O santo é ação de Deus naquele que crê




 

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 31º Domingo do Tempo Comum, a Festa de todos os Santos. O objetivo é festejar e reconhecer a santidade das pessoas que já foram canonizadas ou não. A santidade deve ser um ideal de todos e isso é desejado por Deus a todos nós. A Igreja se torna bela e brilhante com os santos que viveram o projeto de Deus em suas vidas.

A liturgia bíblica desse domingo no insere nesse desejo de Deus que quer que todos que cream e vivem o projeto Dele sejam santos.

No livro do Apocalipse de São João vemos a vitória do Cordeiro, que com a sua morte e Ressurreição,  abriu um caminho para vida eterna para todos que aderem em uma vida plena na conformidade do Evangelho de Jesus: que é viver o amor de Deus em si e nos outros, construindo pontes do bem.

A visão de muitos santos é a verdade que não se discute mais, pois é o triunfo de todos que são de Cristo e fazem a vontade de Deus no mundo diante de uma vida de renúncia ao mal e vivendo a sua verdade, não temendo nem o martírio se houver. A alegria dos santos é estar com Deus, mas vivendo aqui fazendo da sua vida uma obra perfeita de santidade.(cf. Ap 7, 2-4.9-14)

Na primeira carta de São João nos fala que a vida de Deus está em nós nessa vida presente. Isso é bom lembrar quando recebemos a Batismo temos a o selo de Deus em nós e toda condição de sermos santos. Temos os sacramentos que nos ajudar a fazer a corrente de santidade que devemos percorrer nessa vida  mesmo diante dos obstáculos, dificuldades, martírios e sofrimentos que vier sobre nós nesse miundo. (cf. 1Jo 5,1-3)

O evangelista São Mateus nos mostra o roteiro que destaca quem está seguindo o caminho da santidade em Deus. O sermão das bem-aventuranças nos mostra como deve ser o agir dos convertidos a Deus. São eles: ser manso, ser humilde, ser pacifico, ser misericordioso, ser justo, ser alegre, ser sensível ao sofrimento dos pobres, dos doente, dos presos, ter um coração puro para não entrar nenhuma maldade ou ódio e ainda se sofrer perseguição por causa de Deus será a constarão que o Reino de Deus é a melhor opção que fazemos. Sejamos cristãos alegres diante de tudo que possamos viver e ser bons e autênticos para que alguém nos vendo sentem vontade de seguir Jesus rumo ao céu para sempre. (Mt 5,1-12a) :

A Igreja se faz presente no mundo denominada Igreja militante, a Igreja que está no purgativo denominada de Igreja padecente e finamente a Igreja triunfante é a Igreja que está no céu com todos os santos e anjos de Deus.

Queridos irmãos e irmãs, ao celebrar essa Festa de todos os Santos é celebrar que vale pena percorrer o caminho da santidade, que é para todos, para que a vida seja repleta de bondade de Deus entre nós e na eternidade para sempre. Amém

Que esta liturgia nos ajude a sermos mais santos e que possamos ser pessoas que ajudam o mundo a ser melhor, construindo a cultura da vida e do amor entre nós.

 Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

 Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.