vem em seu socorro. A mulher que foi pega por adultério e a lei mandava apedrejar até a morte, mas as pessoas a levaram até Jesus para ver se Ele é de acordo com esse veredito, então Jesus expressa quem não tiver nenhum pecado atire a primeira pedra, a assim se foram retirando todos e restou só a mulher, Jesus olhando e fala a onde estão os que lhe acusavam, ela responde ninguém, logo Jesus fala eu também não te condeno, vá não peques mais. Há muitos outros exemplos que Deus é a favor da vida.
Se olharmos a nossa realidade, vemos crianças morrendo, pessoas que morrem por fome e doença sem nenhuma assistência e fazemos a pergunta onde está Deus nessa situação. Deus não quer a morte e nem sofrimento, o que presenciamos é a injustiça do mudo, a corrupção, a maldade das pessoas, desgovernos, ganancias dos poderosos e tudo isso ou mais vem do mal procedimento do homem.
Quem está com Deus tem o alento na palavra que diz: “de todos os lados somos pressionados, mas não desanimados, ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.” ( 2º Coríntios 4:8-9)
Deus nos dá o livre arbítrio, é a escolha que devemos fazer pela Liberdade que temos, por isso Deus é bom, pois ele não quer pessoas escravas do seu poder mas obedientes por saber que Ele é Pai e nós somos filhos.
“Todos nós tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho.” (Isaías 53:6). Se observarmos esse versículo, vamos entender um pouco melhor das coisas ruins que acontece em nossa vida e no mundo. As doenças, as pandemias, as violências, as crianças que morrem cedo por falta de ajuda e amparo tem muitas vezes consequências dos nossos atos egoístas e sem reflexão longe de Deus.
O que mais atrapalha o mundo é a insensibilidade e a falta de solidariedade e compaixão. O exemplo do homem que foi roubado no caminho, foi machucado e deixado quase morto, passa homens considerados bons sacerdote e levita, mas o que ajuda e tem compaixão do homem caído é o bom samaritano que sabe o que é ser desprezado por outros, para socorrer e ainda dá providencia de socorro para que haja cura e recuperação do homem na hospedaria e se responsabiliza pelos gastos extras. Esse exemplo deve ser o gesto de quem segue Jesus hoje. atualmente falta muito disso, mas há muitos bons samaritanos nos hospitais, na sociedade e nas famílias que vem em socorro das pessoas que mais precisam
Para termos vida plena, alguém deu a vida por nós. Não tendo pecado e nem crime, foi martirizado, caluniado e sacrificado na cruz, assim fala a palavra: “conhecemos o amor nisto, que ele deu a sua vida por nós.” (1 João 3:16 ) Isso é a prova de amor extremo e como esse amor da vida eterna a todos. Só teremos vida em Cristo: “Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está no seu filho. Quem tem o filho tem a vida, quem não tem o filho de Deus, não tem a vida.” (1 João 5:12)
Nós assustamos com essas mortes que ocorrem ao nosso lado e também um dia vamos morrer e essa é a certeza para todos. Mas há um desejo no nosso coração que nenhum sistema ateu, capitalista, socialista etc. nos vão tirar que é: “pôs no coração do homem o anseio pela eternidade.” (Eclesiastes 3:11), Jesus nos dá a certeza: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá (João 11:25,26)
Assim podemos dizer somos passageiros no mundo, caminhamos para eternidade, um dia vamos embora, mas a esperança não decepciona porque o amor é a vida que pulsa em cada pessoa até a eternidade, e ficamos com essa frase de um santo: Lembra-te que quando abandonares esta terra, não poderás levar contigo nada do que tens recebido, somente o que tens dado: um coração enriquecido pelo serviço honesto, o amor, o sacrifício e o valor”. (São Francisco de Assis)
Tudo por Jesus nada sem Maria!!!
Bacharel Teologia Jose B. Schumann Cunha
Postar um comentário
Postar um comentário