Tu és Pedro, e sobre essa pedra edificarei minha Igreja

 Cristo  é a cabeça da Igreja e nós os membros dela

Queridos irmãos e irmãs, hoje estamos participando da liturgia dominical e ela nos propõe dois assuntos que são importantes na nossa identidade cristã quem é Cristo e a sua Igreja. Muitas vezes os membros, que somos nós, dilaceramos o corpo da Igreja a onde Cristo é a sua  cabeça. Há alguns que desfiguram a imagem genuína da Igreja Cristo por desvios de condutas ou mundanismo que afastam da verdadeira missão da Igreja no mundo.

 No livro do profeta Isaias nos deparamos com ministro da casa real que tomava posse da chave do Palácio Real, a logica é que essa pessoa é de confiança e de responsabilidade. Essa era a figura de Eleaquim. Nós podemos relacionar essa figura a de Pedro que foi escolhido para ter a chave da Igreja como o lugar depositário da doutrina e da verdade de Jesus na missão no mundo. Pedro terá a missão de governar a Igreja de Cristo (cf. Is 22,19-23).

Na carta de Paulo aos romanos nos faz compreender melhor a riqueza, a sabedoria de Deus e a ciências das coisas de Deus no seu projeto de salvação da humanidade. O homem é o projeto principal da salvação que Deus nos deu através de Cristo no mundo. (cf. Rm 11,33-36)

 O evangelho de Mateus nos mostra Jesus entregando as chaves da Igreja Pedro. Após Pedro fazer uma profissão de fé; Cristo é o Messias o filho de Deus. Essa verdade que dá a razão da Igreja de Cristo nesse mundo.

 A igreja é uma comunidade viva que se organiza no comando de Pedro, o primeiro Papa. Ao lermos essa passagem podemos dividir em duas partes, sendo a primeira c Cristológica   que nos mostra quem é Jesus verdadeiramente e a outra eclesiológica que nos indica como é e deve ser  a Igreja. Jesus quer que os seus seguidores conheçam quem é Jesus para cada um, não basta de achismo, mas de saber quem é Jesus e crer na sua pessoa e na sua mensagem de salvação. Jesus não é um politico, e nem um homem extraordinário que surge de vez em quando, mas  Ele é o próprio Filho de Deus, o Messias Salvador prometido por Deus desde o  tempos mais antigo.

Para entender melhor o que diz o evangelho de hoje, essa Leitura tirada do contexto do livro do Profeta Isaias que nos ajuda muito na compreensão da importância de Pedro, o primeiro Papa da Igreja de Cristo no mundo. Como Pedro tinha consciência quem é Jesus, então Jesus responde a sua confissão bonita dele que mostra quem é verdadeiramente o Cristo e por isso recebe a chave e o fundamento da pedra da fé como parte importante da Igreja que tem Cristo como a sua cabeça e nós os seus membros com a direção de Pedro e hoje com seus sucessores. (cf. Mt 16,13-20)

Precisamos entender que Jesus não um líder que o mundo conhece e nem um famoso que as mídias constrói, ma Ele é  a imagem viva de um Deus que nos ama e que  nos permite ter novamente uma aliança que traz vida em abundância para todos. A onde está a Igreja, também  está Cristo. A mesa da Palavra e da Eucaristia nos convidam a unidade que é expressão da fidelidade de  nós a Cristo e a sua Igreja.

 Que esta liturgia nos ajude a se comprometer com a Igreja e que sejamos membro servidores a onde Jesus é a o motivo de termos vida sempre com justiça, paz, amor e perdão.

 Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

 Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.