A santidade é um caminho




 

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando na liturgia deste domingo a Festa de todos os Santos. Este domingo é o 33º Domingo do Tempo Comum, o penúltimo deste ano.

 

Acreditamos e professamos no credo da Igreja a comunhão de todos os Santos. A igreja proclama a santidade de algumas pessoas com as virtudes heroicas e aclamadas pelo povo de Deus, mas há muitos que já estão na eternidade, são santos desconhecidos por todos e na Igreja, mas são santos anônimos. Hoje podemos contemplar e agradecer a Deus por estas muitas pessoas que passaram nesta vida fazendo o bem.

 

A liturgia bíblica nos fala disso e ela nos confirma esse fato. Quem segue a Deus está no caminho da santidade.

 

No livro do Apocalipse nos fala desta realidade e são muitos, porque Deus nos agracia de bênçãos e bondade para irradiarmos o bálsamo da santidade em todos os lugares. Deus é glorificado nos seus santos. Encontramos o número de 144.000 que é simbólico que significa todo o povo de Israel e mais uma grande multidão de pessoas e lugares e línguas diferentes. Todos são chamados a percorrer o caminho da santidade e através da vivência dos valores evangélicos que chegamos a ser santos em Deus.  (cf. Ap 7,2-4.9-14)

 

Na Primeira carta de São João e lá é afirmado de maneira categórica que somos filhos de Deus. Se somos filhos de Deus então temos ingredientes necessários de chegar à santidade de vida. O amor de Deus nos transforma e nos ajuda a viver um vida em comunhão com Deus, vivendo na graça de Deus sempre.  (cf. 1 Jo 3,1-3)

 

O evangelista São Mateus nos mostra como chegar a santidade e quem nos fala disso e nos exorta é Jesus Cristo. No discurso das Bem-aventuranças que é nada mais o roteiro e guia para chegar a santidade. Devemos ser pacíficos, misericordiosos, ser puros, ser tolerante e paciente, ser pessoa de comunhão e viver plenamente em Deus.

 

Santos são todos aqueles que em vida seguiram a Deus e agiram bem sem mistura com o mal do mundo. Todos eles, Deus permitiu ser instrumento da sua ação neles. Muitos milagres e graças vieram até através dos Santos, mas quem comandou foi o próprio Deus. Deus age nos santos. Nós sabemos que a Igreja tem a cabeça Cristo e nós os seus membros e cada uma agem conforme o comando de Da Cabeça que é Cristo.

 

Um exemplo para entender bem. Por exemplo, meu pé machucou, qual dos membros que vou cuidar para curá-lo, neste caso respondemos que ser as mãos, mas quem comandou essa ação? A resposta é simples e inquestionável, é o nosso cérebro. Portanto se pedimos aos santos, ou alguém para nos ajudar na interseção de uma graça ou um milagre, podemos ficar tranquilos que vai comandar Deus em Cristo isto. Isso é maravilhoso pois somo membros da Igreja de Cristo e ela irradia bênçãos e graças para o louvor e glória de Deus. (cf. Mt 5,1-12)

 

Que esta liturgia nos ajude a estar em comunhão com todos santos em Cristo até chegar ao Reino definitivo de Deus. E que possamos viver bem a bem-aventurança, pois Deus nos chama ser santos como Deus é Santo. Amém

 

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

 

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.